domingo, 17 de abril de 2016

Que carro é esse?

Finalmente o retorno ... e a resposta.

O Desafio ...


Curiosidade antiga, reforçada pelo longo intervalo no blog, esse revolucionário modelo foi um ícone - injustiçado - da luta inicial pela segurança automobilística!


Resposta da Chevrolet para o avanço do conceito VW no mercado mundial, pagou caro pela ousadia e, pior, pela falta de visão dos executivos que cuidaram da crise de imagem nos anos 60.

Falaremos nisso mais adiante, pois, agora vamos ao resultado da enquete ...

A Resposta!


No detalhe ...


Lançado pela GM em 1960, em resposta ao avanço dos compactos e simplificados carros europeus, que avançavam as opções de 2º ou 3º carro das famílias americanas.


Com motor 2.3 de seis cilindros, começando em 80cv, tinha uma configuração exótica e similar aos fuscas: motor boxer, traseiro e refrigerado a ar.


Realmente revolucionário, somava suspensão independente e carroceria monobloco, além do interior luxuoso, design fluido e elegância característica com assinatura GM.


Um sucesso imediato, que conquistou o prêmio de Carro do Ano já no lançamento!


Com a chegada de novas versões, mais potentes, aliado à tendência de sair da traseira quando exigidos mais esportivamente, os problemas começaram, um verdadeiro "pé no freio" na reputação do instigante projeto!


O advogado Ralph Nader, um dos pioneiros na busca pela segurança e direitos dos consumidores, lançou o livro "Inseguro em Qualquer Velocidade", que listava vários carros, incluindo o Corvair e suas dificuldades nas curvas.


Fundo longo, peso do motor, tração traseira com eixo oscilante e a necessidade de calibragem absolutamente correta nos pneus - quase sempre subvalorizada - ajudaram a criar essa fama.

Mas o verdadeiro erro dos executivos da Chevrolet foi envolver detetives e outras tramas para desacreditarem Nader. Tentativa descoberta e devidamente processada, gerou um escândalo irreversível e elevou o Corvair ao carro símbolo da insegurança automobilística.


Testes posteriores - 1971 - o inocentaram, mas, o estrago já estava feito e o modelo foi descontinuado por causa do declínio nas vendas!

Realmente uma injustiça, afinal, podemos lembrar do sucesso obtido pelo Porsche (por exemplo), com configuração bastante similar.

Na próxima postagem, mais detalhes e curiosidades desse modelo, aproveitando fotos do exemplar 1965 que repousa em fantástica coleção baiana!


O sorteio entre os que participaram desse desafio, que comemora o retorno do Pit Stop Bahia, será no Encontro Mensal Veteran & Convidados - primeiro sábado de maio!

Valeu amigos!


Um comentário: