terça-feira, 21 de outubro de 2014

Diorama no Campo Grande

Diorama e Barn Find

Bastante apreciado por colecionadores de miniaturas, o diorama é uma representação cênica  detalhada, que enriquece muito qualquer exposição ou estante hospedeira!

Tipo maquete, aprimora o contexto e presenteia os observadores com seu belo efeito tridimensional, funcionando especialmente bem para o antigomobilismo - esportivo ou não - de escala. 

Confiram esse exemplo, com a McLaren de Mika Hakinnen, na ambientação de box da Fórmula 1 que inclui armário de ferramentas e equipamento completo para reabastecimento.

Modelo Hot Wheels - Escala 1:24

A escala mencionada representa a relação entre o tamanho original e a miniatura, no caso 24 vezes menor.

Barn Find é praticamente uma instituição antigomobilista. Literalmente "achados nos celeiros", o resgate de antiguidades - muitos anos depois de abandonadas como sucatas - é  o sonho dourado de quase todo colecionador.

Quem nunca ouviu falar de casos semelhantes, reais ou fictícios, que enriquecem as conversas do "universo da ferrugem"?

Muito comum nas fazendas e ranchos dos EUA, principalmente entre exemplares de serviços e bólidos de corrida, os veículos eram "guardados" em celeiros, depósitos e até galinheiros, logo após a "aposentadoria" pelos mais variados motivos.

Mazda abandonado - net

Após o longo tempo de hibernação, que separa as definições de sucata e relíquia, muitas vezes são descobertos, resgatados e restaurados, para a satisfação das novas gerações e apreciadores de saborosas histórias.

Devidamente apresentados, surge a natural curiosidade: como ficaria a mistura dos dois conceitos?

Diorama de Barn Find - Escala 1:18

Incontáveis exemplos podem ser conferidos na internet, porém, aproveitamos recente garimpagem em Salvador para propor uma mistura ainda mais especial:

Que tal um Diorama em Escala 1:1 (tamanho real)?

O palco do desafio será a histórica Praça do Campo Grande, durante o X Encontro Nordeste de Veículos Antigos, organizado pelo Veteran Car Club da Bahia.


Os astros do cenário Barn Find serão o autêntico Opala Stock Car 1985 - parado há mais de 20 anos ...


... e o Bugre Kadron Tropi 1973 - com mais de 30 anos de imobilidade!


Eles dividiam uma mitológica e escondida garagem no bairro de Mussurunga, já exibida em várias postagens e matérias de TV.


A proposta marcará o lançamento oficial da ZZ Garage, conta com a assessoria da F74 Race Custon e apoio do Veteran Bahia e Clube do Opala da Bahia.

Uma "liberdade poética" substituirá o subterrâneo depósito pela ambientação tipo celeiro, visando comemorar - e homenagear - os incansáveis garimpeiros e abnegados colecionadores.

É esperar para ver!


Outdoor do Veteran Car Club da Bahia

#imperdível

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Garimpo (07) - Jeep Kaiser

Wagoneer 1969

Atenção "contaminados" pela ferrugem, uma autêntica joia acaba de surgir no cenário antigomobilista baiano, à espera de uma nova adoção.

Um autêntico Jeep Kaiser, modelo fechado - Wagoneer - de 1969, ainda com placas amarelas.

Para quem não lembra dessa configuração específica, uma foto da internet com exemplar similar.

Modelo similar para ilustração

A descoberta vem de nosso amigo Alexandre Guerra, que agora disponibiliza para possíveis compradores.

Está pintado e necessita de montagem, revisão mecânica e atualização de documentos. O motor e caixa foram herdados de C-10 / 6 cilindros.

Confiram - nas fotos enviadas por Alexandre - alguns detalhes realmente incríveis dessa bela garimpagem.








A pedida está em 10k e, caso alguém se interesse, é só passar uma mensagem com o e-mail que repassamos o telefone de Alexandre.

Para finalizar, uma curiosidade: a pick-up Kaiser foi um das estrelas do filme Twister, sucesso de 1996, que infelizmente é destruída pelo tornado numa das primeiras sequências. Corresponderia às nossas valentes F-75.


       

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Encontro Mensal (01) - Endereço e Algumas Jóias

Novo "Endereço" do Antigomobilismo em Salvador



Até o término das obras de requalificação do Parque da Cidade, endereço tradicional dos Encontros Mensais de Veículos Antigos, a recém inaugurada Praça Ana Lúcia Magalhães será o novo point do Antigomobilismo baiano.


Localizada no fim de linha da Pituba, a renovada  Praça acolheu as relíquias do Veteran Bahia e Convidados e as brindou com uma simultânea e saborosa Feira de Gastronomia.


Um espaço realmente excelente, com incontáveis opções de lazer, alimentação e infraestrutura, que agradou a todos os expositores, familiares e visitantes. 

Tanto que, apesar de ser uma estreia - marcada pela recente divulgação, muito vento, frio e chuva - o número de veículos antigos foi bastante significativo e incluiu até uma bela Caloi 1966.



Confiram agora algumas (lote 01 de 03) dos jóias presentes!















Para quem ainda não conhece a Praça Ana Lúcia Magalhães, um mapa e uma dica: não percam o Encontro de Dezembro!


Lembrando que em novembro estaremos no Encontro Anual de Veículos Antigos, na Praça do Campo Grande, que esse ano também acolherá o Encontro Nordeste.


Aguardem mais algumas fotos do sábado passado -
dia 04 de outubro!