quinta-feira, 21 de julho de 2011

Escuderia AF - O primeiro Puma VW "Espartano"

        
Começa a consultoria MCL

Conforme anunciado, vamos usufruir - a partir de hoje - do vasto conhecimento de Maurício Castro Lima sobre a época de ouro do automobilismo baiano.


Maurício já disponibilizou o primeiro texto, organizado por ele em 2009, com 15 páginas e 21 fotos de arrepiar - algumas inéditas, que trata da lendária Escuderia baiana AF - Adriano Fernandes - e seus valentes pilotos, entre eles o mitológico Lulu Geladeira.


O bem elaborado e esclarecedor documento traz detalhes como preparação, configuração e até a numeração dos carros da vitoriosa equipe, incluindo o primeiro Puma "Espartano" VW produzido pela fábrica, que dava apoio oficial. O acordo incluia até a presença de Jorge Lettry, um dos "pais" das feras.


Como há muitas - e valiosas - informações, pedi autorização ao nosso amigo / piloto / consultor e dividi o conteúdo em algumas postagens distintas, para que elas não fiquem tão longas.

A primeira visa esclarecer o conceito "Espartano" no primeiro Puma VW de competição oficial da fábrica. Notaram as aspas no terceiro parágrafo? Rs,rs

Espero que apreciem, pois é uma oportunidade ímpar para todos nós. Valeu Maurício!

O PRIMEIRO PUMA VW "ESPARTANO"

O primeiro Puma da Escuderia AF foi um modelo 1968, fabricado especialmente para competições, que teria o status de primeiro "espartano" VW.


Aqui vale a primeira desmistificação: esse exemplar era, na verdade, o precursor dos "oficialmente batizados" e raros espartanos, que seriam produzidos posteriormente!

Explica-se:  a grande diferença para os "verdadeiros" espartanos era a espessura da fibra, que nesse protótipo - acho que podemos chamar assim - apresentava-se "normal de linha".

O interior era despojado - daí a nomenclatura ou "apelido" - tinha suspensão rebaixada e recalibrada, alterações nos paralamas para acomodarem as rodas Scorro de 08 polegadas, entradas de ar maiores, santantônio integrado, bocal do tanque especial para abastecimento rápido, banco concha de competição e relojoaria completa.

O motor foi preparado por Jorge Lettry visando a estréia do modelo com mecânica VW nas pistas, exatamente os 500 km de Salvador.

Foi pintado de amarelo - tonalidade muito parecida (senão igual) com a do catálogo Puma - com  faixas pretas nas laterais, que subiam e se encontravam no teto.  Esse layout, característico das competições, também saiu em alguns exemplares de rua.

Estreou com a dupla Lulu Geladeira e Norman Casari, devidamente identificados pelo número 17.

O outro carro da equipe era um VW 1600 - da dupla André Burity e Ubaldo Lolli - que ostentava o número 71



Em 1969 a Escuderia recebeu o segundo Puma, desta vez um "verdadeiro Espartano"!


Informações e acervo de imagens: Maurício Castro Lima

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