sábado, 10 de novembro de 2012

Chega de Mistério!

  
Levantem as cortinas!

Um ícone das heróicas competições da Bahia e região Nordeste, vendido para São Paulo após a proibição das corridas de rua em Salvador (1972), recebe justíssima homenagem de um baiano apaixonado por automobilismo.

Esboço do projeto

Trata-se do lendário Puma 70 - ano e identificação em algumas corridas - da Scuderia AF, que fez história naqueles saudosos dias, sob o comando de outro mitológico personagem: o inesquecível Lulu Geladeira!

Lulu em Fortaleza - foto sem a tarja

Invencíveis nas pistas, a "dupla" foi vítima da inacreditável decisão política contra as competições em nosso Estado, que dizimou equipes, profissionais, pilotos e patrocinadores, situação absurda que nos acompanha até hoje.


Lulu é um arquivo vivo dessa época de ouro do automobilismo local, mas, o vitorioso Puma tem destino ignorado, após a inevitável venda para um dos polos atuantes no segmento.

É exatamente nesse ponto que começa o resgate dessa inalienável história, sob a batuta de um piloto e colecionador baiano, que encantou-se pelo "felino e domador" com apenas cinco anos de idade, ao assistir as últimas corridas da Avenida Centenário nos ombros do pai!


Nosso grande amigo Che, ex-piloto de arrancada, figura conhecida e estimada no cenário do antigomobilismo baiano, que circula com intimidade em todos os Clubes de Salvador e região.

Projeto concebido desde 2003, quando Che - ciente da impossibilidade de localizar o original - adquiriu um raro e abandonado Puma 1972, para servir de base na recriação do mito.

Vale ressaltar que Che já possuia um tubarão original 1970, mas, por estar muito bem conservado, seria lamentável fazer as muitas adaptações necessárias. Como 1972 é o último ano de fabricação com o chassi encurtado do Karmann Ghia, sendo o modelo mais largo e mais curto dos Pumas, bastaria algumas adequações na fibra para chegar a uma réplica perfeita. 


Guardado no seu galpão - cujo nome é outra homenagem (aguardem futura postagem) - o Puma esperou um favorável alinhamento de fatores para, finalmente, o projeto sair do papel.

Bandeira Verde: o momento chegou!

Trabalhando em intenso ritmo, assessorado por excelentes profissionais e colaboradores, Che corre contra o tempo para conseguir apresentar a recriação durante o Encontro Anual de Veículos Antigos - Veteran e Convidados, que começa dia 30 de novembro no Campo Grande.

Missão difícil, mas não impossível, visto tratar-se de um felino acostumado a "devorar os segundos" nos heróicos treinos classificatórios da Av. Centenário!

Ele conta também com várias consultorias - duas de muito peso - que auxiliam na pesquisa e esclarecimento de cada detalhe do bólido original, sendo uma delas o grande homenageado pelo projeto: ninguém menos do que o próprio Lulu Geladeira!

Lulu também será homenageado no Encontro Anual

Como mencionei na outra postagem, essa idéia surgiu simultaneamente para três pessoas - que eu tenha conhecimento - e todas tinham pedido sigilo até o momento da possível prática. O segundo personagem dessa curiosa coincidência acabou abraçando o projeto de Che, atuando como o outro consultor de peso: o ex-piloto e historiador Maurício Castro Lima.


Personagem, pesquisador e guardião da história do automobilismo baiano, Maurício é também um dos grande colaboradores do blog, ao compartilhar seu imenso acervo e conhecimento em postagens memoráveis.

Aliás, alguns devem ter notado uma variação na numeração dos Pumas nas fotos acima. A próxima postagem, crédito de Maurício, vem esclarecer essa questão.

Que venha a bandeira quadriculada!

Até a linha de chegada - "boné para o alto" do Antigomobilismo Esportivo na Bahia - Che nos brindará com um passo a passo do processo de recriação, cuja série será iniciada em breve.

Parabéns a todos os envolvidos no projeto, afinal, são iniciativas como essas que evitam o esquecimento de importantes passagens da nossa história!


Pé na tábua!
  
 


3 comentários:

  1. Tempos bons aqueles, tinha que ter braço e coragem para correr na Centenario.
    Lulu vinha da velha quarda das corridas da Barra, corria com Bird Clemente na época da Vemag, tinha ainda Paulo Lanat e Nelson Taboada, depois veio a turma da Centenario, Toncar,Brussel,Ze Luiz,Roberto Bahia,Fred Leal,Castro lima,Ivan Cravo, Elias Uanos,Renato Acioly e muitos outros,era a Bahia inserida no automobilismo nacional!

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa! Só poderia partir dessa turma boa e do amigo Chê!
    Me coloco a disposição no que me for possível contribuir

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Che, o nome de Lulu Geladeira está firme e forte na minha memoria pelas páginas da antiga revista Auto Esporte sei por amigos que correram por ele que foi um bota! À vc Lulu meus respeitos e um forte abraço!

    ResponderExcluir