quarta-feira, 30 de março de 2011

Aniversário de Salvador

     
462 Anos

Salvador tem uma inquestionável vocação para o pioneirismo !

Com o antigomobilismo não poderia ser diferente. A primeira cidade / capital do país é a ambientação perfeita para o carro mais antigo do Brasil - o Clément Panhard da família Lanat - que enriquece o acervo do Museu da Santa Casa de Misericórdia.

Em homenagem à aniversariante, uma foto do desfile do IV Centenário - 29 de março de 1949 - com o incrível Panhard conduzido pelos netos de José Henrique Lanat, patriarca, importador e autor da idéia de que o carro jamais deixasse a Bahia.


Paulo e Regina Lanat (netos), com roupas da época de fabricação do Panhard - provavelmente 1900 - param rapidamente ao lado do Engenheiro Henrique Lanat (filho), responsável pela 1ª restauração do veículo.

Incrível imaginar que o quinto carro a chegar no Brasil - fevereiro de 1901 - já tinha 48 anos.

Mais incrível ainda foi presenciar um neto (Gustavo) e uma bisneta (Luiza) repetirem o gesto, e o vestuário, na cerimônia de doação ao Museu da Santa Casa, em dezembro de 2007.


Como os quatro carros que chegaram primeiro não resistiram ao tempo, o Panhard - com seus 110 anos de Salvador - tornou-se o carro mais antigo do Brasil.

Mais a vocação da aniversariante para o pioneirismo continua!

Salvador também acolhe o Fusca mais antigo do Brasil - um incrível e original 1949 - que contraria até a importação oficial da VW (futura postagem)!


Será coincidência o ano do fusca (1949) ser o mesmo do IV Centenário e do histórico desfile do Panhard ?

Parabéns Salvador!

Fotos: 1949 - Acervo da família Lanat;
           2007 - Carlos Eduardo Seixas;
   2009 - Sérgio Figueiredo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário