sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Restauração do Puma de Campêlo (03) - Ajustes na fibra

   
Uma fase dividida!

Puma de Campêlo foi levado para a  pintura, conduzida por Adilton "Vaqueirinho", que já tinha feito um excelente trabalho no Jeep 1965 (cabeçalho) e no Gurgel 1984.
   

O trabalho de preparação e pintura seria a sequência natural no processo de restauração, mas alguns detalhes, como alinhamento das portas e pequenas diferenças na simetria da carroceria nos deixaram em alerta. Adilton fez a preparação e aplicou as primeiras camadas de tinta para que pudéssemos enxergar melhor os locais apontados. Ainda incompleto, o Puma 07 exibiu toda a sua beleza e potencial.


Mas os detalhes realmente se destacaram e resolvemos que era hora de resolvê-los definitivamente. Convocamos um dos maiores especialistas em fibra de vidro da cidade, com "pós-graduação em Pumas"

Em poucos minutos ele identificou o problemas das portas - que necessitavam de ajustes - e outras imperfeições no lado direito, prováveis cicatrizes de um carro de competição.
     

Basicamente, um aumento de espessura no "friso" sobre o para-choque, uma deformação no centro superior do para-lama e um inchaço na linha central que vai em direção da porta. Todos esses detalhes refletiam na simetria da carroceria.

Foi pensado  a possibilidade de ter sido resultado de uma pequena batida, mas como retiramos  toda a pintura velha e a única marca de emenda ou intervenção da fibra era a união da frente com o restante, acredito que sejam imperfeições inerentes à fabricação artesanal.


Mas o principal, pelo menos o mais visível, era a imperfeição da linha ente a porta e o para-lama. Não era um acabamento aceitável e foi determinante na decisão de interromper a pintura e partir para a correção.


Foi iniciado, imediatamente, as intervenções necessárias. Corrigidas as imperfeições, acerto dos alinhamentos, rebaixamento do bico, ajuste das portas ...




... e deixada a fresta da porta totalmente homogênea. Só esse detalhe já valeria o esforço!


O ajuste das portas foi dificultado por um curioso detalhe: a eliminação das borrachas, e dos frisos de fibra que as recebem, durante o processo de "emagrecimento" para competições. Parece pouca coisa, mas pesem o conjunto e percebam que são kg preciosos.


Aproveitou-se para ajustar melhor as bolhas de fibra que cobrem as reentrâncias dos faróis. Moldadas a partir de uma bolha original de acrílico, a peça ficou um pouco maior e deficiente no encaixe. Antes parafusadas externamente, a peça ganhou uma nova fixação interna.

Fã incondicional do Puma de Campêlo, o especialista lembra de muitas histórias da época, inclusive as dificuldades em arranjar carona - ele tinha 16 anos - para ir vê-los em ação nas arrancadas de Praias do Flamengo.

Brincando na direção do Puma, mencionou a influência daquele exemplar na sua vida pessoal, incluindo a decisão de preparar, anos mais tarde, um outro Puma para correr no Km de Arranque.

Mas isso é outra história!




5 comentários:

  1. Show!

    Parabéns pela matéria, Carlos Seixas.

    Sinto a essência do antigomobilismo em sua palavras. Só uma pessoa com muita paixão por carros antigos como você, poderia escrever desta forma.

    Já sou fã de seu blog!

    Marco Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Grande Marco,

    Obrigado por seu comentário, amigo!

    Vindo de um "garimpeiro" de seu quilate, profundo conhecedor desse "hobby viral", assume um valor ainda mais especial.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Carlos , assim posso falar da materia e desse saudoso concorrente de epoca do meu carro , fico ansioso pra ver mais uma etapa desse icone de minha geração , e com vontade de , em breve , botar a "mão na massa" do mais importante concorrente desse puma!(rs,rs,rs)
    parabens!

    Che

    ResponderExcluir
  4. Cara que trabalho bem feito!
    Não imaginava que aqui havia profissionais deste calibre.
    O amigo faz ou conhece alguem que recupere frisos em salvador?
    Na verdade são cajados de porta, os do opala, que tem aquele aspecto cromado.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, disponibiliza aí o contato desses profissionais quase "imaculados" que foram responsáveis pela fibra e pintura! guga_pedra_branca@hotmail.com

    ResponderExcluir