quinta-feira, 2 de junho de 2011

Autódromo Metropolitano de Salvador - Sugestão

   
O Veteran Bahia sugere !

Há uma antiga peça publicitária que dizia: "Não basta ser pai, tem que participar!".

Lembram?

O slogan serve como uma luva para o Fórum sobre Automobilismo que acontecerá na Assembléia Legislativa logo mais.

Não basta ser entusiasta ... !

Imbuídos desse espírito, o Veteran Bahia marcará presença no evento, mas, para apresentar sugestões factíveis. A simples presença, apesar de importante, é insuficiente para fornecer "combustível" aos debates.

Edson Brandão, Jorge Cirne, Gouveia e outros associados farão eco ao esboço apresentado pelo Engenheiro Ulisses Britto - Mestre dos Hots - que infelizmente estará ausente por compromissos profissionais.

Sem propostas concretas o Fórum poderia tender para discussões vazias e/ou impraticáveis.

Vejam o esboço do Autódromo e o descritivo assinado por Ulisses.

Animem-se, participem, façam número e correspondente pressão em nossos legisladores e representantes.

Com a imagem, e palavra, Ulisses Hot Rod Britto.


AUTÓDROMO METROPOLITANO DE SALVADOR

Devido ao enorme sucesso da Corrida de Stock Car em Salvador e com a possibilidade da vinda da Fórmula Indy para cá, fiz um estudo para a implantação deste equipamento dentro do município de Salvador.

Já existem outros estudos sobre o mesmo tema, onde a localização deste equipamento é feita em Camaçari, o que, a meu ver, é muito distante.

Neste estudo, utilizamos uma área pertencente ao Governo do Estado, localizada à margem da rodovia Cia-Aeroporto, a cerca de 20km de Salvador. Entre outras vantagens, esta área está praticamente livre e sem previsão de utlização futura, fica relativamente próxima do Aeroporto e junto da BR-324 (principal acesso viário à cidade).

Até poucos anos atrás, a área possuía cerca de 1.100.000 m2, mas parte dela foi destinada à implantação da fábrica da AVON. O que restou ainda é passivel de utilização para a construção deste equipamento que, com certeza, é desejado por muitos baianos, haja visto o comparecimento em massa do público para a prova da Stock Car e a cerca de 2 anos, para o evento Formula Renault ocorrido no Comércio, a qual foi recorde de publico no Brasil inteiro, só ficando atrás de uma prova de Fórmula 1 que ocorreu há mais de 10 anos.

Além disso, muitas cidades menos importantes que Salvador possuem este equipamento, a exemplo de Cascavel no Paraná e Caruaru em Pernambuco.

Um autódromo traz para a cidade diversas vantagens, como turismo (ocupação hoteleira, mais empregos), movimentação do comércio automotivo local, empregos diretos e um beneficio indireto, que é a retirada dos “pegas” que acontecem todas as semanas nas ruas de Salvador.

Quando o autódromo de Caruaru-Pe faz algum evento, muitos baianos viajam os 800km de distância para participar, ou mesmo para assistir a corrida, sinal da carência que nossa cidade tem de um equipamento deste tipo.

Anexo, apresentamos um estudo para a implantação do Autódromo Metropolitano de Salvador, o qual não pretende ser técnico, pois não possuo os conhecimentos necessários para um projeto especifico,. mas serve para demonstrar a possibilidade de construção de um autódromo multi-funcional, pois ele poderá ser utilizado para a Formula Indy usando-se o anel externo, a exemplo de Daytona e outros autódromos ovais nos Estados Unidos (linha cheia no desenho), enquanto que para as demais corridas, seria agregado ao oval as variantes - desenhadas em linhas tracejadas na planta anexa.

Além disto, possui uma reta de 780m que poderá ser utilizada nas corridas de arrancadas cuja extensão oficial é 402 metros, ficando ainda cerca de 380m para frenagem.

Na área interna poderia ser construido um kartódromo e uma pista para velocidade na terra (barródromo).

Haveria ainda local para as arquibancadas, estacionamento para visitantes, postos de atendimento aos carros para pequenos consertos, lavagem, etc.

Um equipamento como este não seria barato, mas poderia ser implantado por partes, primeiro o oval externo que permitiria as corridas de F Indy e as arrancadas, depois as variações de traçado para as demais corridas, enquanto que as arquibancadas e demais acessórios seriam construidos aos poucos.

Além disto, poderia se tentar uma PPP, ou mesmo conseguir patrocínios de empresas ligadas ao mundo automotivo de competição, o que reduziria bastante os custos.


   ULISSES BRITTO JUNIOR
              ENGº CIVIL
Veteran Car Club do Brasil - Bahia

Um comentário:

  1. Estou torcendo para chegar logo o dia em que eu possa ir prestigiar uma competição automotiva em autodromo baiano.

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