Cabeça de Bacalhau 01
Fiquem tranquilos, o blog não mudou o foco para gastronomia nem pescaria no Mar do Norte!
A expressão, de uso popular, representa aqueles itens dificílimos de se ver, exceto em revistas, jornais, arquivos ou outras mídias similares.
O bacalhau verdadeiro, importado da Europa, chega sem cabeça aos nossos mercados por um motivo meramente econômico: é uma iguaria rara e de alto valor, sendo comercializada separadamente e para centros específicos de consumo.
Vocês já viram?
O jargão no antigomobilismo "identifica" peças ou detalhes com a mesma característica, só visualizadas em manuais ou literatura especializada.
Tive essa agradabilíssima experiência no Encontro Anual do Veteran Bahia, na Praça do Campo Grande, dezembro passado.
Roda "Bolo de Noiva" - Scorro 1969
Detalhando um pouco a pergunta: os amigos de minha geração já tinham visto pessoalmente as icônicas rodas fabricadas pela Scorro entre as décadas de 60 e 70, desenvolvidas para os tambores de freio com cinco furos?
Equipamento de série - aro 13 - para os Pumas 1969, "tuning" para Fuscas, KGs e derivados - medida15x5,5 - esse modelo fez o verdadeiro diferencial para os Buggys da época, com aro 13 ou 14 na dianteira e 15x9 nas traseiras.
Essa oportunidade teve um valor extra para mim, pois brilhava na lista de acessórios do modelo que sempre esteve no meu imaginário e nas mais valorizadas revistas 4Rodas da adolescência!
Não foi sem motivo que uma réplica desse buggy tornou-se meu primeiro carro!
Publicação de época
Buggy Kadron,
vendidos em Kits, com 4 pacotes distintos de acessórios.
Folder do fabricante
Esse duplo garimpo, digno de "Reis", foi obra da percepção e do acaso de um grande Antigomobilista baiano: Antônio Reis, sócio do CFB - Clube do Fusca da Bahia e do Veteran Bahia.
Foi Reis que localizou e iniciou a reforma de um autêntico Kadron 1972, carroceria 360 - a mais antiga que conheço até então!
Transitando por determinada região da cidade, Reis viu esse jogo de rodas equipando um veículo que ainda usava os 5 furos - situação que persistiu na VW até 1970 no lançamento do 1500 e 1974 nos 1300.
Aliás, vale ressaltar que essa mudança técnica deve ser responsável pela reduzida vida útil do belo design da Scorro, lançada em 1969 e inviável para a adaptação de 4 furos.
A troca foi negociada na mesma hora, visto o dono não ter interesse em coleções ou originalidade!
Confesso que aro 13 já tinha visto no Mercado Livre, principalmente para Pumas e Fuscas. Mas o que dizer da "mistura genética de cabeça de bacalhau com mosca de olhos azuis"?
Bolo de Noiva aro 15, 9 polegadas
Confiram o resultado desse raríssimo conjunto!
Essa configuração acabou influenciando positivamente um outro projeto, ainda em andamento.
Mas isso é outra história, aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário