segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

20 de janeiro

    
Dia Nacional do Fusca

Nossos amados besouros podem até não ser - atualmente - uma unanimidade, afinal, muitos jovens não tiveram a oportunidade de construir uma história de vida ligada a esses simpáticos parceiros.

Minhas filhas - por exemplo - não gostam muito de nosso 1972, mas, passaram a admirar o carisma,  a presença e o respeito evocado por ele, cada vez que saímos para passear. Ficam impressionadas como a maioria das pessoas se aproximam com reverência e citam alguma experiência pessoal com pitadas de saudável nostalgia.

Meu pai - Zeuxis - no Dia Nacional do Fusca 2011

Isso mesmo, quase todo mundo tem uma história de fusca para contar! Eu, como muitos, aprendi a dirigir em um.

Exótico e polêmico por natureza, costuma provocar grandes e apaixonadas discussões. Mas tudo resume-se na simplicidade do gostar ou não!

Costumo ouvir também algumas - poucas - provocações e ironias, normal até para os mais carismáticos personagens históricos. Respeito a opinião de cada um e acho que - muitas vezes - até as críticas são pintadas com um certo carinho.

Edson Brandão - mais que cunhado, um "irmão mais velho" que tive a felicidade de conviver - adorava tentar me irritar, sempre "numa boa"! Contudo, eu devolvia as "tiradas" com as saborosas lembranças do fuscão 73 - seu primeiro carro - e ele intimamente se divertia! Sem dúvida era pura e saudável provocação, tal qual os eternos debates sobre times de futebol.

Resumindo - até as introduções rendem quando o assunto é fusca - o objetivo da postagem é homenagear o único carro do país que tem um dia nacional - 20 de janeiro - pelo menos que eu saiba!

Para marcar a data que se aproxima, divido com vocês duas imagens bem siginificativas, que podem traduzir tudo que acabei de mencionar.

A primeira é uma das fotos da Época de Ouro do automobilismo baiano, com a forte e significativa presença dos valentes fuscas nas históricas corridas da Avenida Centenário. Observem a composição da primeira fila e os "saltos" na largada.


Quem ainda duvida da eterna competência desses valentes pioneiros, que invariavelmente estavam entre os primeiros colocados dessas competitivas corridas de rua, por favor pesquise os resultados atuais nas principais competições de arrancada das diversas regiões do país.

A segunda imagem vem de mais uma história pessoal, que sintetiza todo o carisma desse impagável modelo: ao concluir um longo trabalho e, por consequência, solicitar desligamento da empresa, os muitos amigos que fiz organizaram uma emocionante despedida!

Adivinhem o presente coletivo que ganhei naquele inesquecível momento?

  

5 comentários:

  1. Carlos,

    sou um fuscamaníaco e pronto, legal a abordagem do seu texto, meu filho de 17 anos torce o nariz para o besouro, porém eu já tive 13 modelos(alto, baixo, original, mexido,itamar, última série, de arrancada, de veloterra), atualmente sinto um vazio em minha garagem, porém brevemente deverá estar recomposta.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Bela e justa homenagem para com o Besouro em suas palavras.

    Grande abraço e espero que esteja com saúde.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Carlos Seixas, o Clube do Fusca da Bahia, agradeçe em nome de nossa Diretoria, o apoio que voce da ao nosso querido besouro, na verdade o dia Nacional do fusca é o dia 20 de janeiro, estaremos realizando um passeio para Caboto o II Fuscaboto no dia 22.01.2012, mais informações acessem ORKUT e FACEBOOK, o nosso novo site esta quase pronto em breve divulgaremos, parabéns pela materia.

    Atenciosamente,

    Diretoria do Clube do Fusca da Bahia

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos Raphael e André,

    Há uma grande movimentação para que a data não passe em branco.

    Breve ajudarei na divulgação.

    Obrigado pelos comentários.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos do CFB,

    Eu é que agradeço o belo trabalho de vocês à frente de nosso estimado clube. Os Fuscas realmente merecem tudo e muito mais!

    Já corrigi a distração da data, valeu! Na verdade fui induzido ao erro pelos dois eventos - Caboto e Feira - marcados para dia 22 em homenagem ao Dia Nacional.

    Odi me passou o gentil convite de vocês, mas, infelizmente ainda estou de "castigo" (rs,rs) por causa do olho. Com fé em Deus estarei presente no próximo.

    Caso tenha oportunidade - pelas limitações de tempo no PC - pretendo ajudar a divulgar mais essa edição do Fuscaboto!

    Certamente terei oportunidade de postar como foi o passeio, portanto, aguardo fotos do domingo.

    Um grande abraço e parabéns aos besouros.

    ResponderExcluir