Os Batalhadores
Todo mês, sempre no primeiro sábado, o Veteran Bahia promove o Encontro de Veículos Antigos, para associados, convidados e visitantes.
A cada edição um segmento é escolhido para uma homenagem especial, sempre abrilhantado por todos os outros. No dia 05 de maio a escolha recaiu sobre os valentes...
... UTILITÁRIOS.
Um fantástico Jeep de placas pretas
Pick-ups - original, modificada, recriação e réplica - Jeeps e Kombis representaram com maestria a categoria dos notáveis trabalhadores. Belos e raros exemplares brilharam na área reservada aos homenageados, no novo layout idealizado por nosso amigo Ivan Maron. A idéia estrearia no Encontro de Fevereiro - conversíveis - infelizmente cancelado por causa da greve da PM.
Raríssimo Jeg, criado para competir com a Gurgel por contrato militar
O mais interessante da exposição foi observar o grau de conservação dos exemplares, numa evidente resistência ao tipo convencional de uso - trabalho pesado - que condenou a maioria dos seus pares.
Pick-up White com motor V8 de Corvette
O Caminhão White da Petrobras, salvo do ferro-velho e transformado em uma pick-up única no mundo, é o exemplo maior dessa afirmativa.
Camper 4x4 da Envemo
Quando o peso da carga não é o principal fator do desgaste, sobra os desafios das trilhas e lamaçais para os veículos 4x4 e similares. A Camper, fabricada pela Envemo e inspirada nos Jeeps Laredo da Chrysler, era uma das opções dos brasileiros durante o "apagão" de carros importados da década de 80.
Chega de papo e vamos admirar os valentes e encantadores "sobreviventes"!
F75, produto da Willys e incorporada pela Ford
Chevrolet Brasil
Francisquinha - réplica da Ford F1
E não poderia faltar belos exemplares das versáteis e carismáticas Kombis, que detêm o honroso título de modelo mais longevo do país.
Para finalizar, peço licença para incluir o fantástico Roadster 1931 no rol dos utilitários, visto o pioneirismo e a falta de estradas transformarem o famoso Ford "bigode" em verdadeiro GP - General Purpose, ou seja, veículos para uso geral.
Os desavisados que observam apenas a "simplicidade" da mecânica e a finura dos pneus não imaginam como esse ícone se comportava nas rigorosas trilhas que representavam a imensa maioria das estradas daquela época. Realmente um verdadeiro "Jeep disfarçado"!
Mas isso é outra história
se superando a cada dia, voce compete com o proprio artigo anteriormente publicado. sou seu admirador e dos seus textos informativos,precisos e agradáveis de serem lidos. parabéns! Gouveia.
ResponderExcluirValeu Gouveia!
ResponderExcluirCom um tema tão rico e apaixonante, o "trabalho" fica facilitado. Rs,rs
Mas o apoio dos amigos é um grande estímulo, valeu!
Um grande abraço,
Oi Carlos! O seu trabalho é simplesmente maravilhoso para o automobilismo baiano.
ResponderExcluirMuito obrigado pelas materias a qual tem divulgado o trabalho da equipe de Lauro de Freitas a qual coordenou o evento.
James Luz
Valeu James!
ResponderExcluirNós é que agradecemos a dedicação e criatividade de todos vocês, que fez do último Encontro um evento memorável.
O Antigomobilismo Baiano precisa dessas iniciativas para continuar crescendo.
Repasse um grande abraço, e nossas congratulações, para os amigos de Laura de Freitas.
A união e força do grupo ficou evidente no grande número de jóias presentes no sábado. Parabéns!
Corrigindo a terceira frase: Lauro de Freitas
ResponderExcluir