sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mais um antigo recuperado

    
Karmann Ghia por VCC

Considero um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil ... e no mundo! Aliás, não sou o único, visto ele ter sido eleito um dos 15 mais belos projetos industriais do planeta, pelo Museu de Arte de Sarasota - Flórida.


O KG é uma verdadeira obra-prima sobre rodas, construída a "três mãos": carroceria alemã Karmann, design do estúdio italiano Ghia com mecânica e encomenda Volkswagen.


O curioso é que - numa versão extra-oficial -  foi inspirado num projeto desenvolvido pela Ghia pra a Chrysler, que não fora aproveitado. Como o desenho original apresentado pela Karmann não foi aprovado pela VW, eles contactaram a Ghia para tentar salvar o grande e promissor contrato.

Carro conceito - Chrysler D'elegance 1953

Lançado em 1955 na Alemanha, logo tornou-se um fenômeno de vendas. Em 1962 a Karmann inaugurou uma fábrica no Brasil, nacionalizando suas fantásticas - e caras - carrocerias feitas a mão.


Infelizmente o aço da época apresentava grandes concentrações de carbono, o que gerava uma alta incidência de danosa oxidação. Os exemplares que não foram destruídos pela ferrugem sofreram com aquela fase de depreciação do mercado, quando se tornam velhos, mas, ainda não o suficiente para serem considerados antigos.

Enfim, poucos sobreviveram!

É porisso que cada exemplar recuperado torna-se motivo de comemoração entre antigomobilistas e apreciadores de belos carros.


No mais recente Encontro Mensal do Veteran (agosto), um sócio do Veteran Bahia apresentou o exemplar que o tem ocupado nos últimos tempos. Configurado como uma versão street hot, as linhas do KG são realmente incomparáveis, ou melhor, só podem ser comparadas com as carlingas dos velozes aviões de combate, outra clara inspiração para o estúdio Ghia.



Parabéns, mais uma jóia que volta à plenitude, para o deleite das pessoas de bom gosto!
   
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário