sexta-feira, 8 de junho de 2012

Álbum de 1969 (01) - A Garimpagem

 
O Sótão e a Descoberta

Nem só de "ferrugem" vive o Antigomobilismo!

Algumas vezes somos agradavelmente surpreendidos por simples celulose, na forma de "papiros", encartes, manuais e similares, que viabilizam uma importante documentação de cada época.


Quando um desses "papiros" surge de um sótão antigo, "Disneylândia" para qualquer apreciador de antiguidades, esse valor extrapola! As aspas na palavra papiro são para realçar o estado de cada folha de papel localizada, após décadas de esquecimento, ressecamento e ataques de traças.

Históricas Figurinhas

Quem é anterior à era do Google Imagens deve, como eu, ter se divertido muito com os inesquecíveis álbuns de figurinhas e suas variáveis, como comprar envelopes em diferentes pontos para "minimizar" repetições, caçar as "difíceis", trocar as duplicatas ou jogar "bafo" com as mesmas. E se o tema fosse empolgante ...tornava-se um estrondoso sucesso das bancas de revistas!

Pois é, no garimpo do sótão de D. Diva fui "recompensado" com a redescoberta do meu primeiro álbum, considerando a edição e o fato de ter sido completado, raridade naqueles dias. Desde a infância ficava evidente a minha paixão por automóveis e o tema não poderia ter sido outro.

Não localizei a capa nem lembro do nome* ou editora, mas, as ilustrações e fotografias são uma viagem ao universo do automobilismo da época, ou seja, 43 anos depois, tornaram-se pérolas do antigomobilismo esportivo. É nesse rico acervo que baseia-se essa nova série.

*"Álbum da Velocidade - 1969"

Um cuidadoso procedimento de digitalização, visto a fragilidade das páginas, e poderei compartilhar com vocês as percepções do final da década de 1960, representadas por cada figurinha simples ou dupla, tentando reproduzir os textos originais - caso estejam legíveis. Peço um pouco de paciência diante do detalhismo e dificuldade do processo, mas, ao longo do tempo muitas raridades poderão ser conferidas.

A editora estruturou a publicação com o resgate da história do automobilismo - primeira menção de 1895 - até chegar aos "dias atuais" - 1969 - de máquinas e pilotos, incluindo alguns prognósticos que merecem uma atenção especial.
Será que eles acertaram?

Para inaugurar a série, uma inesperada surpresa: vocês sabiam que o primeiro vencedor em corridas da história é "primo" do carro mais antigo do Brasil?

O Panhard Campeão

Vocês já conhecem o Panhard da família Lanat, atualmente o carro mais antigo do Brasil, que está no Museu da Misericórdia, correto? Caso negativo, clique aqui.
Deslocamento para o Museu - dezembro de 2007

Pois esse exemplar, fabricado em 1900, é apenas cinco anos mais recente do que o primeiro vencedor em corridas automobilísticas.

PANHARD 1895


Legenda (ortografia da época):
O vovô dos carros campeões de corridas, êste Panhard venceu a primeira corrida de automóveis propriamente dita, em 1895, no percurso Paris-Bordéus-Paris. Pilotado por Levassor, fêz uma média de 24km/h. Seu motor era um Panhard de ?? litros, com 4 HP de potência.

No contraponto dos pioneiros, confiram um bólido "moderno" representado em figurinhas duplas, as mais cobiçadas.

COOPER F-1


Carro inglês, projetado e construído por Jean (?) Cooper, com chassi monocoque e carroceria em fibra de vidro. Seu motor V-12 desenvolve 430 HP. Marca que fêz muito sucesso nos anos anteriores, não foi feliz na temporada de 1968, não participando do campeonato de 1969. Espera voltar aos Grandes Prêmios, revigorada, em 1970.

Observem que os "charutinhos" estavam em seu ápice!

Para finalizar a primeira postagem, uma referência de grande importância: apesar de ainda estar "engatinhando" no esporte, talentos do Brasil foram consagrados em uma das páginas do álbum - com quatro figurinhas "carimbadas" - apesar do amplo domínio Europeu.

Mas isso é outra - próxima - história!
    
    



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