terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais um felino localizado

   
Um Jaguar com Pedigree

Salvador está parecendo uma selva, cheia de feras escondidas!

Calma, o blog continua focando no antigomobilismo e não da violência, corrupção, incompetência municipal ou outros temas tão contemporâneos.

As feras mencionadas são ferozes e indomáveis, porém, totalmente do bem!

Depois do Puma de Campêloentocado por mais de 20 anos perto do aeroporto, mais um grande felino é localizado e está prestes a abandonar uma longa hibernação: um autêntico Jaguar.


O caçador da vez - ou garimpeiro se preferirem - foi David Opaleiro do Clube do Opala, que passou muito tempo tentando registrar a fera escondida em sua "toca de plástico". Aqui vale uma curiosidade: a resistência dos donos foi vencida pelo Opala 73 de David, quando foi utilizado numa entrega de Sedex.

Tomei conhecimento através do conhecido rodder Ulisses Britto do Veteran Bahia, que agitou o grupo de aficcionados ao repassar as fotos do raro e charmoso fabricante inglês.

A descoberta em si já seria suficiente para muita euforia, mas, desde o momento que conferi a primeira foto uma idéia tornou-se dominante: e se o exemplar além de raro fosse histórico? Essa idéia não saiu mais da cabeça, acompanhada da impressão de que eu tinha visto esse modelo em algum lugar. Até que ...

O Antigomobilismo Esportivo mais uma vez em festa

Confirmado: trata-se de um icônico remanescente das incríveis e históricas corridas da Avenida Centenário, porém, não como competidor.


É um dos felinos do famoso Aristóteles Moreira - diretor de prova da Federação Baiana de Automobilismo na época - que eram usados, quando necessário, como "carros madrinha".

Na foto - a que atiçou minha memória -  um deles cuida da largada em situação de chuva, à frente do famoso Puma da equipe AF e dois valentes Fuscas que ocupavam a primeira fila.

Esse raro registro faz parte do arquivo disponibilizado por Maurício Castro Lima, que resultará (breve) numa série de postagens sobre o desafiador circuito de rua soteropolitano, antes de ser banido pelos governantes.


Esse Jaguar - ainda portando placas amarelas - apresenta as inevitáveis marcas da idade, porém, sem perder a beleza em cada detalhe.


Uma importantíssima parte da história, muito bem conservada, que segundo rumores pode ser brevemente resgatada e restaurada, com todo seu brilho e exuberância.

E um outro detalhe atiçou  nossa curiosidade: há um segundo exemplar de Moreira, conversível e com carroceria em alumínio. As fotos tiradas por David apresenta-o sob uma capa de proteção. Observem as placas em sequência.

David prometeu tentar novas imagens, sem a cobertura, que esperamos ansiosamente!


A pergunta que não quer calar: será que trata-se do Jaguar de corrida que acidentou-se numa das provas da Centenário?

Com a palavra, os "universitários"!

Aguardamos informações.
   
Atualização:

David já se manifestou dizendo que o Jaguar conversível - cinza - está intacto e é belíssimo, descartando portanto a possibilidade de ser o exemplar acidentado nas corridas de rua da cidade.

Marco Medeiros, garimpeiro mor do Veteran, onde está esse Jaguar, guardado até hoje com as "cicatrizes de batalha"?




9 comentários:

  1. Grande Carlos,apenas uma observação:Essas fotos foram feitas e enviadas ao grupo por mim,que venho caçando esse felinos há alguns anos.Na verdade caçando a oportunidade de clica-los.Eles são sempre mantidos bem embalados ,na interna de um prédio no Cabula,há vários anos tento falar com o proprietário e nada !!Mês passado trabalhando no Jardim Brasilia,a moradora permitiu que eu levantasse o plástico e fizesse as fotos,após ela me ver entregando Sedex à bordo do meu Opala 73.Ela me informou que a familia pretende levar os carros à leilão.Segundo ela o preto pertenceu a um governador e o conversível cinza está inteiro.Tentarei mais fotos assim que puder dirigir,se quiser te passo mais informações em pvt.Abraço

    David Opaleiro

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  2. eu ja tinha visto ele no cabula... uma amiga mora no prédio em frente rsrss

    abraços

    Marcos Bola

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  3. Grande David,

    Peço desculpas pela precipitação - devidamente corrigida - que me levou a atrapalhar os créditos pelas fotos. Certamente a euforia da notícia precipitou minhas conclusões.

    Recebi as imagens repassadas por Ulisses e concluí, erradamente, a origem.

    Obrigado pelas informações complementares, que também já acrescentei à postagem.

    Desejo rápido restabelecimento, para que você possa voltar logo aos Encontros e às "caçadas".

    Um grande abraço

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  4. Grande Marcos,

    É difícil existir um antigo na cidade que você não conheça !!!!

    Você, Marco Medeiros, David Opaleiro e Ulisses poderiam até criar uma Diretoria Especial de Caçadores e Garimpeiros. Rs,rs,rs

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

    PS: Aguardo outras dicas para futuras publicações.

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  5. hehehehe... tudo em prol de aumentar a força do antigomobilismo na Bahia... hoje vi um fusca na boca do rio, maltratado e com placas amarelas... amanhã se passar por lá, tiro fotos e te mando em pvt.

    abração
    Marcos Bola

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  6. Grande Seixas,
    Sinto desaponta-los mas este jaguar não é o de Moreira , que foi carro madrinha nas provas da Centenário.
    Eu sei onde o verdadeiro estava até alguns anos atrás, se quiser levo voce até o local.
    Um abraço,
    Mauricio c. Lima

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  7. Mauricio e Carlos Seixas,

    Acredito que estes sejam os Jaguars de Moreira, sim!
    Trata-se de um MK VII (o preto), e um MK II (o conversível). Tive a oportunidade de conhecer Aristoteles em setembro do ano passado, e emle havia me comentado que o pai dele estava muito doente, eque havia tirado os Jaguars do Galpão e levado para o Cabula. Inclusive a infomação d evenda é verdadeira. Um MK VII restaurado vale em torno de 100.000 reais. Já o raro MK II conversivel restaurado vale em torno de 100.000 euros LÀ FORA!
    Com certeza vamos perder estes ultimos diamantes do Antgomobilismo Baiano.
    Abraço,
    Marco Mederos

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  8. Amigo Marcos,
    Até 2004 eu mantive contato com Moreira, que sempre foi meu amigo desde os anos sessenta ,a época das corridas e sempre visitava ele no galpão tendo inclusive em 1995 feito um cheque no valor de aproximadamente 10.000 dolares para ficar com o Mark II prateado, tendo ele momentaneamente aceito e depois voltou atrás, de modo que conheço muito bem os carros.
    Pelas fotos ,o preto aparenta ser o Mark V de Moreira,que segundo falavam pertenceu ao Cardeal Dom Augusto, além deste ele tinha o chassi com toda a mecanica do XK 120 conversivel que pertenceu a Lev Smarchev, o qual Lulu destruiu em uma corrida na Barra e posteriormente jogaram fora a carroceria batida pois iam fazer um protótipo para correr.
    Por fim o terceiro Jaguar que foi usado varias vezes nas corridas da Centenário como carro madrinha, era um Mark II cinza prata com estofamento em couro azul.
    Não da para ver o carro por baixo da capa, mas se é conversivel, certamente não foi de Moreira.
    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco este mistério.
    Um grande abraço, Mauricio

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  9. Caríssimos Marco e Maurício,
    As informações estão surgindo ... fantástico!!
    Esse debate é genial, para que os detalhes sejam esclarecidos.
    Percebi que o exemplar das fotos de David não é exatamente o mesmo da Centenário - observem a curva da grade dianteira - porém todas as consultas apontam para um dos carros de Moreira, portanto remanescente daquela época tão especial.
    Quanto ao conversível, só identificaremos quando David conseguir as novas fotos.
    Combinado Maurício, quando você puder podemos tentar fotografar o verdadeiro carro madrinha.
    Alguém sabe onde foi parar a mecânica do Jaguar do acidente de Lulu?
    Um grande abraço

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