domingo, 19 de junho de 2011

A Foto que tirei ...

   
... e a foto que gostaria de ter tirado!

Quem gosta de fotografias sabe: cada imagem captada registra um pedaço da história. E, também importante, cada história registrada possui uma outra história de bastidores.

Confuso? Não, é algo que convencionou-se chamar "making of", ou seja, como foi feito ou idealizado.

Peço licença para contar, e alterar, a história da foto que ilustra o final dessa postagem!

A locação é o Campo Grande - dezembro de 2010 - durante o Encontro Anual de Veículos Antigos organizado pelo Veteran Bahia. Durante a montagem da Exposição, tive a oportunidade de fotografar uma bela e interessante sequência, que se caracterizou pela rapidez e pela impossibilidade de fazer ajustes ou escolher ângulos.

Foi a chegada e o desembarque do Porsche 1955 de nosso inesquecível amigo Jefferson Andrade, rebocado pelo seu não menos cativante Puma GTB.


A descida do reboque e a condução da belíssima réplica até o local da exposição foram muito rápidas, não sendo possível escolher demais o detalhamento ideal.

A própria composição já era riquíssima, parecendo até um diorama (miniaturizações de ambientes completos e detalhados), com um valente esportivo conduzindo um arisco bólido de corrida. Cheguei a conversar com Jefferson sobre como seria instigante manter essa formatação durante toda a exposição, mas, acabou não sendo possível.


O desembarque foi cercado de curiosidade e expectativa, enquanto eu procurava um posicionamento específico.


Enquanto Jefferson manobrava, eu procurava priorizar alguns detalhes, como as curvas harmoniosas da carroceria ...


... ou partes dela, junto com o espartano painel e o para-brisa baixo. Enfim, o ângulo experimentado pelo piloto, como que conduzindo o "foguete" em direção ao pôr do sol.

Eis o resultado!


Sinceramente eu gostei muito, mas, pareceu-me faltar um detalhe, fruto da impossibilidade de escolher o ângulo ideal: a expressão do piloto!

Diante do posicionamento, essa tarefa poderia ser cumprida pelo retrovisor, mas, isso só aconteceria por sorte ou se a foto fosse posada, o que exigiria uma parada e muitas repetições. Não era o caso!

Essa diferença entre o ideal e o possível ganhou relevância enquanto procurava uma foto para homenagear nosso grande amigo, que faz um mês de sentida ausência. Dessa necessidade surgiu a idéia de usar os recursos disponíveis para simular ...

 ... "o ângulo ideal"!

Outra foto, o mesmo ângulo, Jefferson olhando para a esquerda, a inclusão do texto em perspectiva e uma inserção espelhada no retrovisor ...


Ontem (18) tivemos um belíssimo Culto Ecumênico in Memorian, lá em Vilas do Atlântico.

As palavras do Pastor, preciosas e reconfortantes, foram complementadas pela emocionante mensagem de Galende, porta-voz dos amigos do Veteran.
            

4 comentários:

  1. Essa foto foi perfeita. Você é genio!!

    ResponderExcluir
  2. Com a sua permissão, vou pegar essa foto e colocar no meu blog, com os devidos créditos, é obvio!!!

    Parabéns pelo belíssimo texto e sensacional foto.

    Raphael

    http://automobilismobaiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Grande Raphael,

    Está mais do que autorizado amigo!

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

    ResponderExcluir
  4. Belas imagens...

    Forte abraço.
    Edverges Junior

    ResponderExcluir