"A gente vai se ver na globo.com!"
Qual a relação de Antigomobilismo com Carnaval?
Os Corsos Carnavalescos, inspirados nas festas européias no início do século passado, eram desfiles em carroças enfeitadas ou nos pioneiros automóveis sem capota, para a alegria das elites e platéias.
Em Salvador teve a sempre pioneira família Lanat - titular do carro mais antigo do Brasil - como maior destaque, sempre baseado na criatividade do engenheiro e patriarca José Henrique Lanat. Confiram uma das incríveis alegorias - do Carnaval de 1916 - que homenageava Santos Dumont e seu avião Demoiselle, precursor dos ultraleves.
Esses fantásticos desfiles alegóricos duraram até a década de 1940, quando perderam o ritmo até o total desaparecimento.
Desaparecimento?
Parafraseando o cineasta baiano Glauber Rocha, nada como "uma câmara na mão e uma idéia na cabeça"!
A convite da produção do programa Auto Esporte , que vai ao ar na Rede Globo todo domingo pela manhã, o Veteran Bahia reuniu um impecável time de conversíveis, pick-ups e reluzentes veículos antigos, para uma adorável recriação atemporal.
Alguns Super Esportivos também foram convidados, contribuindo com mais cor e saudável contraste.
A locação escolhida foi a belíssima Ponta de Humaitá, pelo cenário oferecido - incluindo a Cidade de Salvador no horizonte - e logística de gravação, com o Corso previsto para rotação no perímetro da igreja.
Para complementar a festa e dar veracidade histórica, o AE convidou um autêntico grupo de Mascarados, associação folclórica vinda diretamente de Maragogipe - também pode ser escrito Maragojipe - município baiano que fica a 133Km de Salvador.
A interação com o animado grupo do Veteran foi imediata e deve trazer reflexos positivos ao histórico contexto.
As gravações foram bastante dinâmicas, iniciando com tomadas estáticas e detalhadas, até chegar à simulação do Corso, com os Mascarados distribuídos entre os carros do anel fechado, que girava ao ritmo solicitado pela direção de cena.
As fantasias multicoloridas entraram em verdadeira harmonia com a grande variedade de tons automotivos, saudosa e marcante característica dos veículos antigos. O cenário então ... irretocável!
Aproveitamos para agradecer às irmãs Gouveia, anfitriãs fantásticas cuja contagiante alegria deu um tom especial ao dia e ao projeto.
E também à competente equipe do Auto Esporte, que criou e nos proporcionou esse maravilhoso encontro do presente com o passado, muito bem representado por essas fotos abaixo ...
IMPORTANTE:
A matéria deve ser veiculada no site do Programa Auto Esporte, pois a programação da TV no domingo de carnaval está achatada e sem espaço para novas pautas.
Aguardem mais postagens, com detalhes de veículos e participantes, sobre esse dia inesquecível, onde culturas aparentemente distantes se reportaram ao passado. Observação: mesmo tendo o privilégio de dirigir um dos antigos, tirei cerca de 200 fotos ... é assunto para muitos Carnavais.
Um feliz Carnaval para todos, com muita paz e responsabilidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário