O Poder das Siglas
No Encontro Mensal Veteran e Convidados de abril, realizado sábado passado, duas siglas me chamavam a atenção, numa clara demonstração do poder das "marcas" consagradas.
A primeira, por motivos óbvios, surgiu da homenagem do Veteran a determinados segmentos do antigomobilismo, escolhidos a cada mês.
O V8, mais do que apenas dois dígitos, engloba conceitos como força, desempenho, emoção, paixão, etc, além do imediato reconhecimento mundial. Para que falar "motor com oito cilindros contrapostos em V" se a simples menção da sigla já garante veneração e respeito?
Aliás, foi uma bela estréia de outro mito - baseado nos selvagens pôneis dos índios norte americanos - nesse seleto universo dos muscle cars. Parabéns Fábio!
A outra sigla, tão valente quanto a primeira, marcou presença em agradável duplicidade!
O SS, independente do significado polêmico*, impõe respeito e admiração por onde passa, ainda mais se exibido por dois exemplares de extremo bom gosto.
Realmente um sábado repleto de símbolos.
Confiram nas próximas postagens.
* O símbolo SS, lançado nas versões esportivas dos Opalas - e depois nas Caravans de mesmo conceito - permite várias interpretações.
A primeira possibilidade é o termo internacional "Separated Seats" ou bancos separados, que engloba efetivamente o conceito de esportividade.
A GM no Brasil tentou impor o termo "Super-Star", investindo pesado em publicidade, porém, sem muito sucesso.
Propaganda de 1973
Os brasileiros, em sua maioria, assimilaram o conceito de "Super Sport".
A exemplo do que aconteceu com o Fusca, que foi adotado pela VW como reflexo da preferência popular, a GM acabou incorporando o termo em modelos mais novos, como Corsas e Astras.
Importante mencionar que, compatível com a aceitação local, todos os esportivos da GM nos Estados Unidos são reconhecidos como "Super Sport".
Chevelle de Maurão
Carlos,
ResponderExcluiro carro de Maurão é um Chevelle Malibu e não um impala!
Sds,
Mauricio Cunha
Falha nossa !!!! Rs,rs
ResponderExcluirValeu Maurício, já corrigi a distração.
Um grande abraço
Grande Seixas, tem noticias do Puma de Campêlo??
ResponderExcluirAbraco
V'nyd
Grande Nyd,
ExcluirO projeto desacelerou um pouco, em função de alguns imprevistos com Toninho, que está para montar o motor. Mas ele já está providenciando.
Breve, mais novidades.
Um grande abraço!
Seixas, ótima materia. No Brasil o SS parece ter peso muio menor apesar de provar ser mais veloz e ter boa diriginilidade em comparação aos V8 Q pousaram no Brasil mas nos Estados Unidos a briga é feia e SS sempre esteve no topo. V8 vai de potência muito pequena como os 272" 4.6cc há 572" Q se eu não estiver enganado tem 8.7cc então se for comparar contra opala Q teve cilindrada original em 4.1 o V8 se mostra superior. Mas há amantes do bom e velho opala como EU Q não aceita substituir o bom e velho 6zão por nenhum V8 e prefere investir pra fazer o danado andar na frente. Valeu, 1 abraço
ResponderExcluir