sábado, 31 de maio de 2014

SS4 no Programa Bahia Motor

Sopa de Letras: SS na TV

O SS4 que estreou no Encontro Anual do Campo Grande - dezembro de 2013 - está em fase final de restauração e virou tema (mais uma vez) do Programa Bahia Motor. 

Fica então o registro de mais uma etapa da belíssima parceria Veteran Bahia / Clube do Opala da Bahia, unidos pelo crescimento e valorização do Antigomobilismo baiano.

Vale lembrar que esse projeto prevê o retorno do Opala ao Campo Grande no fim de 2014 (31 de outubro a 02 de novembro) - esperamos que já com as icônicas Placas Pretas - para o VII Encontro Baiano e X Encontro Nordeste de Veículos Antigos.

Confiram!


Link para visualização direta - YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pN-LHXC7Osk

Aproveitamos para agradecer à toda equipe do Bahia Motor, que muito tem ajudado nesse esforço pela divulgação e crescimento do apaixonante segmento.



Aos amigos da Objetiva Digital, constantes parceiros nessa maravilhosa missão de continuar "Revelando Histórias"!





terça-feira, 13 de maio de 2014

13 de Maio de 2014 - Bandeira Verde

Nova Largada !
 
O 13 de maio - dia muito especial - reúne uma série de comemorações e acontecimentos importantes!

Primeiro foi a assinatura da Lei Áurea, que "acabou" com um dos mais trágicos e vergonhosos capítulos da história do Brasil. Lamentável perceber que nós fomos uma das últimas nações a "abandonar" esse absurdo.

Como registro, replicamos as precisas palavras da "Mestra dos Saberes" Makota Valdina: "Não sou descendente de escravos, Eu descendo de seres humanos que foram escravizados!" 

Refazendo o foco, também comemoramos o ...

Dia do Automóvel
 
A data foi instituída em 1934 por Getúlio Vargas e há muitas versões circulando em relação ao motivo. Na minha opinião, a mais coerente é ter sido a abertura da primeira estrada pavimentada do país - Rio de Janeiro / Petrópolis - inaugurada em 1926. 

Inclusive, o decreto presidencial criou, na verdade, o Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem. Inútil mencionar que sobre estradas não há muito o que comemorar, em tempos de buraqueira, descaso, insegurança, pedágios, etc.

Enfim, gostaria de parabenizar todos os Clubes, colecionadores, fãs e amigos do Antigomobilismo pela valiosa contribuição no resgate e conservação de parte dessa rica história! Para ilustrar e homenagear a todos, uma foto de "veterânicos" amigos durante a cerimônia de doação, pela família Lanat, do carro mais antigo do Brasil ao Museu da Misericórdia - Centro Histórico de Salvador/Ba

Veteran Bahia ao lado do Clement Panhard 1901

 Hoje também é o Dia Z !

Escolhemos essa data - tão especial, repetimos - para o lançamento oficial de um antigo sonho e, esperamos, uma efetiva realização: a ZZ Garage.

A Pedra Fundamental foi lançada em janeiro passado, na data de nascimento do maior incentivador e óbvia inspiração do projeto, como documentado no blog-parceiro Opalas SA (Salvador), que replicamos agora:

A DATA

A data para o lançamento oficial do blog Opalas SA - 02 de janeiro - foi escolhida em função dos 90 anos de nascimento de nosso querido Zeuxinho, pai amoroso e antigomobilista dedicado, que muito influenciou e apoiou uma legião de aficionados. 

A sua mitológica garagem, sempre equipada e acolhedora, foi berço e abrigo para um sem número de projetos, incluindo os próprios, os meus, os de Edson Brandão e de muitos outros amigos.






O Opala SS 1977 também já passou por lá, antes de iniciar a maratona 2014.


Mais importante do que o espaço, é reconhecer a origem do "vírus da ferrugem", cujo memória genética é inegável, e mais antiga do que imaginávamos a princípio. 

