sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Novidades sobre o Lassale

Lassale, o Camaleão!

A empolgante garimpagem sobre o Lassale, assinada pela blog/parceiro Opalas SA, continua gerando altas repercussões.

Localizado por nosso amigo Jean Carlos - irmão do saudoso Capêto e atual titular da oficina Capeto's Kar da Santo Augustinho - essa raridade tem dado muito trabalho até para os estudiosos e fãs do Antigomobilismo. Desde a primeira postagem tem sido difícil conseguir fotos e maiores informações sobre o polêmico e pouco conhecido modelo.

Foto: anúncio Blucarros

Esse cenário mudou durante a semana - 3ª de agosto, com o anúncio de venda de um Lassale em Blumenau e consequente postagem no conceituado blog de Flávio Gomes. Desconhecido e considerado esquisito, o Lassale tornou-se alvo da curiosidade do jornalista, o que resultou no link para a postagem do Opalas SA.

Foto: anúncio Blucarros

Com as novas fotos e, apesar do erro de identificação - chamando-o de Opala Lassale - o anúncio na Blucarros trouxe uma nova e importante informação: foram fabricados apenas 11 exemplares. O Opalas SA já previra uma baixíssima produção, porém, "chutava" mais alto - em torno de 30.

Porém, o grande lucro para o Antigomobilismo veio no espaço para comentários, em especial o de Sr. Maurício Costa, repleto de informações e surpresas!

Com esses novos dados - surpreendentes - pudemos pesquisar novas fotos e reconstituir a história do conversível "camaleão", rico em nomes, histórias e versões, apesar das baixíssimas tiragens.

Pedimos licença a Flávio Gomes e Maurício Costa para replicar o comentário - intercalado por fotos da internet geradas pela busca - e reforçar essa interessante documentação!

Era o mesmo projeto do Savana (1984),...




fabricado pela Polystilo (Madureira-RJ)...



Savana

... que depois de alguns problemas, foi reapresentado como EQuus ELX e VSX (1986).
fabricado pela Py motors do grupo Lúcio Rebêlo (Nova Iguaçu-RJ).

Equus


Um dos sócios da PY motors se retirou da empresa (levou algumas carrocerias) e, com a ajuda da LHM ( que fazia o Phoenix, réplica do MB”pagoda”),...



... criou o Lassale. 




Tudo isso no Rio de Janeiro. Só foi para Itaquaquecetuba no ” fim da carreira” , já na década de 90, nas mãos da Ita motores.


Essa mesma base serviu para a fabricação do LINCE.



Lince

Observação: não descobrimos, ainda, maiores informações sobre a cronologia e fabricação do Lince.

Com as novas informações - e comparando as fotos do exemplar de Blumenau com o localizado aqui em Salvador - podemos concluir que houve alguma versão intermediária do Lassale, sem a capa do estepe e sem a curva acentuada até a lanterna traseira.



Como o ano dessa raridade é 1989 e o documento é de Lassale, é válido pensar que essa deve ser uma das carrocerias levadas pelo sócio dissidente, já com a nova frente e traseira anterior a versão "Cadillac".

Torna esse exemplar mais raro e, na nossa opinião, mais bonito - ou menos feio - do que os últimos modelos fabricados!


Porém, repetimos que, independente das questões de design ou beleza, é um carro que torna-se especial pela raridade e rica história, trazendo orgulho ao Antigomobilismo baiano.

E existe um boato de que o titular pretende apoiar um estágio em empolgante segmento de competição/demonstração, antes de continuar a restauração propriamente dita.


Caso o boato se confirme, a gaiola - ou estrutura anticapotagem -  será um dos primeiros itens providenciados !

Nossos agradecimentos a Flávio Gomes e Maurício Costa.


    

6 comentários:

  1. Parabens por mais essa descoberta, realmente é peça raro e orgulho para a Bahia. Seguimos torcendo para o "boato" se concretizar e vê-lo varrendo será uma alegria só kkk abracos Adriano do Opala

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  2. Bacana, mais uma versão do "camaleão" !!!! Obrigado amigo, pela colaboração.

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  3. Amigo, Estou com o lassale e um Lince para reforma. Valeu
    http://esportivosforadeserie.blogspot.com/

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    1. Bacana amigo!

      Vou conferir o link agora mesmo, obrigado!

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  4. Amigo. O Lince se trata de um Opala cuja frente e parte traseira foi substituida por peças emfibra. Foi fabricado no Recife pela Decorauto, a mesma que criou o Centauro usando o mesmo processo só que um Maverick.
    Valeu
    http://esportivosforadeserie.blogspot.com/

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    1. Obrigado pela informação! O Centauro eu já conhecia, foi até tema de postagens aqui no blog.
      Mais uma informação que chega para esclarecer mais as curiosidades sobre esses sobreviventes de um momento único na história da indústria nacional.
      Grande abraço!

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