20 de Janeiro
Como já deve ser do conhecimento de muitos, hoje comemora-se o Dia Nacional do Fusca.
Este ano, em função do dia da semana, a grande comemoração aconteceu no sábado passado, organizada pelo CFB - Clube do Fusca da Bahia.
Um dia especial para os carismáticos besouros, que merecem duas datas comemorativas por ano - Dia Nacional e Dia Mundial. O brilho e a "paleta de cores" representaram muito bem esse grande momento.
Muitos exemplares, dos mais diversos modelos e anos, marcaram presença e surpreenderam até os organizadores.
O Clube do Opala da Bahia e o Veteran Bahia também foram ao Centro Empresarial Iguatemi, representando a união do antigomobilismo local.
Mas a grande surpresa do ano foi um autêntico Fusca Série Ouro - um dos últimos exemplares da geração Itamar - que chegou de caminhão plataforma, prenúncio do que estava por ser descoberto.
Externamente já chamava a atenção o incrível estado de conservação, a inexistência de placas e a surpreendente cobertura de cera fabril, aquela camada que protege veículos novos e só é retirada na revisão de entrega.
O motor - impecável na conservação e limpeza - também dava pistas daquilo que mais parecia uma anomalia temporal.
No interior, mais uma pista, com a cobertura plástica original dos bancos e "aparente" falta de uso. A etiqueta de papel colada no vidro dianteiro parecia sinalizar o "veredicto final".
Para os teimosos, o Itamar parecia a materialização daquelas "lendas" que ouvimos falar, porém, dificilmente conferidas.
Parecia ?
O painel, também irretocável, apresentava os números mágicos, a razão da extrema conservação e do transporte via reboque!
Para os descrentes, uma pequena ampliação do hodômetro...
...com os inacreditáveis 65 Kms, fruto de manobras no pátio da fábrica, concessionária, garagem do primeiro dono e uma rápido passeio do atual felizardo.
É isso mesmo, trata-se de um autêntico Fusca 0 Km
Jamais emplacado e fadado ao imobilismo, é uma joia rara e empolgante. Só não ficará sozinho, pois a belíssima garagem tem vários Fuscas com parâmetros bem parecidos, incluindo os dois outros - prateados - que ladeavam o raríssimo Itamar.
Mas isso é outra história!
Amigo Carlos Seixas, o Fusca é um carro muito carismático, e circulou por todos os cantos do mundo, não é a toa que no Brasil, nos temos duas datas para comemorarmos, 20 de janeiro dia Nacional e 22 de junho dia Mundial.
ResponderExcluirParabéns pela bela matéria.
Um forte abraço,
Odi Júnior - CFB
Grande Odi, nosso presidente!
ExcluirNós é que parabenizamos o CFB por mais essa grande festa, compatível com o merecimento dos amados Fuscas.
Estamos na torcida, e à disposição, para que o Dia Mundial também seja inesquecível!
Um grande abraço.
Faltaram mais fotos do Fusca Última Série 1986!
ResponderExcluirExtremamente empolgante, os últimos fuscas fabricados no Brasil e porque não no mundo! pois desde 1938, passando de 1'996 pelos itamares do Brasil, a fabricação foi por mais só 7 anos no´México em 2003.
ResponderExcluirDeus seja Louvado!