quinta-feira, 21 de abril de 2016

Blog Kadron SA

Novo Blog, Antigo "Bug"!

Caricatura de Maurício Morais

Um novo espaço, para registrar as memórias e histórias de um dos mais bonitos buggys de todos os tempos: o Tropi / Kadron!


Já retratado AQUI, o Kadron é uma das obras primas de Anísio Campos (dir), genial designer que também assina outros modelos inesquecíveis!

Foto: Rodrigo Ruiz, via Web

O Kadron SA, a exemplo do Opala SA, manterá intercâmbio com o PSB, numa parceria que permite o aumento da abrangência e a concentração de temas específicos.


Contamos com o apoio de todos, com o acompanhamento, envio de dicas e informações!

Confiram abaixo a réplica da postagem de lançamento do Kadron SA - abr 2016

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inspirado pela bandeira do próprio símbolo...


... Lançamento Autorizado


Criado por um dos maiores designers brasileiros, o mestre Anísio Campos, o Bug / Bugre / Buggy Kadron ainda é referência entre os fãs desse despojado, dinâmico e aventureiro segmento.


Fui fisgado já na adolescência, culpa da fluidez do desenho, ineditismo da proposta (anos 70), do Kadron branco do primo Caca e, principalmente, da inesquecível matéria da Revista 4Rodas, que provocava o desejo incontrolável de transformar Fuscas em Bugs (sic).


Depois de tentar, sem sucesso, convencer Zeuxinho - pai inesquecível - a transformar o Fusca 1969 da família (rsrs), realizei esse sonho ao adquirir 50% do primeiro carro, aos 20 anos, graças ao empréstimo assumido por meu cunhado Beto (serei eternamente grato) e honrado com a ajuda de custo do meu estágio na época. 

Fundamental também foi minha sócia / irmã Simone, que bancou a outra metade antes mesmo de aprender a dirigir. Isso que é apoio e confiança!

Era na verdade uma réplica do Kadron, ano 1982 e montado sobre um chassi de Fusca 1980. provavelmente feito pela competente equipe de uma empresa que funcionava no bairro do Tororó,

Chegou branco metálico e, ao longo dos 25 anos de parceria, foi pintado de vermelho Monza e depois de amarelo Puma. 


Diz o ditado popular que Buggy só dá duas alegrias, quando se compra e quando se vende!

Não é verdade!

Há alguns anos, por falta de garagem coberta e desanimado pelo consequente desgaste provocado, fiz a enorme besteira de aceitar uma proposta de venda! 

O arrependimento foi quase instantâneo, e o negócio só não foi desfeito por estar preso pela palavra.

Quis o destino que a compensação viesse de forma tão inusitada e especial.

Ao buscar o resgate de um autêntico Opala Stock Car - em decana hibernação, adivinhem o que estava atrapalhando a saída da garagem?


Um autêntico Kadron 1973, montado sobre o chassi de um Fusca 1968, que portava a carroceria nº 444, ou seja, já da segunda geração (aguardem detalhes sobre o assunto).


Pneus murchos, freios travados, placas amarelas ... um cenário mais pessimista possível, apenas para disfarçar uma jóia pouquíssima rodada, quase completo e com detalhes de acabamento incríveis.

Claro que o novo resgate foi inevitável, um "chaveirinho" de presente para os "garimpeiros"!


Após a completa revisão mecânica - afinal foram cerca de 30 anos de imobilidade - o Kadron estreou no Encontro Anual de Veículos Antigos, organizado pelo Veteran Bahia, que lota a Praça do Campo Grande todo final de ano.

Um Diorama - em escala real - foi montado para apresentar o Opala SS recém-restaurado, o Opala Stock Car antes do início dos trabalhos e do Kadron ainda com placas amarelas.


Esse cenário representou o lançamento da Pedra Fundamental de um projeto maior - A Garagem de Zeuxinho - que agora também parte para a sonhada implantação. Aguardem as novidades!

A atualização da documentação, complexa e dispendiosa, só se tornou possível com a inestimável ajuda de um batalhão de amigos, aos quais agradecemos de todo o coração! 

Não vou citar nomes, pelos mais variados motivos, mas eles sabem de quem estou falando.

Esse novo blog, marcado pelo recomeço e devidas "placas cinzas", pretende documentar e detalhar todas essas histórias e mais algumas, como a caça aos poucos componentes que faltam - por exemplo.


Visando compartilhar com amigos, colecionadores e fãs desse incrível modelo, casos, curiosidades e informações, para ajudar no reconhecimento da obra prima de Anísio Campos.

Aproveitamos para anunciar a óbvia parceria com o blog Pit Stop Bahia, que cederá e captará postagens, para a desejável ampliação do alcance.

Contamos com a ajuda de todos, no acompanhamento, possível correção e, principalmente, envio de novidades e dicas para o conteúdo. 

Pé na Tábua!

Testes do Kadron na Praia do Pepino

3 comentários:

  1. http://oldraces.blogspot.com/2015/11/anisio-campos-oito-decadas-na.html

    Amigo Carlos Seixas, belo resgate do Buggy Kadron, que para mim foi o mais bonito já feito no Brasil.
    Veja a matéria acima sobre Anisio Campos, a quem tive a honra de conhecer! Parabéns pela matéria e principalmente por reativar o Pit Stop, que já é um patrimônio do antigo mobilismo da Bahia.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Depois de anos procurando encontrei um Kadron 73 original, porem abandonado a mais de 20 anos e pintado de vermelho, foram meses de trabalho, mas deixei ele 100% original até na com, branco lotus.

    https://www.youtube.com/watch?v=4E_ztI8IsNc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo, belíssima iniciativa e trabalho!
      Também, gostei muito da idéia de adaptação do estepe.
      Grande abraço!

      Excluir