terça-feira, 31 de maio de 2011

Puma Gt 4R - senha 01 / 200 / 05

   
Números - 01 / 200 / 05

Não, o blog não é sobre numerologia!

Esses números representam alguns fatos relevantes, que gostaria de dividir com vocês.

Ano 1

O Pit Stop Bahia faz um ano de "existência".

Observem que não menciono "comemora", visto alguns acontecimentos recentes, mas, é uma data que não pode passar em branco. Parece que foi anteontem - 29 de maio - que arrisquei a primeira postagem: http://pitstopbahia.blogspot.com/2010/05/natalicia-realidade.html .

Muito quilometragem após aquele conceito inicial, vejo que todas as intenções continuam vigentes.

Aproveito para substituir números por gráficos - estatísticas curiosas, para agradecer o apoio e a contribuição de todos.

Primeiro a visão geral nos meses: 


Observem que maio e junho estão zerados, por serem anteriores ao lançamento dessa útil ferramenta de acompanhamento.

Destaque para o número de visualizações até domingo (29) - 6.253 páginas num único mês - graças a vocês. Valeu !

Muito além das 1.000 páginas de julho, primeiro mês contabilizado.

Gostaria de ressaltar também os números entre agosto e novembro, admiráveis por coincidir com o período de total "estagnação" do blog e motivadores por gerarem a "reação" - http://pitstopbahia.blogspot.com/2010/12/ferrugem-nas-veias-ii-o-retorno.html .

A segunda motivação foi o alcance, e o feedback, dessa fantástica ferramenta, que permite a interação com todo o planeta. Observem a segunda estatística, com os 10 países mais interativos:

Público


Incrível imaginar que "conversamos" com entusiastas dos Emirados Árabes (não está no top 10) e muitos outros países.

200 Postagens

Apesar dos 4 meses de "branco total", é uma marca significativa. Para evitar novos bloqueios, reafirmo o compromisso de seguir num ritmo natural, dentro das possibilidades disponíveis.

Aqui está a lista das 10 postagens mais visualizadas:


Observem alguns dados curiosos:

01 - O Puma de Campêlo continua soberano, ocupando o primeiro lugar com o Rastro de Onça e o quinto com a Restauração / Pintura;

02 - A Pole Position está sendo ameaçada pelo combativo, e inesquecível, General Lee;

03 - Ulisses Britto - mestre dos Hots - ocupa duas posições, sendo o quarto com o Miura e o nono com o retorno do White;

04 - O Raid  do Veteran para Aracaju (2011) ocupa a sétima e oitava posição, com a foto oficial e resumo da viagem;

05 - A nota mais triste de todas demonstra a interatividade da ferramenta, sendo recordista absoluta de comentários (32).

Um dos desafios é definir a prioridade de cada assunto pendente, adaptando ao pouco tempo disponível na correria do dia a dia.

Claro que há também "cartas na manga", esperando momentos especiais, como esse!

Enfim, vamos ao que interessa ... o terceiro número!

05 Carros

Os últimos dígitos da "senha" representam a produção total de um dos mais exclusivos - e incríveis - carros da indústria nacional: o Puma GT 4R.


Baseado em depoimentos baianos, inestimáveis informações do Blog Puma Classic de nosso amigo Felipe Nicoliello e no texto on-line da Revista Quatro Rodas, acomodem-se nos bancos de couro, apertem o cinto de três pontos (1969) e preparem-se para a viagem do ano!


Num dos mais incríveis exemplos de Marketing Promocional da história, a Revista 4 Rodas resolveu sortear, em 1969, três carros para seus fiéis e felizardos leitores!

Não um carro qualquer ... e sim uma "fera" única !

Assim começa a saga GT 4R (4Rodas).

Se o conceito era fabricação exclusiva, a lembrança natural na época foi um time de "onças": Puma, Rino Malzoni, Anísio Campos, Milton Mastequin e Jorge Letty.

Uma saga de inúmeros capítulos, onde os leitores puderam acompanhar - durante todo o primeiro semestre - os passos da "materialização", dos esboços de Anísio aos testes dinâmicos, passando pela construção do protótipo.

Em julho a revista já trazia os primeiros cupons do sorteio, enquanto mostrava a evolução do design e opções mecânicas: chassi de KG e motor 1.600 com dupla carburação Solex 32/34 e comando P2. A idéia do motor 1.800 foi abandonada em função da pouca confiabilidade na época.

Em setembro terminam os testes, com 15.000Km rodados em apenas duas semanas.

O primeiro GT 4R sorteado - esse cobre metálico - saiu para um mecânico de Rondonópolis - MT, que comprou "fiado" 18 cervejas para a comemoração.


O interior, todo em couro, segue a receita Puma, com braços e pernas esticados. O câmbio é do Fusca e o diferencial, mais curto, veio da Kombi.


Os bancos traseiros, apertados, só servem para crianças ou porta-objetos. Os 94.000 Km do velocímetro são originais (na época da matéria).


Realmente um marco mundial na história dos automóveis, um feito jamais igualado!

A grande pergunta: 3, 4 ou 5?

Os mais atentos poderiam questionar: não foram três os sorteados?

Correto! Mas ...

... um quarto modelo foi construído, visando uma exposição permanente na fábrica !

Porém, uma jovem senhora - inconformada com o resultado do concurso - fez plantão diário de insistência e admiração na Puma. Meses depois, auxiliada pela crise cambial, venceu o embate e comprou o exemplar.

Imaginem o preço !

E o quinto?

O número mágico é virtual e não reconhecido - oficialmente - pela fábrica.

A razão de tanto segredo na encomenda foi simplesmente o objetivo: presente de um ricaço - sem dúvida - para sua jovem amante.

Claro que o possível contrato - de exclusividade - com a 4Rodas deve ter influenciado para as sete chaves!

Preparados para a segunda viagem?

Uma viagem no tempo.

Além desse exemplar, há o registro de um outro em Curitiba!

Só?

Só, até um conhecido antigomobilista da Bahia, Lício Caldas, tentar comprar um par de tênis em Itapuã - Salvador.

Andando com esse objetivo, ele cortou caminho por uma pequena rua paralela à Av. Dorival Caymmi, até encontrar uma bela, exótica e desconhecida carroceria jogada num matagal.


Apesar de não identificada, deu a pista do proprietário, logo localizado.


Na "dura" negociação, uma proposta irrecusável: os R$ 100,00 que pagariam o tênis ! Rs,rs,rs


Na identificação, a surpresa: tratava-se do terceiro exemplar do GT 4Rodas!


Foi vendida para outro antigomobilista da cidade, que prefere manter o anonimato. Aproveitem os detalhes ... do carro!








Mais uma jóia resgatada, ou será uma onça encontrada, na verde e instigante região do aeroporto!


Fotos e depoimento do GT 4R Baiano: Lício Caldas
Fotos do GT 4R Cobre: Site 4Rodas
Informações: Puma Classic e 4 Rodas         
      














2 comentários:

  1. putz Carlos... que matéria instigante cara... não consegui parar de ler... e fico muito feliz de termos ainda garimpeiros disposto a colocar as relíquias abandonadas de volta à vida... sucesso cara


    abração
    Marcos Bola

    ResponderExcluir
  2. sabe dizer se o novo comprador dela vai tirar um molde da carroceria antes de restaurá-la?

    acho que todos gostaríamos da oportunidade de comprar uma réplica dessa carroceria

    eu quero!! servidorleme@hotmail.com

    ResponderExcluir