quinta-feira, 9 de junho de 2016

Revisitando 2010 (02)

Carros que marcaram - Puma de Campêlo

"Tubarão" 07
(Original PSB - 02/06/2010)

Todos já tiveram a oportunidade de testemunhar situações realmente impressionantes. Aconteceu comigo!

Não tenho muitos detalhes, talvez vocês possam ajudar com mais dados, mas a essência é inesquecível.

Como todo fã de automobilismo do início da década de 80 (algo entre 82 e 84), fui assistir uma edição do Km de Arranque que aconteceu na reta do Pitubão.

A largada era quase em frente ao Shopping Itaigara e a chegada ... não faço a menor idéia. O percurso era tão longo que tínhamos de escolher um ponto ou outro para se posicionar.

Logo nos "boxes", notei um carro que se destacava dos demais na apresentação. Entendam, todos os carros eram muito legais, mas estávamos engatinhando no assunto e ainda havia uma certa atmosfera de improvisação.

O carro chegou puxado numa carreta, devidamente coberto, com pneus lisos - slik (sem ranhuras) -  aparecendo de relance quando batia o vento.


Ao ser descoberto, uma visão do profissionalismo que regia aquela equipe: um puma branco, modelo tubarão, exclusivo para competições, todo aliviado - até os faróis foram substituidos por uma bolha de fibra, isso para não falar no acrílico no lugar dos vidros - banco concha, cinto de quatro pontos, abertura para um possível radiador de óleo no lugar da placa dianteira (repasso minhas impressões daquele momento).

Na porta o número sete e no comando um piloto com macacão, sapatilhas de corrida e um capacete invocado - que mais tarde soube ter sido pintado por Sid Mosca (responsável pelos capacetes de Emerson, Senna e quase todos os grandes pilotos do Brasil ) .


Além do visual, o ronco do motor impressionava, prometendo algo diferente.

Resumindo - em outra postagem darei informações oficiais sobre esse Puma - parece-me (eu estava relativamente longe) que não queriam correr contra o tubarão, e a questão foi resolvida quando o piloto cedeu dois postes de vantagem na largada.

Alinhou - ou será desalinhou - com um passat turbo e ficamos na expectativa da bandeirada.

O que aconteceu em seguida é um daqueles momentos incríveis que mencionei: numa fração infinitesimal, quando o Passat estava iniciando o movimento, o puma já tinha pulado ao seu lado  - lembrem-se que eram dois postes de diferença - e na fração seguinte sumiu na frente com aquele ronco meio alucinado.

Eu olhei para os lados e só via queixos caídos (rsrsrs)

Enfim, era o famoso Puma de Campêlo, um mito em seu próprio tempo.


As fotos, cedidas por Campêlo, não são do Pitubão

Um comentário:

  1. Grande Campeão! Lembro bem que Junior do passar 75 azul era um de seus maiores rivais. Bons tempos. ..

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