quarta-feira, 4 de abril de 2012

Reunião MUITO Importante

   
CONVOCAÇÃO GERAL
Fãs de Automobilismo

Nosso amigo Lício Caldas emitiu convocação para uma das reuniões mais importantes do ano. Confiram:

Convoco a todos que são pilotos, amigos e amantes do automobilismo baiano para uma reunião com a intenção de discutir o futuro do movimento pro automobilismo na Bahia, pois com essa movimentação do governo do estado para trazer um novo evento automobilistico pra a Bahia, depois da Stock, temos que nos movimentar no intuito de responder a esta iniciativa que vai de encontro com o desenvolvimento do nosso esporte!

Local: Grand Prix Kart Indoor - Av. Orlando Gomes, próximo ao Costa Verde, as oito horas da noite do dia 10 de abril

Divulguem!

Tem pra contato 71 88199475 ou 93205031

Lício Caldas

PS: O local ainda não está comfirmado, mas provavelmente será lá.

Esperamos todos !
 
Para quem ainda não sabe, a pauta baseia-se na vinda da GT3 para Salvador, usando o mesmo circuito do CAB, uma semana após a Stock Car.
 
 
A princípio pode parecer uma boa notícia, pela oportunidade de conferir os super carros da categoria em ação, mas, infelizmente transforma-se numa "pá de cal" sobre os sonhos automobilísticos do nosso Estado.
 
Raphael Soares, grande piloto e blogueiro, já tinha alertado para esse potencial problema. Confiram:
 
Péssima notícia para os pilotos baianos, mais uma corrida de rua, improvisada nas avenidas do Centro Administrativo da Bahia - CAB.
 
Esta estratégia de fazer corridas no meio da rua, sepulta o sonho de um autódromo no estado.
 
Pela localização geográfica, um autódromo tornaria a Bahia uma passagem certa de todas as categorias nacionais, multiplicando o potencial de geração de renda para o Estado, e ainda revitalizaria os autódromos nordestinos ( Caruaru e Fortaleza).
 
Exceto o Patrick Gonçalves, os demais pilotos locais ficarão chupando o dedo, assistindo e sonhando com o dia que terão uma infraestrutura para praticar esporte a motor na Bahia.
 
Uma pena, um erro estratégico que vai custar caro para o esporte.
 
Porém, tem meia dúzia de pessoas comemorando, fazer o quê ?
 
O próprio Raphael, piloto vitorioso dos monopostos da Fórmula Vee (76), tem que sair do Estado para poder realizar o sonho que é de muitos !!!!
 
 
 
Pois é fãs do automobilismo, vamos nos reunir para traçar a estratégias  e ações que evitem o colapso definitivo do tão desejado autódromo.
   
     

3 comentários:

  1. Sepultaram o sonho de um autódromo na Bahia


    “....o Governo não pode arcar com a construção e a manutenção de um autódromo.” Esta afirmação categórica do Secretário do Turismo do Governo do Estado da Bahia, Domingos Lionelli, em entrevista à revista StockCar nº 03, página 61 (já nas bancas), ratifica o que já venho alertando há muito tempo, a estratégia suicida de trazer provas de porte nacional para circuitos improvisados no meio das ruas e avenidas da cidade, o incrível, é que se não bastasse o erro da StockCar, estão ampliando o equívoco com a vinda da GT Brasil, também para correr nas avenidas do CAB.


    Do ponto de vista do Governo do Estado a pauta do automobilismo está plenamente atendida, serão duas provas de peso nacional que incrementam a geração de divisas para o Estado e ainda promovem a Bahia através de mídia espontânea, quando critico a estratégia estou focando nos interesses dos pilotos baianos, que continuam sem um local para praticar o esporte e continuarão assim por mais um longo período se nada for feito de diferente.


    Quando o Secretário afirma que a Bahia não tem condições de fazer e manter um autódromo devemos analisar que idéia de autódromo foi passada para ele, com que estimativa de investimento estatal e de custeio, este é o problema. Certamente tentaram vender a idéia de um Autódromo Internacional, padrão FIA, um equipamento deste não sai por menos de R$ 100 milhões, sem dúvida alguma, uma cifra que assusta qualquer governante.


    Data Vênia, nobre secretário, diversas cidades do interior do Brasil, construíram e mantém autódromos, a exemplo de Santa Cruz-Rs, Londrina-Pr, Caruaru-Pe, este ano será anunciado o autódromo de Toledo no Paraná, o quarto daquele Estado, não há como comparar a capacidade de investimento do Estado da Bahia com a destes pequenos municípios, portanto a questão não é capacidade financeira e sim prioridades. É muito óbvio que com as provas nacionais acontecendo no CAB o autódromo deixou de ser uma necessidade, esse é o ponto, um erro crasso daqueles que fomentaram a idéia de provas de rua na Bahia, esta estratégia sepultou o sonho de um autódromo em terras baianas.


    Com esse categórico NÃO do Governo do Estado, com a falta de capacidade de investimento de nossas Prefeituras Municipais, com a inviabilidade econômica de construção por parte da iniciativa privada, aos pilotos baianos agora só resta a união, união para construir com as próprias mãos, partir para uma estratégia alternativa, interna, de custo relativo, compartilhado, para isso precisamos de um grupo com credibilidade para capitanear este processo com transparência, ética e lisura.


    Não sonhamos com um autódromo de padrão internacional, queremos uma pista simples, segura, pé no chão, dentro da nossa realidade, porém as poucas pessoas que comandam o automobilismo na Bahia não foram, nem são pilotos, daí a falta de foco na questão, são pessoas ligadas a área de promoção de eventos, não entendem o esporte automotor sob a ótica de quem pratica, de quem prepara um carro para pista, de quem sofre com a falta de apoio, de quem paga altas taxas para ter o direito de correr, não possuem a cabeça de quem é apaixonado por corridas de automóvel, os pilotos, nós só queremos ter um espaço seguro para acelerar, só isso.


    Danem-se os eventos de grande porte, onde somos meros espectadores ou bandeirinhas ou comissários, queremos participar de um campeonato regional competitivo, onde possamos rasgar a reta, subindo marcha no limite de giros do motor, disputar uma freada sentindo o carro desgarrar, fazer a tomada e acelerar até o limite da pista, sentir à aproximação de um vácuo, são essas coisas que queremos; StockCar , Feraris e Lanborghinis podemos continuar vendo na TV.


    Precisamos da união de todos em torno deste projeto: pilotos de velocidade na terra, velocidade no asfalto, arrancada e kart afinal o kartódromo está com os dias contados.


    Este é meu último post do blog:


    http://automobilismobaiano.blogspot.com

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  2. Grande amigo Rafael!
    Gostaria aqui de colocar uma questão muito importante, pois pra mim a grande culpa da decadencia do nosso automobilismo é dos proprios pilotos, pois somos extremamente desorganizados e desunidos, então levanto uma bandeira da união e da organização´tanto social quanto politica, para podermos ter representatividade, para que possamos dar uma opinião tecnica e qualificada nessas negociações publicas, pois estamos na mão de escolhas políticas e empresariais, então a bandeira é união e organização!

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  3. Não vou poder comparecer a esta reunião, pois toda terça-feira a noite temos nosso encontro semanal do CFB, pois ja temos um passeio marcado para Periperi, tenho até algumas sugestões muito boas, mas não posso abandonar uma familia que esta unida a 20 anos.

    Odi Junior
    Presidente do CFB

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