domingo, 15 de maio de 2011

Ayrton Senna em Suzuka



Honda (Acura) NSX

Senna dá uma volta rápida com o Honda NSX no autódromo de Suzuka (câmara on board).

Desligando o controle de tração - botão no painel - Senna arranca como um F-16, caça americano que inspirou o desenho do bólido. A "carlinga" do jato segue o mesmo conceito dos KGs da Volks

Desafio maior, de sapatos sociais e sem luvas, era atacar as zebras pilotando do lado direito, padrão das ruas do Sol Nascente e britãnicas.

Observem principalmente as "fáceis e naturais" correções de trajetória e o tamborilar de acelerador - característico do gênio das pistas - nas curvas do seletivo circuito.

Curiosidade: essa prática o levou à algumas derrotas, por elevar o consumo de combustível, principalmente nos tempos da Lotus Renault. E o levou à esmagadoras vitórias, por manter o alto giro e a estabilidade em risível limite e controle.

Evento promocional do seu principal patrocinador, Senna percebe o mérito de seu auxílio no desenvolvimento do esportivo nipônico.

Projetado para ser a "Ferrari Japonesa", o NSX é feita a mão, totalmente em alumínio - incluindo motor e estrutura dos bancos - o que enxuga o peso em 200kg.

A Honda ter Senna como "engenheiro" e "piloto de testes" foi um privilégio vinculado à vitoriosa parceria com a McLaren. O  maior envolvimento foi na suspensão dianteira, totalmente em alumínio, é claro!

Pelo "servicinho" ele ganhou um bônus tamanho 3.0 V6: um Acura NSX - nome do modelo no mercado americano - 1992 preto.

Pouquíssimo rodado - cerca de 5.000km - esse exemplar "estaciona" na Fundação que leva seu nome, junto da McLaren que ele ganhou numa aposta com Ron Dennis (futura postagem).

Recentemente foi pauta do Jornal do Carro, quando o repórter Leandro Alvares teve o prazer de acelerar a máquina.

Observem o nome Acura no painel a a interessante placa policial: BSS-8888.

Não posso afirmar, mas, parece significar o apelido familiar - Beco - seguido do sobrenome Senna da Silva e o ano do primeiro título 88.


Divirtam-se!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário