Mencionei em postagem anterior a indiscutível posição de vanguarda ocupada pela Bahia no cenário do antigomobilismo brasileiro. Detalhando melhor esta observação, inicio uma série - dividida em quatro postagens - sobre o Clement Panhard da família Lanat, o primeiro carro da Bahia e, atualmente, o mais antigo do Brasil.
Um dos primeiros passeios da família Lanat, no bairro do Garcia - 1901
O Voiture Clement Panhard - fabricado na França entre 1899 e 1902 - é, nas palavras do projetista e engenheiro Arthur Krebs, uma pequena viatura de madeira armada, acionado por um motor quase horizontal de um cilindro (797 centímetros cúbicos), refrigerado a água, com transmissão por corrente e direção "rabo de vaca".
O exemplar em questão - número 475, provavelmente fabricado em 1900 - foi importado pelo industrial José Henrique Lanat e chegou a Salvador, de navio, em fevereiro de 1901. Já apresenta alguns aperfeiçoamentos, como o volante no lugar do "rabo de vaca" (similar à alavanca do leme de alguns barcos). José Henrique importou outro carro posteriormente, mas o Panhard foi cuidadosamente guardado na oficina Lanat, resistindo por todos esses anos.
Após sua morte - infelizmente precoce - sua esposa, Maria Rosa Menezes Lanat, tomou uma decisão visionária, que repercutiu no Brasil e no exterior: solicitou aos descendentes que, independente de possíveis e irrecusáveis propostas financeiras, jamais deixassem que o Panhard saísse da Bahia. E assim foi feito!
Fotos: acervo da família Lanat
nossa senhora,carrango antigo assim!!!Eu nunca tinha ouvido falar.K.C.T?
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