domingo, 9 de janeiro de 2011

Paixão por Pumas - 1ª parte

  
Três vezes Puma

Minha paixão por Pumas vem de longa data, muito antes de pensar em pilotar um, pelo menos na escala real.

Na verdade, três "Pumas" já marcaram presença na minha vida de entusiasta. As aspas surgem em função do "menor" deles, ator dessa primeira parte, que ganhei quando tinha 8 anos e, claro, mantenho até hoje: o mais equilibrado carrinho de autorama - automodelismo de fenda se preferirem - que a fábrica de brinquedos Estrela já lançou!


Apesar de ter carroceria de plástico, portanto um tanto pesada, a boa distribuição de peso e a menor distância entre eixos proporcionava uma agilidade incrível ao modelo, que ganhava sistematicamente do Lotus 72 ou de qualquer outro exemplar da época.



Vale lembrar que o primeiro título na F1 de Emerson, ao volante do belo Lotus preto e dourado, ditou a moda nos autoramas da época, mas, o comprimento do modelo tirava a estabilidade nas curvas.


O Puma modelo tubarão - apelido gerado pelas aberturas da lateral que pareciam guelras - com seu indiscutível design, já habitava o imaginário de 100% dos apaixonados por carros, incluindo os mais novos. Logo se tornou o meu brinquedo favorito.


O molde criado pela Estrela era muito fiel, detalhado e, acredito, respeitava as proporções do original.  Creio tratar-se da 1ª geração dos Pumas VW, por causa do friso no capô.


Perfeito em todos os ângulos!

Essa miniatura - resgatada da coleção - passa agora por uma pequena reforma, incluindo a repintura, em homenagem ao terceiro Puma da série.

Mas isso é outra história!

4 comentários:

  1. Também sou apaixonado por pumas, pretendo fazer um de pista para andar na Classic Cup em São Paulo.

    Abs, Raphael do blog http://automobilismobaino.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive autorama, meus ultimos pedaços de pista joguei fora não tem nem 6 anos, mas não sabia dessa carroceria de puma pra autorama. Eu tinha um Ford J, me lembro da Maserati, chaparral e outras mais, mas não o puma.

    ResponderExcluir
  3. Grande Raphael,

    Boa sorte na montagem do Puma para a Classic Cup!
    Com os excelentes resultados obtidos com o Passat, logo veremos esse carismático modelo arrepiando em Interlgos, tenho certeza.

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

    ResponderExcluir
  4. Grande Ulisses,

    Brevemente vou levar o modelo, devidamente repintado, para uma das reuniões do Veteran.

    Você vai ver como o Puma foi bem representado!

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

    ResponderExcluir