quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carros que marcaram - Puma de Campêlo

"Tubarão" 07

Todos já tiveram a oportunidade de testemunhar situações realmente impressionantes. Aconteceu comigo!

Não tenho muitos detalhes, talvez vocês possam ajudar com mais dados, mas a essência é inesquecível.

Como todo fã de automobilismo do início da década de 80 (algo entre 82 e 84), fui assistir uma edição do Km de Arranque que aconteceu na reta do Pitubão.

A largada era quase em frente ao Shopping Itaigara e a chegada ... não faço a menor idéia. O percurso era tão longo que tínhamos de escolher um ponto ou outro para se posicionar.

Logo nos "boxes", notei um carro que se destacava dos demais na apresentação. Entendam, todos os carros eram muito legais, mas estávamos engatinhando no assunto e ainda havia uma certa atmosfera de improvisação.

O carro chegou puxado numa carreta, devidamente coberto, com pneus lisos - slik (sem ranhuras) -  aparecendo de relance quando batia o vento.


Ao ser descoberto, uma visão do profissionalismo que regia aquela equipe: um puma branco, modelo tubarão, exclusivo para competições, todo aliviado - até os faróis foram substituidos por uma bolha de fibra, isso para não falar no acrílico no lugar dos vidros - banco concha, cinto de quatro pontos, abertura para um possível radiador de óleo no lugar da placa dianteira (repasso minhas impressões daquele momento).

Na porta o número sete e no comando um piloto com macacão, sapatilhas de corrida e um capacete invocado - que mais tarde soube ter sido pintado por Sid Mosca (responsável pelos capacetes de Emerson, Senna e quase todos os grandes pilotos do Brasil ) .


Além do visual, o ronco do motor impressionava, prometendo algo diferente.

Resumindo - em outra postagem darei informações oficiais sobre esse Puma - parece-me (eu estava relativamente longe) que não queriam correr contra o tubarão, e a questão foi resolvida quando o piloto cedeu dois postes de vantagem na largada.

Alinhou - ou será desalinhou - com um passat turbo e ficamos na expectativa da bandeirada.

O que aconteceu em seguida é um daqueles momentos incríveis que mencionei: numa fração infinitesimal, quando o Passat estava iniciando o movimento, o puma já tinha pulado ao seu lado  - lembrem-se que eram dois postes de diferença - e na fração seguinte sumiu na frente com aquele ronco meio alucinado.

Eu olhei para os lados e só via queixos caídos (rsrsrs)

Enfim, era o famoso Puma de Campêlo, um mito em seu próprio tempo.


As fotos, cedidas por Campêlo, não são do Pitubão
   
     

12 comentários:

  1. ÊÊÊÊTA TEMPO BOM!!!!!! MEU AMIGO CAMPELINHO!!! ERA O ÚNICO QUE DAVA O TOM DE PROFICIONALISMO NOS KM DE ARRANQUE. VIVÍ ESSA ÉPOCA INTENSAMENTE. ESSA FOTO FOI TIRADA NA PRAIA DO FLAMENGO. FORA DAS PISTAS O DOJÃO VERMELHO SANGUE REBAIXADO ERA REFERENCIA DE CARRO BONITO!!!. JUNTO COM CAMPELO, TINHAMOS ALGUNS ÍCONES TAMBEM COMO CONRRALES, KAZUZA, MOREIRINHA, SABACK, CEZAR V8, E TANTOS OUTROS. UM NOME QUE NO FUTURO IRIA TORNA-SE REFERÊNCIA TAMBEM COMO COMPETENTE PROFICIONAL ERA MARCELINHO, QUE DEPOIS FICOU CONHECIDO COMO MARCELINHO DO TURBO, MENINO NA MINHA ÉPOCA, FICAVA VENDO NA PORTA DE MINHA CASA EU REGULANDO OS 250-S TRIJET. MARCELINHO É OUTRO COMPETENTE AUTOMOBILISTA, INCLUSIVE JÁ O CONSULTEI DA POSSIBILIDADE DE TURBINAR MEU ROADSTER ( EU NÃO TENHO JEITO!!!!!).

    ABRAÇOS

    CLÁUDIO BRANCO

    ResponderExcluir
  2. Esse Puma era uma estrela das pistas de arrancada.Mas o pega esperado com Morerinha no Opala 250s o carro mais veloz da epoca não aconteceu.

    Branca de Neve (Opala 250s de Morerinha) espera até hoje essa pega.

