segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dia Nacional do Fusca (03) Fusqueata

   
Olhando para trás !

Disse um sábio que a base para a construção do futuro é o reconhecimento e valorização do passado!


Lembrei dessa frase, lida não sei onde, no meio da Fusqueata  do último domingo (Rio Vermelho), ao ver e registrar e cena acima. Certamente as modernas "raposas" não estariam em campo se não tivesse existido um certo "besouro" - milhões deles para ser mais exato.


A carreata em homenagem ao Dia Nacional do Fusca - batizada de Fusqueata pelo criativo e engajado grupo do Clube do Fusca da Bahia - começou a ser organizada ao lado do Hiper que acolheu a concentração.


A sequência da inspiradora fila surgiu naturalmente, baseada no ano de fabricação de cada modelo. Tive o prazer de ser seguido pelo raríssimo Bizorrão 1974.


Seguimos em direção à orla, acompanhados - por todo o percurso - de olhares nostálgicos, expressões alegres e sorrisos autênticos, vindos de todos os lados, de motoristas "convencionais" à pedestres admirados.


Na Ondina uma nova olhada pelo retrovisor - como se fosse para o passado - pareceu reproduzir a proporção de Fuscas nas ruas de Salvador, em relação às outras marcas, durante as décadas de 1960 e parte de 1970.

Curiosidade
Observem que estranha e inesperada "coincidência" : o duplo efeito de espelhamento, causado primeiramente pelo verso do adesivo e depois pelo espelho retrovisor, "corrigiu" o texto normalmente invertido para os ocupantes do fusca, que agora poderiam ler com tranquilidade - FUSCA O CARRO DO SÉCULO.


Uma última parada, antes do destino final, para ajustes e reagrupamento. O Morro do Gato ganhou uma nova e colorida moldura.


Oportunidade para o encontro de dois fuscas 1972, ano em que os VWs bateram o recorde de carros mais vendidos no mundo.


Uma última curva já apontava para a praia da Barra, que fica parcialmente fechada aos domingos, transformando-se em agradável área de lazer.


Uma brecha entre os modernos - e monocromáticos - carros permitia a visão do Farol da Barra, local da Exposição Comemorativa.


Mais isso é outra história!
       

2 comentários:

  1. Estou adorando a 'saga' Dia Nacional do Fusca. Ansiosa esperando o 'proximo capitulo'... sentida porque o 'fim' tá chegando. Me conforta saber que o Dia Mundial do Fusca, 22/06, vai chegar.

    De novo e mais uma vez: PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu CFB!

    Obrigado pelo comentário e apoio!

    O feedback é muito importante para a percepção de erros e acertos.

    Quanto ao fim, acreditem, quando se fala de fuscas isso não existe! Rs,rs,rs

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir