quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Puma VW Espartano (02) - O Retorno

      
Uma Imagem Rara

Prosseguindo a série sobre a lendária equipe AF, que brilhou na Bahia - e outros Estados - na transição dos anos 60/70, destaque para o Puma Espartano "verdadeiro"!

Para comemorar essa "retorno" no tempo - patrocinado pelo inestimável apoio do piloto Maurício Castro Lima - e saciar a curiosidade de muitos, uma rara foto colorida desse ícone do automobilismo.


Segundo fruto da vitoriosa parceria da Escuderia com a fábrica Puma, o modelo 1969 foi entregue a tempo dos 500 Km de Salvador e apresentava grandes inovações: era um Espartano "verdadeiro" com a fibra mais fina e aparentemente o único Puma/Porsche - motor e caixa 1.600 - que saiu da fábrica.
      
Tinha as mesmas características do modelo 1968 - concebido totalmente para competições - e mais o acrílico com vigias de correr em substituição aos vidros secundários e caixas das rodas recortadas para comportar os largos pneus, além do menor peso da carroceria. Herdou - no primeiro momento - o número 17, enquanto o 1968 passou a portar o 71 e o fusca o 717.


Leve e com a mecânica apimentada, o "foguete" estreou na prova de longa duração - pilotado pelo mitológico Lulu Geladeira e André Burity - com a configuração de fábrica.

Em 1970 - já com mecânica VW 1.900 e componentes Porsche - assumiu o número 71 e apresentou um visual muito mais agressivo. Incorporou entradas de ar sobre o teto e radiador de óleo no capô, além de rodas de liga leve com duas polegadas extras.

Observem o modelo 1978 no segundo plano, já com as entradas de ar tipo periscópio.

Uma curiosidade

Na temporada de estréia (1969), quando ainda portava o 17, o Espartano Puma/Porsche foi surpreendido no Ceará por um outro concorrente com o mesmo número. Assumiu o número 1 após um apagamento emergencial do sete, conforme registrado abaixo.


Portar o número 1 não deixou de ser um "justiça poética", visto as incontáveis vitórias conquistadas por esse belo exemplar.

Infelizmente não há registro sobre o destino do felino após a "Idade das Trevas" do automobilismo baiano, com a proibição das corridas na Avenida Centenário.

Dedico esse retorno aos amigos James, Fábio, Maurício, Che e Vinícius.

Informações e acervo de imagens: Maurício Castro Lima

10 comentários:

  1. Grande Seixas, Fantástica esta publicação amigo. Fiquei emocionado ao lembras destas corridas na Centenário. Parabéns pelo excelente trabalho no resgate de nossa cultuta automobilística.

    Ivan Maron

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ivan!
    Devemos a Maurício essa preservação e resgate.
    É realmente um tema apaixonante.
    Prepare-se, breve teremos um raio X completo daquele histórico circuito, mais uma contribuição de nosso "piloto consultor"!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Seixas, Obrigado por nos dedicar esse retorno, acho que voce é por merecimento o grande herdeiro destas memórias da época de ouro do nosso automobilismo, se depender de mim voce tera ainda muito a publicar.
    Um grande abraço e mais uma vez meus votos de Boas festas.
    Mauricio C. Lima

    ResponderExcluir
  4. Amigo Seixas, como é bom ver essas lembranças, tenho algum material da epoca das arrancadas na praia do flamengo, assim que eu puder eu te passo pra vc fazer uma materia em seu blog, pois no momento o automobilismo Baiano esta vivendo so de lembranças, parabéns pela materia do puma, abraços.

    Odi Junior - Fusca 77

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carlos,

    o puma espartano é uma lenda mesmo.

    que tal fazermos uma réplica para voltar a andar de verdade, em Interlagos, na Classic Cup? Tô dentro deste projeto..

    PS: Voltei com o blog
    www.automobilismobaiano.blogspot.com

    Saudações Motorizadas

    ResponderExcluir
  6. Grande Maurício,

    Nós é que agradecemos esse empolgante resgate.

    Sem os seus preciosos registros, essa histórica fase do automobilismo baiano tenderia ao esquecimento.

    As fotos que você disponibilizou são incríveis!

    Quando estiver liberado 100%, publicarei seu incrível arquivo sobre o circuito da Centenário.

    Um grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Grande Odi,

    Obrigado amigo, estou ansioso pelo material mencionado!

    As arrancadas em Praias do Flamengo são inesquecíveis, e certamente precisam ser documentadas. As novas gerações merecem essa oportunidade.

    Aguardo sua inestimável contribuição. Será mais uma grande motivação para retomar o ritmo do Blog.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Grande Raphael,

    Excelente noticia a da retomada do seu blog, parabéns amigo!

    A luta pelo automobilismo local é importante, e todos os reforços são vitais.

    Quanto a possibilidade de um réplica do famoso Espartano amarelo, torço para que torne-se real e possa registrar o processo aqui no Blog.

    Preciso te apresentar duas pessoas. Aguarde!!!

    Um grande

    ResponderExcluir
  9. Prezado Carlos,

    estou empolgado com a ideia da réplica do Puma seria uma oportunidade ímpar de integração entre os antigomobilistas e automobilistas baianos. Estou às ordens para começar as conversas, sou um cara muito determinado quando coloco um projeto em mente, aguardo seu contato: celular 9287-9897. Fiz um post sobre a ideia no blog: www.automobilismobaiano.blogspot.com

    ResponderExcluir