quarta-feira, 8 de junho de 2016

Garimpo do "Reis"

Cabeça de Bacalhau 01

Fiquem tranquilos, o blog não mudou o foco para gastronomia nem pescaria no Mar do Norte!

A expressão, de uso popular, representa aqueles itens dificílimos de se ver, exceto em revistas, jornais, arquivos ou outras mídias similares. 

O bacalhau verdadeiro, importado da Europa, chega sem cabeça aos nossos mercados por um motivo meramente econômico: é uma iguaria rara e de alto valor, sendo comercializada separadamente e para centros específicos de consumo.

Vocês já viram?

O jargão no antigomobilismo "identifica" peças ou detalhes com a mesma característica, só visualizadas em manuais ou literatura especializada.

Tive essa agradabilíssima experiência no Encontro Anual do Veteran Bahia, na Praça do Campo Grande, dezembro passado. 

Roda "Bolo de Noiva" - Scorro 1969


Detalhando um pouco a pergunta: os amigos de minha geração já tinham visto pessoalmente as icônicas rodas fabricadas pela Scorro entre as décadas de 60 e 70, desenvolvidas para os tambores de freio com cinco furos? 

Equipamento de série - aro 13 - para os Pumas 1969, "tuning" para Fuscas, KGs e derivados - medida15x5,5 - esse modelo fez o verdadeiro diferencial  para os Buggys da época, com aro 13 ou 14 na dianteira e 15x9 nas traseiras.

Essa oportunidade teve um valor extra para mim, pois brilhava na lista de acessórios do modelo que sempre esteve no meu imaginário e nas mais valorizadas revistas 4Rodas da adolescência!
  
  Não foi sem motivo que uma réplica desse buggy tornou-se meu primeiro carro!

Publicação de época

Buggy Kadron,
vendidos em Kits, com 4 pacotes distintos de acessórios.

Folder do fabricante

Esse duplo garimpo, digno de "Reis", foi obra da percepção e do acaso de um grande Antigomobilista baiano: Antônio Reis, sócio do CFB - Clube do Fusca da Bahia e do Veteran Bahia. 


Foi Reis que localizou e iniciou a reforma de um autêntico Kadron 1972, carroceria 360 - a mais antiga que conheço até então!


Transitando por determinada região da cidade, Reis viu esse jogo de rodas equipando um veículo que ainda usava os 5 furos - situação que persistiu na VW até 1970 no lançamento do 1500 e 1974 nos 1300. 

Aliás, vale ressaltar que essa mudança técnica deve ser responsável pela reduzida vida útil do belo design da Scorro, lançada em 1969 e inviável para a adaptação de 4 furos.

A troca foi negociada na mesma hora, visto o dono não ter interesse em coleções ou originalidade!

Confesso que aro 13 já tinha visto no Mercado Livre, principalmente para Pumas e Fuscas. Mas o que dizer da "mistura genética de cabeça de bacalhau com mosca de olhos azuis"?

Bolo de Noiva aro 15, 9 polegadas


Confiram o resultado desse raríssimo conjunto!


Essa configuração acabou influenciando positivamente um outro projeto, ainda em andamento.


Mas isso é outra história, aguardem!
     





Nenhum comentário:

Postar um comentário