segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carros de cinema (04) - General Lee

      
Inesquecível!

O mais conhecido e reverenciado dos carros atores, o Dodge Charger 1969 da série de TV "Os Gatões" - tradução infame - é realmente uma unanimidade.


Verdadeiro NASCAR disfarçado de general sulista, o  protagonista da série "Dukes of Hazzard" portava o número 01 nas portas soldadas e bandeira confederada pintada no teto.


Os motores HEMI garantiam a cavalaria, e os primos Duke os saltos inacreditáveis. Na versão para o cinema, os saltos passaram a ser catapultados por cabos de aço e ar comprimido, impossibilitando o trabalho de dublês que não resistiriam ao impacto da aterrissagem.


Os Dodges passaram a voar sozinhos e sincronizados, pousando a poucos metros dos transeuntes e incautos, inevitavelmente capotando ou batendo de frente.

Haja demolição.

Isso mesmo,  nem tudo eram flores - como as primas Daisy - e fora da ficção, cada mergulho era um flash!


Cada salto  perda total, com chassis retorcidos, motores e peças espalhadas para todo lado. Cerca de 309 Dodges foram simplesmente destruídos nos 147 capítulos da série, fora os 11 montados para o remake do cinema.


Média de 2 por episódio.


A Warner (produtora) tinha contatos espalhados por todos os Estados Unidos, procurando os Charger 1969 para o filme. Sempre que encontravam algum, deixavam o tradicional bilhetinho no pára-brisas perguntando ao proprietário se este tinha interesse em vender o carro. A maioria deles terminou seus dias retorcido num ferro velho, danificados após as inesquecíveis cenas de saltos que o "General Lee" protagonizava. Alguns 1968 foram utilizados, após maquiagem.



A buzina do General Lee executava as 11 primeiras notas de "Dixie", o hino dos confederados. A buzina não existia no plano original da série, mas, um dos Charger adquiridos veio equipado com ela, e a Warner considerou que tal acessório se encaixava perfeitamente no perfil do filme.


Por falar do remake, a fuga de Atlanta pode ser considerada uma das melhores sequências de perseguição policial de todos os tempos.


No final da série a WB tinha ainda em estoque 19 General Lee, dos quais 17 foram vendidos e 2 guardados.
Os números divergem, culpa do controle Warner, mas  o levantamento é de mecânicos e dublês do estúdio.


Editaram até um manual de como montar um General Lee - que por sua vez virou peça de coleção - em incontáveis e criativas versões.





Mas o original a gente nunca esquece!

Fonte: Warner


5 comentários:

  1. muito bacana Carlos... agora falta uma matéria com o lendário KITT, A Super-Máquina...

    abração
    Marcos Bola

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mais destruir todas estas máquinas é sacanagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO PLENAMENTE EM GENERO, NUMERO E GRAU. QUE PECADO...

      Excluir
  3. o General Lee é como o Grêmio:imortal

    ResponderExcluir
  4. da ate do de tanto carros destruidos pq num deram um pra mim

    ResponderExcluir