domingo, 1 de setembro de 2013

"Retomada" de Velocidade

 
2013 / O Ano do Automobilismo Histórico

Algumas iniciativas, novos projetos e sonhos futuros fazem de 2013 um ano especial - e promissor - para o Antigomobilismo Esportivo.

Algumas idéias já foram temas de postagens anteriores - e estão em estágios diversos de execução - outras são inéditas ou pouco divulgadas. 

Vamos reunir todas as ações, reais ou potenciais, para - quem sabe - motivar novos resgates ou recriações. 

Preparem-se, pois o tema é veloz e apaixonante...

Puma 07 de Campêlo - Km de Arranque


Após cerca de 20 anos de hibernação, o Tubarão das arrancadas passa por uma rigorosa restauração, visando resgatar o vigor da histórica invencibilidade.


Deve estrear no Encontro Anual do Veteran Bahia, que acontece em dezembro na Praça do Campo Grande, ocasião em que o famoso piloto receberá uma justa homenagem pelas realizações nas pistas.

O ápice do projeto será  no mesmo fim de semana, quando Campêlo assinará a carroceria do lendário felino, que ficará eternizada após a devida aplicação do verniz de acabamento. 

Puma AF de Lulu Geladeira

O famoso Puma da vitoriosa equipe AF sumiu, sem deixar pistas, após a lamentável extinção das corridas na Bahia. 

Do histórico exemplar, pilotado pelo impagável piloto Lulu Geladeira, ficou apenas um rastro de vitórias, saborosas recordações e extrema curiosidade.

Lulu Geladeira em ação

Até que nosso grande amigo Che, ex-piloto e apaixonado antigomobilista, resolveu abraçar a recriação do famoso felino que reinava nas corridas de rua da Avenida Centenário e outros autódromos do país, na transição dos anos 1960 e 1970. 

Projeto de recriação

Muita pesquisa, apoio dos protagonistas dessa fase histórica - Maurício Castro Lima e Lulu Geladeira - e estrutura física compatível com a grandiosidade do projeto geram imensa expectativa.

Fase atual do projeto - foto: Che

A estréia também está programada para o Encontro Anual Veteran & Convidados, em dezembro no Campo Grande. 

Lulu Geladeira também será homenageado e deverá deixar sua assinatura no arisco felino. 

Um momento para a história!

Opala Stock Car

Na mesma "mágica" garagem que abrigava o Puma 07 de Campêlo, hibernava um autêntico Stock Car da década de 1980, um dos últimos modelos Opala sem as imensas alterações de design promovidas nos anos seguintes.


Trazido de Brasília, o Opala não chegou a estrear na Bahia, em função do declínio momentâneo do Km de Arranque e consequente desânimo do combativo piloto. 

Mas dá para imaginar o "estrago" que faria nas retas de arrancada, em função da preparação profissional - no alívio de peso, preparação de motor e engenharia da suspensão - plenamente desenvolvida em pistas de todo o Brasil.


Como não há uma história específica para resgatar, os titulares do projeto pretendem homenagear a histórica categoria, juntamente com o maior de seus campeões: Ingo Hoffmann e seus 12 títulos nacionais!

Para tanto, serão usadas a cores e o número de um dos seus melhores carros, contemporâneo do entocado, alterando apenas os patrocinadores.


Está aguardando apenas a conclusão do Projeto Puma 07, e tem estréia prevista para 2014.

O motor a ser utilizado também consolidará uma emocionante e justa homenagem, que detalharemos em outra oportunidade.

Fusca da Av. Centenário

Um inacreditável resgate, marcado pela sorte, ainda sem data para estrear.

Após a extinção da corridas de rua (1972), várias equipes foram desarticuladas, pilotos desestimulados e bólidos descartados. Ainda não havia o conceito da conservação histórica.

Imaginem então a sensação experimentada pelo ex-piloto e blogueiro (Old Races) Maurício Castro Lima, ao reconhecer no ferro-velho, recentemente, seu antigo companheiro das pistas.

Fusca nº 4 da Equipe Irmãos Curvello

A identificação só foi possível por causa dos personalizados apêndices aerodinâmicos.

Devidamente comprado, aguarda pesquisa e aquisição dos insumos de época, visando uma desejável e fiel restauração.

