domingo, 31 de março de 2013

Boas notícias (01) - Fuscão 72

Fuscão 1972 - O Retorno


Há alguns anos recebi um telefonema de Edson Brandão - saudoso amigo / cunhado / irmão - que acabou tornando-se um grande presente! 

Ciente de um antiga meta - ter um fusca - ele alertou-me sobre um maravilhoso exemplar que a Cirne's Bug havia restaurado e, naquele momento, disponibilizado para venda. 


Confiante no seu preciso olhar de antigomobilista experiente, fechei negócio imediatamente, mesmo sem nunca ter visto o dito "besouro". Dupla sorte, pois além do Fuscão superar minhas expectativas, outro real interessado surgiu apenas poucos minutos depois.

Tratava-se de um Fuscão 1500, amarelo manga, fabricado em 1972 e restaurado por Jorge Cirne, que contou de uma incrível equipe de profissionais e da competente assessoria de Emerson, então presidente do Clube do Fusca da Bahia.


Era a realização - em grande estilo - de um velho sonho, iniciado com o fusquinha 1969 (branco lotus) de meu pai, inesquecível exemplar convertido em "auto-escola" e protagonista de incontáveis aventuras e histórias. 

Para completar o nostálgico cenário, cedi a titularidade para Zeuxinho, que fazia questão de associar-se ao Veteran apesar de já frequentar todos os eventos do Clube, além de encontros do CFB - Clube do Fusca e COB - Clube do Opala.


Valente e carismático, o fuscão tornou-se o mais constante parceiro nas viagens organizadas pelo Veteran, tendo marcado presença em Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Feira de Santana, Aracaju, Litoral Norte, etc.


Até que, durante o V Raid Salvador / Aracaju, aconteceu um inesperado problema ... e o Fuscão saiu de cena!


Uma revisão preventiva nas vésperas da viagem de 2011 acabou, por um inusitado defeito de fabricação, abreviando a participação do Fusca no referido Raid. 

A nova - e problemática - bomba de gasolina permitiu a passagem do combustível diretamente para o cárter, diluindo a cada quilômetro o óleo recém-trocado, que acabou sumindo totalmente até o inevitável e doloroso "ruído" da falta de lubrificação!

Após dois anos de "sumiço", até sua antiga placa de apresentação poderia ser usada como os clássicos cartazes de ...

 PROCURA-SE


Recolhido na garagem, o Fuscão iniciou um longo período de hibernação. Mas, por que tanto tempo?

Só os apaixonados por antigos entenderão!

A longa espera foi determinada por uma questão importantíssima: a quem confiar a missão de recuperar o motor original, agravado pelo fato de ser "placa preta", ou seja, certificado pela originalidade.

O stress gerado pelo dano foi, compreensivelmente, superado pelo receio de entregar o motor a aventureiros ou mecânicos despreparados, uma indiscutível possibilidade do nosso mercado. Melhor desacelerar do que lamentar.

Repetindo: boas novas!

O motor já está em uma das mãos de maior credibilidade do universo "refrigerado a ar" do antigomobilismo baiano. 


O projeto de retorno do Fuscão foi adotado por nosso grande amigo Odi, atual presidente do Clube do Fusca da Bahia e um dos maiores especialistas nos valentes motores boxer da VW.


Vale lembrar que tal especialização foi forjada nas pistas de corrida, e representadas por incontáveis vitórias nas retas de arrancadas e curvas dos barródromos. 

Toda essa experiência está consolidada na sua assinatura e consagrada marca: 


Assim começa um ansiado período de renovação - incluindo até o acompanhamento fotográfico do serviço - que devolverá o Fuscão ao nosso convívio e renovada alegria, ou seja (como diz a placa), fiel ao nome original.



Aguardem o detalhado acompanhamento.




8 comentários:

  1. Carlos que belo texto, parabéns. O motor está em ótimas mãos. Abs Raphael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Raphael, obrigado amigo!

      O apoio, e reconhecida competência, de Odi me trouxe a desejada tranquilidade. Tenho certeza que o motor vai ficar ainda melhor do que antes.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. O carro está muito bonito e merece o cuidado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabrizzio, concordo com você!

      Um grande abraço.

      Excluir
  3. Amigo Carlos Seixas, obrigado pelas palavras, pois sempre trabalhei para ver a satisfação do cliente em primeiro lugar, nas pistas a satisfação era minha em ver que um trabalho feito com capricho, me traria os frutos que estou colhendo hoje.

    Um Forte Abraço,

    Odi Junior - Fusca 771

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Odi,

      Eu é que agradeço o apoio nesse episódio que tinha me deixado em total stress.

      Sua experiência, e reconhecida competência, deixará o Fuscão ainda melhor.

      Um grande abraço.

      Excluir
  4. Grande Carlos.
    Manda o numero de seu telefone.
    Tenho uma reliquia pra vc.
    71 9947-4977

    ResponderExcluir
  5. Grande Carlos.
    Tenho uma reliquia pra vc.
    71 9947-4977

    ResponderExcluir