sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rever 2010 (01) - Fuscaboto

   
A "pane seca" do blog, de julho a dezembro, impediu de registrar alguns momentos e iniciativas importantes do auto/antigomobilismo local. Vamos "rever" algumas estreias e reedições.

Fuscaboto

O Clube do Fusca da Bahia promoveu o 1º Fuscaboto - Encontro de Fuscas de Caboto - em novembro.


Um dos sete distritos de Candeias, Caboto recebeu de braços abertos o animado grupo de amigos e admiradores do cativante modelo.


Alguns convidados do Veteran Bahia se uniram ao organizado grupo e puderam usufruir da calorosa recepção de moradores do ensolarado e aprazível distrito. O sucesso do Encontro já indica a sua inclusão no calendário anual do Clube do Fusca, que promete também uma série de novidades para 2011.

Curiosidade

Para os que ainda duvidam da versatilidade e confiabilidade da mecânica VW, Caboto apresentou um impressionante convidado: o autogiro ou girocóptero!


Essa curiosa aeronave, similar aos helicópteros, utiliza o reverenciado motor para girar a hélice de propulsão, que gera o movimento à frente. O impressionante é que, ao contrário dos helicópteros, não há nenhuma ligação do rotor com o motor. O valente motor VW impulsiona o veículo para frente e o rotor em auto-rotação (resultante aerodinâmica pelo deslocamento) cria a sustentação necessária para o vôo.

Enfim, a decolagem e aterrisagem do girocóptero é similar aos aviões, sendo necessário correr pela pista até que a velocidade permita a sustentação. Pelo mesmo motivo não consegue parar no ar, exclusividade de beija-flor e helicóptero.

Não é incrível? Voar com o vento no rosto e ao som inconfundível do polivalente motor boxer!
  
Fotos: Rafaela e Giovani (Clube do Fusca da Bahia)
  

Um comentário:

  1. Estava apreciando esse lindo blog, sou de Candeias e amo Caboto. Visitem o http://candeiascidadedasluzes.blogspot.com/

    ResponderExcluir