domingo, 1 de maio de 2011

O vôo de Corrales



Corrales

Esse vídeo da Mercedes CLK em LeMans demonstra, com a devida licença poética, como foi o incrível vôo de Corrales nas Praias do Flamengo!

O SP2, bastante modificado pelo piloto baiano, decolou durante uma das puxadas do km de Arranque, indo parar, felizmente, nas areias da lateral.


Corre um mito de quebra da suspensão, negado pelos que tiveram acesso aos "destroços". A causa foi 100% aerodinâmica.

O incrível motor sobrevivente, que já tinha sido usado na Brasília de Corrales, hoje está nas mãos de Rai Gaspari.


Não sei se foi o caso, mas, Chapman (Lotus) já imaginara os efeitos da ruptura no efeito solo, que "suga" o carro para a pista. Também conhecido como efeito asa, mudaria a pressão para baixo pelo deslocamento para cima num piscar de olhos.

Aguardo informações e comentários!

A Mercedes deve saber!

3 comentários:

  1. Versão verdadeira contada pelo próprio Conrales a mim anos atrás é que a causa foi que ele tinha esvasiado muito o pneu para que ele tracionasse mais, como os atuais pneus de dragster, mais o pneu rodou na jante descolando e desembeiçando da jante.

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  2. Uma correção ao evento pitoresco: o último sobrenome de Fernando é CORRALES, sem N. No mais, diversão pura. Sendo amigo muito próximo dele há 20 anos (ou quase), poderíamos aqui contar horas de fatos divertidíssimos!

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  3. Valeu Guilherme!

    Os textos já foram corrigidos.

    Agradeço a ajuda, pois já tinha recebido várias versões do nome: com K, com N, com U e respectivas combinações.

    Aguardo outras divertidas histórias para possíveis publicações.

    É uma forma válida de resgatar a história do automobilismo na Bahia.

    Um grande abraço,

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