As maravilhas da manipulação fotográfica permite-nos unir, numa única  e emocionante imagem, os maiores responsáveis por essa "contaminação".


Os Zeuxis - pai e filho, pioneiros dessa ferruginosa história familiar (aguardem detalhes), serão homenageados pela materialização de um antigo plano:
ZZ Garage

02 de janeiro é o lançamento do conceito, da pedra fundamental!

E hoje, 13 de maio, são os primeiros 07* passos oficiais: 
(* Observem, no futuro, as coincidências e extrema importância do número 7 para o projeto)

01 - União de todos os projetos em andamento; 
02 - Criação de cronograma único, incluindo a "fila de espera" - projetos futuros;
03 - Centralização da gestão e utilização da mítica garagem na Vila Laura;
04 - Celebração de alguns essenciais acordos e parcerias;
05 - Aceleração na implantação do segmento Antigomobilismo Esportivo;
06 - Planejamento estratégico para ajuda na valorização do Antigomobilismo;
07 - Divulgação ampla, incluindo a incorporação dos blogs Pit Stop Bahia e Opalas SA.

Aguardem maior detalhamento!

Nossa Senhora de Fátima


Para finalizar, 13 de maio também é festejado pelas aparições de Nossa Senhora aos 03 pastores, em Fátima - Portugal. 

Não por acaso, era episódio marcante e de muita fé para Zeuxinho e Edson Brandão, o terceiro inspirador e óbvio homenageado pelo projeto.

Z é conhecida como a letra do destino, ...


... alguns dizem ser "o que não morre" em Grego!
     


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Classic Cup - Interlagos 2014

SENSACIONAL !

Um MEGA PRESENTE de Leo Sposito para os fãs de Antigo / Automobilismo !

Esse vídeo foi realizado durante a etapa de março em Interlagos e demonstra, com intensa pitada de adrenalina, a força da Classic Cup.

A competência na captação de imagens, vigorosa edição e espetacular fundo musical - apimentado com as "notas" dos motores preparados e sinfonia dos pneus no limite da aderência - fazem justiça à categoria nacional com maior grid de largada da atualidade.

O "veloz desfile de feras históricas" - juntos e separados   (categorias diferenciadas só para efeito de resultados) - permite doses cavalares de emoção e nostalgia. 

Mavericks e Pumas dividindo curvas, Passats, Fuscas, Fiats 147, Chevettes, Unos, Porsche e até Karmann Ghia fazem a alegria dos verdadeiros apaixonados por antiguidades, história e competição. E olhem que os "velhinhos" demostram muita saúde e disposição.

Particularmente rever o Maverick Hollywood foi um prêmio, porém, conferir o parque lotado é ímpar e traz esperança de novo impulso ao automobilismo. 

Quem sabe o futuro autódromo de São Francisco do Conde - melhor notícia do ano - não acolhe um duelo desses !

IMPERDÍVEL!

Crédito: Sposito Studio
Dica: nosso amigo Raphael Soares, que já competiu na Classic - e venceu - com um incrível Passat.

Aumentem o som e aproveitem cada frame !


 

Em tempo: Raphael Soares está planejando participação na novíssima categoria Old Stock, iniciativa paulista para resgate e reativação dos heroicos Opalas de corrida dos anos 1970.



Aguardem mais detalhes sobre essa fantástica odisseia! 
     

quarta-feira, 7 de maio de 2014

"Gentlemen, start your engines!"

Orquestra!

A histórica frase, "senha" para as 500 milhas de Indianápolis,  não poderia ser mais significativa!

Para enlouquecer qualquer entusiasta, 33 carros - super esportivos, exóticos, clássicos ... irretocáveis - dão partida, numa sinfonia de arrepiar. 

Aumentem o som e aproveitem os 8, 10, 12, 16 cilindros em linha, V, W, etc, etc, etc.

Imperdível !
Crédito: Nitto Tire / Dica do amigo Tiago Songa