terça-feira, 26 de abril de 2011

Buggy Tropi

      
Mais conhecido como Kadron!

Desculpem o bairrismo, mas considero o buggy mais bonito de todos os tempos, mesmo incluindo os modelos estrangeiros!


As linhas são perfeitas, obra prima do genial Anísio Campos, mestre dos designers, para atender uma encomenda da Kadron - fabricante de descargas - que queria se reposicionar no mercado.

Revista 4Rodas

Rodando para o Rio de Janeiro, onde faria uma tonelada de teste, Anísio foi parado diversas vezes pela Polícia Rodoviária. Sem problemas... era só por curiosidade e admiração, visto a permissão especial do departamento de trânsito, que supria a falta de classificação da categoria.

Se os patrulheiros vissem as manobras de Anísio na Praia do Pepino certamente mudariam de atitude.


Isso para não falar dos suaves testes nas areias da Barra da Tijuca.


Foi o primeiro carro nacional oferecido em forma de kit, devidamente apresentado pela 4 Rodas na instigante matéria do tempo em que bug se escrevia dessa forma!



O apelo jovem, a flexibilização na montagem, a vontade de surpreender e transgredir transformaram o Tropi em símbolo de uma sociedade mutante, com direito a banda homônima e trilha sonora!

"OS MUTANTES" AINDA EM INÍCIO DE CARREIRA
© J. FERREIRA DA SILVA / ABRIL IMAGENS

Mais de mil HP / Dune Buggy / Passa e nem dá pra ver / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy / Tem motor de Rolls-Royce / Dune Buggy / Nada é mais veloz / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga! / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy!


Claro que o Tropi ganhou a capa do disco e sucesso nas rádios. Esse exemplar atualmente agita em Santa Catarina, incluindo a discreta pintura.


O que pouca gente sabe é que o Tropi era fabricado pela Puma, com todo sua estrutura e know-how em fibra de vidro. A linha de montagem - terceirizada - dividia o galpão de São Paulo com os valentes GTEs.


Chegou a posar na histórica foto do Ipiranga, juntos dos Pumas GT4R, Malzoni, DKW e GTE.

Motor Trend

O material promocional praticamente servia como orientação de montagem, visto o efeito - utilizado largamente nos testes de longa duração da 4Rodas - que apresentava uma "explosão" dos componentes utilizados.




Como criatividade é imã, o modelo conquistou a atenção do mestre Ulisses Britto, rodder por convicção e tropi-saudoso por acaso (aguardem detalhes).


Tive uma réplica (1982) por 25 anos - meu primeiro carro - que vendi recentemente por falta de garagem. Me arrependi quase imediatamente.

Réplica 1982

Não sei o fabricante, mas, é provável que tenha sido a galera do Tororó, onde comprei uma capota de fibra há alguns anos.



Diz o ditado que bugre só dá duas alegrias: quando compra e quando vende!!!

Não foi o meu caso: a venda foi uma péssima idéia!


Para me redimir da burrada, achei um original (carroceria 444) e, breve, estará de volta à ativa!!!!

   

25 comentários:

  1. Excelente reportagem Seixas, parabéns. Também considero o Kadron o mais bonito bug ou bufre feito até hoje.

    Um abraço,

    Ivan Maron

    ResponderExcluir
  2. POXA!!! Quase choro.

    Foi amor a primeira vista. Quando eu vi pela primeira vez as fotos do Tropi, rapaz, meu coração adolescente bateu forte. Eu recortei as fotos e guardei num álbum que tenho até hoje - se meu scanner deixar de ser um sacanner e voltar a funcionar, eu mando proceis.

    O meu Kadron vocês já conhecem, fiquei uns 16 anos com ele, carroceria n. 475. Fiz também a capota em fibra na LUSER Fiberglass no Tororó, eles ainda existem lá até hoje. Quase recompro meu velho kadron recentemente, mas não deu e agora eu tenho outro filhote pra cuidar.

