sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A "Usina" no Bonfim (01) - A Montagem

   
O Coração da Fera!

Foi uma semana repleta de excelentes notícias sobre o Antigomobilismo Esportivo - duas ainda inéditas (breve) - e não poderia terminar sem uma "aceleração" extra!

E haja coração!


Uma visita a Toninho do Bonfim me rendeu uma forte emoção, misturada com respeitosa reverência, ao reencontrar a mecânica que fez história nos Kms de Arranque dos anos 1970 e 1980.

O local não poderia ser mais emblemático: o mesmo galpão que servia de "toca" para o lendário Puma 07  - de Campêlo - nos tempos áureos das vitoriosas arrancadas.


Para quem acompanha o processo de resgate do "mitológico felino", que hibernou por quase 30 anos em outro galpão perto do Aeroporto, sabe que Campêlo guardou o motor - devidamente desmontado e cuidadosamente embalado - em seu próprio guarda-roupas, até o dia em que foi convencido a compartilhar essa empolgante história.

A tarefa de remontar o invicto motor coube, lógico, ao famoso preparador e afinador, que parece ter gasolina de aviação - a mesma usada pelo Puma - correndo nas veias.


Já em fase final da montagem, Toninho depende de poucos detalhes para "virar a chave" e liberar a cavalaria, devidamente sonorizada pelos escapamentos feitos sob medida.

Acreditem: o "urro" da fera, que presenciei nas provas do Pitubão e Stella Maris, é ímpar !


Enquanto isso, o próprio Campêlo cuida da montagem do câmbio especial, que completa o vitorioso conjunto. A relação das engrenagens é um dos muitos segredinhos da afinação.

Claro que, com a merecida aposentadoria e o futuro focado apenas em exposições, qualquer caixa de marcha serviria, porém, acreditamos que o resgate tem que ser absolutamente original.

Só assim o Projeto conseguirá honrar o legado desse trio, que tanto contribuiu para a história do automobilismo em nosso Estado!


Que venha o Tubarão !
   
    

4 comentários:

  1. Fala Carlos, adorei esse post, parece combinado !!!(rsrsrrs)tô me virando no possivel e impossivel pra o AF ficar pelo menos apresentável dia 01 pronto não tem tempo hábil, mas, vamo lá ! Grande abraço !!Che

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Che,

      Esse segmento é realmente empolgante, e já soube de mais dois projetos para muito breve. Bacana!!

      Estamos ansiosos para conferir o 70 lá no Campo Grande. A quantidade de visualizações na postagem já demonstra o carisma desse histórico modelo.

      A correria - sei muito bem - é desafiadora, mas, o resultado compensará.

      O Puma de Campêlo deve ficar pronto no primeiro semestre do próximo ano. Infelizmente não tem como levá-lo ao Campo Grande, mas, quando estiver pronto ... rsrs

      Um grande abraço e mantenha-nos informados!!!!

      Excluir
  2. Nossa, papo de gente grande, coisa que agente lê e fica calado, aos 26 anos de idade. O 7 é mesmo o número dos campeões né Carlos? 07 de Campelo, 77 de Odi, só gente boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rafael,
      Grande observação amigo, é a mais pura verdade!
      Ligados ao número 7, além dois grandes pilotos mencionados, podemos acrescentar Lulu Geladeira que corria com os números 17, 70 ou 71 - a depender do carro e da época.
      Realmente um número de campeões, nas pistas e no caráter.
      Um grande abraço!

      Excluir