EM PRIMEIRA MÃO
Réplica do Karmann Ghia Dacon

Não é possível, ainda, entrar em detalhes, mas, há um projeto genial gestando na garagem de um grande colecionador.

KG Dacon - Fittipaldi

Breve, mais informações!

Por último, um sonho, uma possibilidade!

A possível união de uma carroceria fora de série, um motor valente e uma idéia inquietante.

Um projeto ainda iniciante, que pode transformar uma garimpagem de Edson Brandão - empurrado pelo motor preparado por Toninho do Bonfim - no exótico representante do Antigomobilismo nas atuais pistas de arrancada.

Visual previsto

Longe de pensar em vitórias, diante do elevado peso da carroceria comparado com parâmetros atuais, a idéia surgiu da conversa com Che e Odi, no mais recente encontro mensal do Clube do Fusca.

O conceito utilizado é proporcionar uma justa utilização para um veículo raro - o Adamo GTL 1980 - ...


... e uma poderosa mecânica nascida para as pistas - comando FK89 - montada pelo conhecido mago das preparações, responsável também pelo imbatível motor do Puma de Campêlo.


O projeto é inicial, e depende de muitas variáveis para alcançar a prática, mas, conferir um antigo em ação é uma hipótese realmente empolgante, principalmente conduzindo sua atual placa de identificação: ETB-1980.

Unindo todos os projetos, apenas uma torcida: que cresça, ainda mais, o Antigomobilismo Esportivo!
    


9 comentários:

  1. Muito Boa matéria, gostaria de deixar uma sugestão.
    Pq não cria uma coluna com receitas para os "Novatos", como eu,ingressar nesse mundo.
    Poderia começar com as receitas para motores a ar.
    Qual as vantagens e desvantagens das preparações aspirada ou turbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada amigo, obrigado!
      Confesso que preparação não é minha área, mas, vou solicitar de amigos antigomobilistas/preparadores algumas matérias específicas,
      Claro que serão receitas clássicas, compatíveis com o objetivo do blog.
      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Gostaria de saber por onde anda o grande piloto de kart ELCIO PAIVA, com seu ELVA, um veiculo lindo fabricado de forma artesanal em Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élcio Paiva e o ELVA foram protagonistas de postagens recentes do novo Blog Old Races, cujo link foi disponibilizado aqui.
      Foi uma justa homenagem.
      também estava curioso sobre o visual do famoso protótipo, que só conhecia de longas conversas, até a postagem de Maurício Castro Lima no novo e empolgante blog.
      Quanto ao atual status destas duas lendas do automobilismo, solicito dos amigos alguma nova informação.

      Confira o link:
      http://pitstopbahia.blogspot.com.br/2013/08/auto-e-antigomobilismo-na-rede.html

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Elcio Paiva foi localizado a semana passada pelo nosso amigo e colaborador Arthur Barros, esta se dedicando agora aos barcos, já foi informado sobre a matéria que postei sobre os Elvas e disse a Arthur que queria se comunicar comigo, estamos no aguardo..
      Um abraço a todos!

      Excluir
  3. Agora tô me animando......temos que colocar algum projeto na PISTA de verdade, em Interlagos existem duas categorias para andarmos. Se houver interesse podemos conversar seriamente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Raphael,
      Gosto realmente de sua sugestão, apesar de ser meio preocupado com a conservação de verdadeiras e históricas jóias.
      Quem sabe algum desses projetos pode realmente se tornar prático!
      Eu pessoalmente não tenho como assumir algo dessa envergadura, mas, estou sempre disposto a instigantes idéias e agradáveis conversas.
      Apareça em um dos Encontros Mensais do Veteran. Amanhã - 07 de setembro e primeiro sábado do mês - tem.
      Um grande abraço.

      Excluir
    2. O Elva é um belo protótipo,era muito bom ver o carro em questão deslizando pelas ruas da Pituba nos anos 70/80.
      Saudades das corridas de kart no Jd.dos Namorados,quando Elcio e o seu kart davam show. Difícil vencê-lo.

      Excluir
  4. Elcio fazia manobras incríveis com o seu kart lá no Kartódromo de Lauro. Vi o Elva algumas vezes , achei parecido com o puma, porém, mais baixo e muito mais bonito.

    ResponderExcluir