terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de Maio de 2014 - Bandeira Verde

Nova Largada !
 
O 13 de maio - dia muito especial - reúne uma série de comemorações e acontecimentos importantes!

Primeiro foi a assinatura da Lei Áurea, que "acabou" com um dos mais trágicos e vergonhosos capítulos da história do Brasil. Lamentável perceber que nós fomos uma das últimas nações a "abandonar" esse absurdo.

Como registro, replicamos as precisas palavras da "Mestra dos Saberes" Makota Valdina: "Não sou descendente de escravos, Eu descendo de seres humanos que foram escravizados!" 

Refazendo o foco, também comemoramos o ...

Dia do Automóvel
 
A data foi instituída em 1934 por Getúlio Vargas e há muitas versões circulando em relação ao motivo. Na minha opinião, a mais coerente é ter sido a abertura da primeira estrada pavimentada do país - Rio de Janeiro / Petrópolis - inaugurada em 1926. 

Inclusive, o decreto presidencial criou, na verdade, o Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem. Inútil mencionar que sobre estradas não há muito o que comemorar, em tempos de buraqueira, descaso, insegurança, pedágios, etc.

Enfim, gostaria de parabenizar todos os Clubes, colecionadores, fãs e amigos do Antigomobilismo pela valiosa contribuição no resgate e conservação de parte dessa rica história! Para ilustrar e homenagear a todos, uma foto de "veterânicos" amigos durante a cerimônia de doação, pela família Lanat, do carro mais antigo do Brasil ao Museu da Misericórdia - Centro Histórico de Salvador/Ba

Veteran Bahia ao lado do Clement Panhard 1901

 Hoje também é o Dia Z !

Escolhemos essa data - tão especial, repetimos - para o lançamento oficial de um antigo sonho e, esperamos, uma efetiva realização: a ZZ Garage.

A Pedra Fundamental foi lançada em janeiro passado, na data de nascimento do maior incentivador e óbvia inspiração do projeto, como documentado no blog-parceiro Opalas SA (Salvador), que replicamos agora:

A DATA

A data para o lançamento oficial do blog Opalas SA - 02 de janeiro - foi escolhida em função dos 90 anos de nascimento de nosso querido Zeuxinho, pai amoroso e antigomobilista dedicado, que muito influenciou e apoiou uma legião de aficionados. 

A sua mitológica garagem, sempre equipada e acolhedora, foi berço e abrigo para um sem número de projetos, incluindo os próprios, os meus, os de Edson Brandão e de muitos outros amigos.






O Opala SS 1977 também já passou por lá, antes de iniciar a maratona 2014.


Mais importante do que o espaço, é reconhecer a origem do "vírus da ferrugem", cujo memória genética é inegável, e mais antiga do que imaginávamos a princípio. 

As maravilhas da manipulação fotográfica permite-nos unir, numa única  e emocionante imagem, os maiores responsáveis por essa "contaminação".


Os Zeuxis - pai e filho, pioneiros dessa ferruginosa história familiar (aguardem detalhes), serão homenageados pela materialização de um antigo plano:
ZZ Garage

02 de janeiro é o lançamento do conceito, da pedra fundamental!

E hoje, 13 de maio, são os primeiros 07* passos oficiais: 
(* Observem, no futuro, as coincidências e extrema importância do número 7 para o projeto)

01 - União de todos os projetos em andamento; 
02 - Criação de cronograma único, incluindo a "fila de espera" - projetos futuros;
03 - Centralização da gestão e utilização da mítica garagem na Vila Laura;
04 - Celebração de alguns essenciais acordos e parcerias;
05 - Aceleração na implantação do segmento Antigomobilismo Esportivo;
06 - Planejamento estratégico para ajuda na valorização do Antigomobilismo;
07 - Divulgação ampla, incluindo a incorporação dos blogs Pit Stop Bahia e Opalas SA.

Aguardem maior detalhamento!

Nossa Senhora de Fátima


Para finalizar, 13 de maio também é festejado pelas aparições de Nossa Senhora aos 03 pastores, em Fátima - Portugal. 

Não por acaso, era episódio marcante e de muita fé para Zeuxinho e Edson Brandão, o terceiro inspirador e óbvio homenageado pelo projeto.

Z é conhecida como a letra do destino, ...


... alguns dizem ser "o que não morre" em Grego!
     


10 comentários:

  1. Conte comigo, especialmente para o objetivo nº 05 - Aceleração na implantação do segmento Antigomobilismo Esportivo. Já participo como piloto em São Paulo da Classic Cup, Turismo N e sonhando com a Old Stock, podemos fazer algumas coisas por aqui, rally de regularidade no asfalto é uma boa opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Raphael, seu apoio é sempre desejável e muito bem vindo, obrigado!
      Estamos na torcida para a viabilização do sonho Old Stock.
      Precisamos conversar sobre tantos planos e experiências.
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. ATITUDES ASSIM ENGRADECEM O ANTIGOMOBILISMO E FAZ JUS A MEMORIA DE DUAS PESSOAS QUE AMAVAM ESTE ESPORTE. VALEU CARLOS!

    FORTE ABRAÇO,

    WALTER FILHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Walter, valeu! O apoio dos amigos é combustível para o projeto.
      Precisa aparecer amigo, o Dodge está gerando saudade e o BR muita curiosidade.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sempre tive o sonho de participar ou mesmo ver etapas nos moldes da Classic cup aqui na Bahia.Quem sabe com o incentivo e luta de abnegados como você,Carlos,conseguiremos.Minha puminha 69 está hibernando sonhando com isso.Abraço
    Vagner Reale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Wagner, realmente os vídeos da Classic Cup são pura adrenalina e estímulo!!!
      Quem sabe, com o futuro autódromo de São Francisco do Conde, poderemos ver - e acelerar - os "velhinhos" .
      Um grande abraço amigo!

      Excluir
  4. Seixas, você mais uma vez revolucionando e fazendo valer a vontade de muitos. Eu e o Clube do Opala da Bahia estamos a disposição para ajudar no que for preciso. Essa iniciativa sera lembrada na historia do automobilismo baiano, e la na frente vamos ver o resultado positivo e lembrar com emoção de onde tudo começou, parabens e sucesso.
    Abracos,

    Adriano Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adriano, o apoio de vocês - presente e futuro - é imprescindível !!!
      Temos confiança no constante aperfeiçoamento e avanço do antigomobilismo local, e o COB é "peça" fundamental no processo.
      Lembre-se que um dos projetos em andamento, e absorvido pela ZZ Garage, tem o DNA e espetacular assessoria do nosso querido Clube: o resgate e recuperação do SS 77. E o próximo da fila é uma fera autêntica das pistas.
      Um grande abraço e, mais uma vez, obrigado pelo constante apoio!

      Excluir
    2. Caros amigos,
      Os comentários não são automáticos, portanto, não se preocupem com a passagem de um certo tempo até a efetiva publicação.
      Porém, identificamos também uma dificuldade na chegada de algumas mensagens, falha do próprio sistema. Caso aconteça de não publicação após esse tempo convencional, por favor tendem novamente como anônimos e assinem no corpo do texto.
      Um grande abraço e obrigado pela participação.

      Excluir