domingo, 7 de agosto de 2011

Créditos nas Imagens

   
Necessária assinatura

Desde o início desse blog, em maio de 2010, optei por deixar as fotos sem uma identificação específica, para que os amigos pudessem copiar e guardar, se quisessem! Como a maioria das fotos são de minha autoria, tinha o privilégio de poder tomar essa decisão.


As fotos de terceiros, exceto as de internet sem indicação de fonte, são devidamente creditadas.

Pelo mesmo motivo, procuro deixar as imagens com bom nível de resolução, procurando o equilíbrio entre o "peso" - dificuldade de abrir - e a qualidade.
           
Fui questionado, há alguns meses, por um ex-professor de mkt e amigo, que defendia a necessidade da assinatura para a valorização do direito autoral e o reconhecimento profissional. Argumentei que esse "trabalho" era absolutamente voluntário, um hobby na verdade, e que apostava nessa "liberdade do uso" para a divulgação e valorização do antigomobilismo.

     
Ele aceitou a justificativa, mas, esclareceu que as pessoas que usassem essas imagens deveriam lembrar pelo menos dos créditos, já que eu insistia em não colocar uma logomarca como na esmagadora maioria dos sites e blogs.

Proféticas palavras!

Infelizmente tenho acompanhado a utilização de imagens, das mais variadas formas, sem o mínimo crédito, seja do blog ou do fotógrafo, o que me levou a rever os conceitos iniciais.


Continuo não gostando muito da idéia de logomarca na foto, principalmente quando alguns autores fazem sobreposição em partes importantes, para evitarem a "extração via Photoshop"! Mas, diante dos acontecimentos, agora admito a necessidade.

Providenciei duas versões, colorida e P/B, para harmonizar com os acabamentos originais das imagens.



Aos amigos, alvos da minha decisão inicial, um recado: não se preocupem, caso gostem e/ou precisem de alguma imagem publicada, mas prefiram que seja sem a logomarca, é só me passarem um e-mail identificando-a, que responderei com a original anexa.

E as imagens de interesse individual, que não estimulam cópias por estranhos, continuarão sem a logomarca.

Jovem candidato a sócio do Veteran Bahia

Breve, as postagens sobre o disputadíssimo Encontro Mensal Veteran e Convidados no sábado passado, que foi marcado pelo 19º aniversário do Clube do Fusca da Bahia.
  
      

2 comentários:

  1. Olá Carlos, estou tenso esperando a materia sobre o Sabado!!!
    Foi lindo!

    Sobre a marca d'agua vou te dar uma ideia que um membro usa no Forum do Fusca e acho que cairia bem (http://lh4.ggpht.com/_1wtehDXJ4gw/TEXtVwZjD3I/AAAAAAAAAZc/FUdZAU2ffGA/s800/Fusca%20_4_.JPG).
    Na minha opiniao o logo completo do site carrega muito a foto.
    Colocaria "C. Seixas" e embaixo "pitstopbahia.blogspot.com"
    Ou apenas o C. Seixas porque a foto é sua.

    É isso ai, continua muito bom o site!!!


    Abraço, boa semana.

    Vicente Nyd

    ResponderExcluir
  2. Grande Nyd,

    Compartilho sua impressão. Ainda não estou muito à vontade com essa questão!

    Obrigado pela sugestão.

    Enquanto revejo as possibilidades, vamos protelando um pouco o procedimento.

    Quanto ao sábado, foi realmente incrível. Vou tentar driblar a falta de tempo para postar as fotos o mais rápido possível.

    Um grande abraço,

    Carlos seixas

    ResponderExcluir