    É LINDIMAIS. De todos os carros que eu já tive, foi o único que deixou saudades. Rodei mais de 200.000km com ele pois o velocímetro virou 2 vezes e passou 6 meses sem funcionar.

    UB o apaixonado por Kadron do sertão.

    ResponderExcluir
  3. Adoro buggy... em especial o Kadron.
    Por vários motivos, a dificuldade de encontrar um para comprar e o preço também, gostaria de montar o meu. Sei que ainda fabricam réplicas.
    Saberia me indicar um fabricante e como eu faço para transformar meu fusca 79 e um Kadron com documentação.
    Grato,
    Fernando (lfber@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Esse buggy realmente é muito lindo!
    Tenho um descendente do Tropi é um Sweel Kadron, que é minha paixão!
    Abraços.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. O pessoal da Luser Luis Augusto e Paulo Sérgio são figuras ímpares e sabem tudo de fibra e principalmente de Buggys! !!
    Gente da melhor qualidade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade !!!!
      Fiz uma capota de fibra com eles há muito tempo.
      E meu primeiro carro foi uma réplica Kadron feita na Luser.

      Excluir
  6. Maravilha de reportagem! Eu não sabia que a carroceria era feita pela Puma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente surpreendente!

      Vale ressaltar que a Puma foi responsável pela primeira geração do Kadron, como detalharemos em breve.

      Grande abraço!

      Excluir
  7. adorei a reportagem. eu tenho um buggy kadron a 45 anos todo original.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo espaço Pits Top Bahia, show de Buggy!!
    Adoro Buggys e já tive alguns por isso me considero um bugueiro.

    No momento estou organizando o 1º Encontro Solidário de Buggys com o clima de feira, onde teremos, compra, vende, troca, aluga, financia, aqui na Ilha de Itaparica na Bahia.
    Muito provavelmente para os dias 4 e 5 de Novembro/17.

    O objetivo é fazer renascer o prazer e o gosto pelo Buggy aqui na Ilha de Itaparica onde vejo muitos deles de diferentes marcas e modelos, encostado nas oficinas.

    Teremos palco, bandas musical, churrasco 0800, praça de alimentação, estande de inscrição e arrecadação de alimentos, estande de informação turística, vendas de camisa e boné do evento, SORTEIRO DE BRINDES, troféu e adesivo do evento para participante inscrito.

    Possivelmente fundaremos o clube do Buggy aqui da Ilha durante o evento.
    TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

    Tudo isso será realizado (Aberto ao público) frente para o mar, na Praia Ponta de Areia em Itaparica - Ba

    Mano Barreto - Bugueiro (71)9 8845-6989 Oi Zap
    ILHA DE ITAPARICA - ITAPARICA - Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Mano, pela iniciativa!
      Estamos na torcida para o total sucesso do Encontro e possível Clube.
      Em salvador temos dois Clubes, que englobam os apaixonados pelos valentes e divertidos veículos: Clube do Bugre da Bahia e Buggy Club da Bahia!
      Vou divulgar suas datas nos dois grupos.
      Grande abraço!

      Excluir
  9. Bom dia a todos.
    vendo essa reportagem fico muito feliz pois acabei de comprar um buggy kadron e vou começar a mexer na pintura dele pois esta maltratada o resto esta bom.
    infelizmente não encontrei a plaqueta da carroceria mas o chassi é de 1968 e consta bugre no documento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela belíssima aquisição!
      Realmente é um modelo ímpar.
      Quanto ao ano, vale um esclarecimento: 1968 é o ano de fabricação do carro doador, possivelmente um Fusca. Vendidos sob a forma de kits, a plaqueta identificava o ano e número da carroceria, mas, a documentação considerava o ano do carro que estava cedendo o chassi, mudando a característica para Buggy, Bugre ou Kadron (variava de acordo com cada Estado - Detran).
      Os Kadrons foram fabricados a partir de 1970.
      Boa sorte com sua raridade e mande fotos para acompanharmos o resultado final.
      Grande abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  10. Obrigado Carlos.
    Então não tem como eu saber se ele é original kadron?

    Teria alguma forma de verificar?

    Sim vou registrar como ele esta e durante as melhoras.

    Mais uma duvida: ele tem rodas de liga leve tipo tijolinho para polir pensei em colocar um pneu 9L 15 big foot mas também um pneu mais baixo e largo.
    Qual a opinião de vocês?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma mais fácil de identificar a carroceria original é verificar as aletas de ventilação que ficam sobre o motor: normalmente nas réplicas as aletas são falsas, fechadas.
      Ver também se ele tem os emblemas em metal da Kadron, ou resíduo dos furos caso tenham sido tirados. O original tinha 4: dois na estrutura anti-capotagem, um na tampa do motor e outro no bico.
      Os pneus tipo Dune Buggy são apropriados para quem anda muito em areia, tendo um comportamento limitado no asfalto. A escolha deve considerar o uso prioritário.
      As jantes tipo tijolinho também é um bom indicativo de Bugre antigo.

      Excluir
  11. Boa noite.
    Obrigado pelas dicas e atenção.
    Devo utilizar o buggy na área urbana a maior parte do tempo então vou procurar um pneu que fique com um visual bonito.
    Como faço para enviar uma foto do meu buggy para o blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente escolha, parabéns!
      Mande para cseixas.atl@hotmail.com, que será um prazer publicar!

      Excluir
  12. Boa Noite.
    Se alguém souber o local exato onde o logo da kadron deva ser colocado na traseira do buggy e puder me dizer agradeço.

    pesquisando só informam que é na traseira mas não dizem o local exato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://pitstopbahia.blogspot.com.br/2016/10/um-tropi-kadron-em-patamares_11.html

      Nesse link acima, observe na 5ª foto,
      os dois furinhos acima da placa (à direita). Essa foto é de um Kadron original da 2ª geração. Esperamos ter ajudado, grande abraço!

      Excluir
    2. obrigado pela informação

      Excluir
  13. Boa noite a todos.

    Meu kadron consta no documento o ano de 1968 tem os freios a tambor nas 4 rodas e todas são cinco parafusos, com rodas modelo tijolinho polidas aro 13 na dianteira aro 15 na traseira com motor 1300 com lanternas traseiras da variant 1 e tampa de acesso ao motor na fibra.
    Fiz algumas pesquisas e percebi que esses itens são antigos esse modelo pode ser original kadron porem não encontrei a plaqueta de identificação na carroceria.
    seria possível conseguir a plaqueta para ele através do numero do chassi ? teria como ter os dados dele em algum lugar ?
    fiz uma pesquisa no detran es e não consegui rastrear.
    se alguém aqui puder me ajudar agradeço.
    A revista quatro rodas original de 1971 onde o kadron foi testado eu consegui adquirir.
    desde já um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo, pela máquina que possui!
      Como os Kadrons eram vendidos em kits, o ano normalmente acompanha a documentação do carro doador - Fusca ou similar!
      Uma das formas de diferenciar a carroceria original das réplicas é a grelha de refrigeração acima do motor: abertas no Kadron e fechadas nos similares.
      Infelizmente não acredito que haja um controle sobre as plaquetas de alumínio, pelo mesmo motivo já exposto.
      Mas vamos esperar a manifestação dos amigos que também gostam desse icônico modelo.
      Na nossa humilde opinião, o importante é apreciar esse design genial de Anísio Campos, preservando com carinho parte da história, independente da origem.
      Original ou réplica, o importante é o "DNA" Kadron!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Em tempo: a mecânica e componentes do acabamento são compatíveis com o ano do documento!

      Excluir
  14. Muito obrigado pelas informações.
    Estamos curtindo os passeios de final de semana pela orla em
    família sempre que possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show amigo!!!!
      Breve iremos reativar o blog, juntamente com o Pit Stop Bahia, outro espaço sobre o antigomobilismo.
      Mande-nos foto do seu Kadron, para marcar esse reinício.
      Grande abraço!

      Excluir