sexta-feira, 9 de julho de 2010

Miniaturas (01) - Terceiro desafio


Quais as vantagens do automodelismo de escala? Qual a graça de colecionar miniaturas em metal, sem poder acelerar os carros - ou outros veículos - de verdade? Coleciono desde sempre e, apesar de reconhecer algumas limitações, posso garantir que as vantagens são muitas! Para não exagerar, citarei apenas quatro: paixão pelo design, custo, espaço e acessibilidade.

design é óbvio! Poder admirar as linhas de um carro em todas suas faces é uma vantagem indiscutível, muito superior às duas dimensões de uma foto ou imagem.

Também óbvia é a questão do custo, mesmo quando falamos de exemplares especiais, como a tiragem limitada do Carcará que comemora os 44 anos do primeiro recorde brasileiro de velocidade em linha reta (mil reais a unidade - rapidamente esgotada).


A questão de espaço é fundamental, afinal, conheço coleções com mais de 10.000 peças. Todos sabem a dificuldade de conseguir uma vaga de garagem, imaginem então se essas coleções fossem em escala real!

Porém, acredito que a mais importante é a acessibilidade: alguns modelos são inatingíveis, seja por antiguidade, raridade ou até inexistência. Cito novamente o Carcará original (futura postagem), vendido para o ferro-velho a preço de alumínio.

Por tudo isso inicio uma nova série - miniaturas - que pretende unir a "mania de carrinhos" com a história dos "carrões". A estreia recai sobre um dos meus primeiros exemplares, presente de Edson Brandão:

Runabout de Bertone.


Ele se parece com um bugre, um carro esporte e uma lancha ao mesmo tempo! É um exercício de estilo executado pelos designers do Stúdio Bertone, que liberaram a imaginação sem a preocupação com convenções obrigatórias para os automóveis. Enfim, um protótipo apenas para experiências e exibições, sem viabilidade para fabricação em série (lembram da questão da acessibilidade?). O pára-brisa muito baixo, os faróis no santantônio e a falta de retrovisor externo são alguns dos ítens que comprovam a impossibilidade do uso normal.

Quatro Rodas

Como experiência, o Runabout testava conceitos que poderiam ser utilizados em carros do futuro. Os para-lamas por exemplo eram trocáveis e poderiam se adaptar a largura e tala dos pneus usados. Montado com mecânica do Fiat 128 sobre o eixo traseiro, bastou inverter a posição do pinhão e coroa no diferencial para transformar a tração dianteira em traseira.

Quatro Rodas

A revista Quatro Rodas  teve acesso ao protótipo e escalou nada menos do que Emerson Fittipaldi para o teste. O que mais chamou a atenção de Emerson foi a falta de instrumentos - reduzido a luzes espia e um único módulo parecendo uma bússola - e o pára-brisa baixo, reforçando a aparência de uma lancha. O efeito estético foi considerado excelente.

Emerson na Quatro Rodas

Esses protótipos não servem apenas para divulgação. Inclusive o Runabout serviu de base para o estilo de um novo carro da Fiat que por sua vez serviu de inspiração para uma réplica brasileira. Aproveito a deixa para lançar o terceiro, e mais difícil, desafio: de que carros estamos falando? Os acertadores estrão concorrendo a mais um brinde (uma miniatura de F1) e o prazo final é 16 de julho (quinta-feira).

Participem!

9 comentários:

  1. O carro que foi fabricado segundo esta inpiração foi o X 1/9 desenhado pelo estudio Bertone com motor entre eixos da Fiat italiana com carroceria de aço e aqui no Brasil foi feito a sua réplica em fiberglass montada pela Corona S/A que pertencia ao grupo Caloi chamado de Dardo que utilizava a mecância 1300 dos Fiat´s 147 Rallye e teve a frente deste projeto o Toni Bianco.

    Walter Filho

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  2. O Carcará foi um prtótipo nacional que bateu o recorede de velocidade permanecendo por muito tempo, tinha mecânica DKW Vemag de dois tempos.

    Walter Filho

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  3. Grande Walter,

    Parabéns pela rapidez e precisão na resposta! Seu nome estará 3x no sorteio. Vou segurar o comentário para que os outros possam tentar.

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

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  4. Caro Seixas, creio tratar-se do Dardo, que possuia motor contral Fiat.

    Um abraço,

    Ivan

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  5. Grande Ivan,

    Acertou a réplica nacional, mas falta o original italiano. Aguardo o complemento da resposta.

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

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  6. Fiat X9 e o Dardo, complementando a informação sem influenciar na resposta acima tambem a Lancia Stratus

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  7. Valeu Rai, sua resposta está corretíssima!

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  8. Em tempo:

    Grande Rai, o complemento de sua resposta eu não tinha percebido, obrigado!

    Um grande abraço,

    Carlos Seixas

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  9. Olá Seixas, havia esquecido de complementar minha resposta, então aí vai:
    O Dardo foi inspirado no esportivo Fiat X 1/9 que também tinha motor central.
    À propósito, fiquei muito feliz e honrado e ter ganho a Caneca de seu Site e esta já se encontra em local especial em minha estante, junto com outras lembranças especiais.

    Um abraço,

    Ivan Maron

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