sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Iguatemi (06) - Jeep

  
"General Purpose"


Marca: WILLYS
Ano: 1965
Origem: Brasil
Motorização: 6 cilindros em linha
Acervo: Carlos Eduardo Seixas

GP - Uso geral

Esse exemplar, apesar de bastante modificado (estilo Street Rod), conserva as características básicas que fizeram dos Jeeps uma referência mundial em off-road.
 
Surgiu durante o esforço de guerra, no final dos anos 30 e início dos 40, em que era necessário um veículo leve com capacidade de superar terrenos difíceis e cheios de obstáculos, além de conduzir alguns homens e armamentos. Uma curiosa especificação exigida pelo exército americano era a capacidade de andar normalmente com apenas três rodas, estratégia para pneus furados em tempo de guerra.
 
    

Ao final da segunda grande guerra, a Willys requisitou o registro do nome, cuja origem  é controversa: alguns afirmam ser derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa “general purpose” ou "uso geral", enquanto outros apontam para o personagem de histórias em quadrinhos Eugene the Jeep, criado em 1936 para fazer companhia ao Marinheiro Popeye.


No Brasil, o Jeep foi lançado no final dos anos 1950 e foi produzido até o início dos anos 1980, inicialmente pela Willys Overland e depois pela Ford, que acabou adquirindo a Willys e depois a Chrysler (só no país).


Esse exemplar é um modelo 1965 repaginado, com clara inspiração Street Rod. Apresenta chassi especial com longarinas reforçadas, carroceria em fibra de vidro, suspensão especial com dois amortecedores por roda, motor Ford de seis cilindros com 4,9 litros, capô tipo flip para facilitar o acesso à mecânica e painel artesanal em rádica com acabamento em fibra de carbono.


Adquirido há mais de 15 anos, é uma reverência ao primeiro carro de meu pai  e ilustra o cabeçalho do Blog.
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário