quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os garimpos não acabaram

O Sonho de todo Antigomobilista

Todo mundo que curte veículos antigos conhece alguma história incrível de garimpagens inesperadas, achados heróicos, "jóias" guardadas anos a fio esperando serem descobertas e resgatadas. 

Com o avanço do antigomobilismo e dos meios de interação social, esses episódios tornaram-se cada vez mais raros, como se as "jazidas" estivessem esgotadas.

Para os descrentes e novatos, uma boa notícia: 
Ainda há "minas" na Bahia!

Uma pedra preciosa - rara e diferenciada - foi localizada nos "subterrâneos" de tradicional bairro de Salvador! Para "piorar", detentora de uma sigla de respeito: SS


É um Opala SS, 1977, que espera há dez anos pelo devido resgate e lapidação, que finalmente devolverá sua beleza e brilho original.


Na minha opinião, o cupê dessa fase é o mais bonito de todos, mesmo reconhecendo que Opala é fantástico com qualquer modelo e ano. O fato de ser SS - versão top com pretensão esportiva - torna esse achado ainda mais especial.


Como mencionado em postagem anterior, o significado do SS é diverso e polêmico. 

A GM no Brasil tentou impor o termo "Super-Star", investindo pesado em publicidade, totalmente sem sucesso. O conceito internacional é "Separated Seats" - bancos separados - que reflete a essência da esportividade. Mas o senso comum brasileiro adotou o significado "Super Sport", também o mais aceito nos Estados Unidos.


Essas características já seriam suficientes para justificar um "mergulho na jazida", porém, esse exemplar reserva mais algumas agradáveis surpresas.


A maior delas é no painel absolutamente original, mais precisamente no hodômetro: apenas 34.000 km rodados. O volante com a icônica sigla e os instrumentos centrais enfeitam ainda mais o cenário.


O ar condicionado original, rádio de fábrica, carpete também íntegro - devidamente coberto por aquelas antigas capas plásticas - e outros detalhes enriquecem o conjunto.


A forração, também original, comprova o pouquíssimo uso do belo exemplar. Claro que o manual ultra conservado e o fato de ser "único dono" autenticam todas as informações. 



O interessante é que, em um único dia, recebi a pista dessa jóia de três amigos diferentes! 

"Provocado", já fiz uma proposta, porém, caso não se confirme, aguardo solicitação de possíveis interessados - via cseixas.atl@hotmail.com - para repassar o "mapa do tesouro".

O importante é que essa jóia volte a rodar, com todo o seu potencial. De preferência permanecendo em nosso Estado.


Tá certo que não é uma pedra de 6 quilates, porém, os 4 quilates também emocionam. Lembrando que é um fortíssimo candidato a placa preta, precisando apenas corrigir pequenos pontos de ferrugem, um trato na pintura - as faixas estão íntegras - e cromados, além de conseguir as jantes originais. As de titânio são de época, porém, as do SS4 são muito mais bonitas. E, caso não esteja enganado, a troca de rodas atrapalha a solicitação das placas especiais para veículos de coleção.


Alguns devem estar perguntando: como vocês sabem o tempo de hibernação?

Simples, o último passeio do "Super Sport" foi exatamente há dez anos, em um casamento!


Essa postagem é dedicada ao inesquecível tio Benício, irmão de Zeuxinho, que adorava os Opalas SS!
Teve vários.






Um comentário:

  1. Massa Seixas. Ótima historia. O meu SS hoje amarelo encontrei em situação bem parecida. Foi encontrado praticamente abandonado há 18 anos e c/ 23.723km rodados ele foi resgatado e restaurado. Era branco, 4cil mas as minhas intenções eram outras. Trazer de volta, chamar a atenção c/ sua cor chamativa e c/ o motor forte p/ roncar alto, fazendo dele um Super Star, Separet Seats ou Super Sport.

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