domingo, 6 de fevereiro de 2011

Restauração do Puma de Campêlo (01) - Prólogo

    
Puma Tubarão 1973

O Pit Stop Bahia completou oito meses no final de janeiro. Parece que foi ontem o "momento da largada" - maio de 2010!

Largada do Km de Arranque - Praias do Flamengo

Está certo que destes,  cinco meses foram de "bloqueio", mas isso não é importante! São "oito" meses de imersão em confessas paixões  - auto / antigomobilismo e suas variações, vídeos, fotografias, modelismo, etc.

Mas, o principal é que foram agradáveis meses de interação com pessoas que compartilham essas preferências. 

Tem sido uma experiência muito gratificante, valeu!

Cada dia aprendo um pouco mais sobre essa interessante ferramenta, e um recurso que me chamou especialmente a atenção foi a estatística, que apresenta gráficos e informações sobre as páginas acessadas.

Depois comentarei mais sobre os dados revelados, mas, por enquanto vamos nos concentrar na opção Visão Geral / Postagens / Tudo, que apresenta as cinco postagens mais visualizadas, de maio até o fim de janeiro.

Estatística total - 29 de janeiro de 2011

Notem que vem em primeiro lugar - disparado como o original - a postagem "Rastro de Onça" que aborda a localização e resgate da mitológica "fera" da arrancada, o Puma nº 7 de Campêlo.

Aliás, ela apresenta mais acessos do que os outros quatro somados.

O Puma 1973 - invicto nas pistas de arrancada - também foi assunto de outras postagens bem acessadas, incluindo a classificada em quinto lugar - "Carros que marcaram". Para completar, é recordista de comentários.


Por esse motivo, somado ao fato de ser sempre consultado sobre o andamento da restauração, acho que fiquei devendo um acompanhamento regular do processo.

Nisso baseia-se essa nova série!

Refazendo os primeiros passos, vamos lembrar a localização e o resgate.

Após aposentar-se, o Puma foi guardado - por aproximadamente vinte anos - numa garagem perto do aeroporto. Qualquer consulta sobre uma possível comercialização era recebida como "ofensa grave"! Rs,rs. A surpreendente motorização foi cuidadosamente desmontada e guardada num guarda-roupa do apartamento do piloto.


Uma conversa com Campêlo - ênfase na argumentação sobre o resgate do antigomobilismo esportivo - e o Puma "arrancou" em outra direção: a desejável restauração e a participação em futuras exposições!

Foi aí que recebi uma instigante proposta: cuidar da carroceria enquanto Campêlo providenciava a remontagem mecânica.

Meu trabalho seria facilitado pelo incrível estado de conservação - só algumas marcas do tempo e naturais "cicatrizes" de um bólido de competição - e pelo fato dele guardar cuidadosamente todos os componentes que foram retirados durante o processo de "emagrecimento" e preparação. Para você terem uma idéia, acredito que seria facílimo remontá-lo completo e original, podendo até pleitear uma placa preta.

Claro que a opção recaiu sobre o formato de competição, mas os componentes "extras" continuam guardados e considerados invendáveis.

Mas isso é outra história!

      

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