    O Puma ainda esta guardado ? vamos colocar esses pegas em agosto na Stoc Car.

    Sds,

    Heraldo Gavazza

    ResponderExcluir
  3. Fico aqui muito feliz e emocionado por ter conhecido estas duas lendas do cenário automolístico baiano e o prazer de ter vistos recetemente está duas máquinas lendárias, o Opala do Moreirinha e a Puma do Campello. Pitubão.... Como gostaria de poder voltar ao tempo e paralisá-lo na década de 80 e meados de 90.

    Fábio 74 - Opaleiro no sangue!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Carlos , essas fotos me mandaram novamente aos anos de 1987 e 88 , quando disputava provas de arrancada em stella Maris e tinha como um dos "adversários" e amigo , Campelo , aonde nunca cheguei na frente dele com meu GTB , mas com certeza o que chegou mais perto disso (palavras dele), afinal , era quase 3 vezes mais leve que meu carro !!!!ainda tenho minha "Barata" quardada numa garagem , um dia ponho na rua novamente...
    Abs

    Che

    ResponderExcluir
  5. Caro Che, realmente é uma agradável viagem no tempo. Precisamos ver seu carro aqui no blog e na rua também, é claro. Mande-me algumas fotos da época - caso tenha - para que possamos compartilhar com os "nostálgicos" e com os novatos. Utilize o cseixas.atl@hotmail.com.

    Hoje teremos o Encontro Mensal de Veículos Antigos no Parque da Cidade(14h), organizado pelo Veteran. Quem sabe em algum sábado (sempre o primeiro do mês) você leva o GTB para dar uma volta
    Um grande abraço, Carlos Seixas

    ResponderExcluir
  6. Aí Carlos:
    Foi uma época de ouro. Além do Puma de Campelinho, outros carros fizeram história naquele periodo. Os Passats de Afonso Cabeção e Gregório, o Fusca branco de Jorge Choriça, o Dojão de Hugo (General Lee), o encardido do Fiat 147 Europa do Mineirinho Bito, a Brasilia de Fernando Conrralis, o Opala 250S bege do Marcelinho que quebrava os parufos do eixo cardan nas mudanças de marcha (Motorzinho brabo!!!). Se eu for me lembrar de cada um, vou ficar aqui uma semana escrevendo. Um grande abraço e obrigado por tão prazeirosa lembrança. A propósito, o duelo entre o Puma e o Opala de Muringa (Morerinha) só não aconteceu pois bateram no Opala nas vesperas da prova de arrancada que foi realizada em frente ao Detran.

    ResponderExcluir
  7. Realmente emocionado... Eu tinha 10 anos de idade, eu e meus irmãos mais velhos gostávamos muito de arrancadas em Stella Mares e pegas no Pitubão e algumas vezes para irmos, eu tinha que pegar a chave do carro de meu velho escondido. O point de encontro era na orla da Barra, depois, Mc Donald´s, depois, o velho morro do Posto Namorados. Quem viveu isso e não tem saudade de ouvir o ronco do opalão de Moreirinha ou o fusquinha de Chouriça, assoviando e dando pau em vários carros que se diziam superiores? Tempos bons. Hoje tenho um fusca Boxer 1600i, ainda curtindo as velhas pirraças de transformar no fundo de alguém, chamar uma terceira e esperar estourar giro.

    Muito obrigado por relembrar os velhos tempos!

    ResponderExcluir
  8. Esse blog é sensacional. Para mim foi fundamental, pois, só conheci as "arrancadas" em 1987. Existem muita coisa na minha memória, mas fotos marcam realmente. Gostava também dos "cavalo de pau" no final das arrancadas, show à parte. Jorge Chouriça fazia sua festa. Quanta saudade!!!!!

    ResponderExcluir
  9. https://youtu.be/KkegZvd7rQg
    esse link é dos "cavalo de pau, lá na Praia do Flamengo,1990

    ResponderExcluir
  10. Nesta época eu tinha 7 anos e sempre ia ao Km de arrancada em Stella. Quem lembra de Sérgio trava (conhecido também como Fobó) mecânico, que tinha uma caravan com o capô cortado? Fábio padaria, e outros mais.

    ResponderExcluir
  11. Comecei Gostar de arrancada quando rolava aqui na BR324 entre 1996 e 2000

    ResponderExcluir
  12. Comecei a gosta de arrancada entre 1996 e 2000, quando rolava na BR324. Eu era funcionário do posto aqui na Br.

    ResponderExcluir