segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Convocação - Automobilismo no Futuro

   
Heróis do passado e do futuro.

As pessoas de minha geração, mesmo as "fissuradas" por automobilismo, tiveram poucas oportunidades de presenciar competições oficiais aqui em Salvador.

Alguns tiveram a sorte de ver Lulu Geladeira e companheiros em ação, nas corridas de rua da Barra e/ou da Centenário!


Outros puderam acompanhar o Km de Arranque, com Campêlo, Che, Korrales, Cláudio Branco e muitos outros pioneiros, no Pitubão ou em Praias do Flamengo.

Foto: Acervo pessoal de Campêlo

Muitos anos separam as duas imagens, e outros tantos - até a atualidade - confirmam o que não mudou: o constante improviso e a sentida falta de um autódromo na região.

A diferença era o Kartódromo do Stiep, que substituiu a pista improvisada do Jardim dos Namorados.

Foi onde tive a oportunidade de ver Élcio Paiva e muitos outros pilotos da categoria, que é uma verdadeira escola para quem leva o automobilismo a sério. Não demorou muito, fomos vítimas do avanço imobiliário em Salvador.

Tive o privilégio de participar de muitos Rallys de Regularidade, organizados pelo Salvador Rally Clube. Mas os trajetos eram desconhecidas atá o momento da largada, o que impedia o acompanhamento por parte dos fâs da categoria, que ficavam restritos às largadas e chegadas.


Foi onde conheci Selma Morais, jornalista competentíssima que fazia a cobertura do Rally para o Jornal A Tarde, sempre acompanhada de Tadeu Miranda, fotógrafo "fera" e amigo.

Selma, também cansada de tanta inércia, assumiu a presidência da FAB - Federação de Automobilismo da Bahia, que tem lutado bravamente por mudanças.

As novas gerações - e as velhas também (rs,rs) - puderam acompanhar o surgimento de várias competições e categorias, em asfalto e terra. Ênfase para a Fórmula Renault e o Campeonato de Arrancada nas ruas do Comércio e, maior revolução até então, a Stock Car no Centro Administrativo.

Ter a oportunidade de ouvir aquela sinfonia de V8s foi uma das maiores emoções que já senti como fã de automobilismo. Finalmente estávamos avançando e já podíamos sonhar - de novo - com um autódromo.

Pelo menos era o que parecia!

Fomos surpreendidos com a possibilidade de perder - novamente - o único espaço oficial da região: o Kartódromo Ayrton Senna, localizado na Praia de Ipitanga - Lauro de Freitas. Doado pela Prefeitura e vereadores do Município, o espaço será transformado em Centro de Excelência de Judô.

A promessa de construir um novo Kartódromo em outro local parece enfraquecida, visto a divulgação do início das obras do Centro na maior brevidade, enquanto o acordo verbal da Prefeita Moema Gramacho era só começar quando o novo espaço do Kart estivesse concluído.

Cabeçalho do site da Federação de Automobilismo da Bahia

Mesmo acreditando na Prefeita, a FAB e a ABK - Associação Bahiana de Karts - estão organizando uma grande concentração no sábado, 05 de fevereiro, no Kartódromo Ayrton Senna, para demonstrar a força do automobilismo na Bahia. Não é à toa que temos grandes nomes em várias categorias do presente e do passado.

Confiram maiores detalhes na coluna de Selma Morais, no site Bocão News : http://www.bocaonews.com.br/index.php?menu=coluna&COD_COLUNA=54 .

Nosso foco principal é o antigomobilismo, mas tenho certeza que a imensa maioria também é fâ do automobilismo. Difícil não lembrar da emoção sentida por muitos - dos carros e das arquibancadas - durante o desfile do Veteran Bahia na mais recente edição da Stock Car em Salvador!

É importantíssimo que os Clubes de Veículos Antigos de Salvador - Fuscas, Opalas, Veteran, etc - demonstrem esse apoio e ampliem a resistência.

Agora que sonhamos com o resgate do Antigomobilismo Esportivo, precisamos garantir os heróis do futuro!

3 comentários:

  1. Bravo Seixas! Meus parabéns amigo, por mais esta demonstração de compromisso e amor ao automobilismo em todas suas instâncias. É impressionante como somos mal tratados e ignorados em nossos anseios, também neste quesito esportivo. Eu que tive o privilégio de assistir aos eventos citados e ainda de assistir ao saudoso Airton Sena, quando ainda pouco conhecido, deu uma aula de pilotagem em chuva em nosso antigo kartódromo do Stiep e também convivi com as não menos belas pilotagens de Elcio Paiva e Ângelo Laroca, meus ídolos locais, compartilho com você esta indignação e revolta ante mais este estúpido exemplo de desrespeito e não valorização de nosso Automobilismo e desde já me solidarizo neste movimento de demonstração de nossa indignação. Um abraço, Ivan Maron

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ivan !

    Vamos resistir amigo!

    Repasse a convocação para todos os amigos e conhecidos, fãs do automobilismo.

    Vamos ajudar a encher aquele kartódromo e demonstrar a força da união.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Elcio Paiva sempre foi brilhante nas sua atuações ,alegrando a todos que iam até o jd. dos namorados . Muito bom!

    ResponderExcluir