domingo, 31 de março de 2013

Boas notícias (01) - Fuscão 72

Fuscão 1972 - O Retorno


Há alguns anos recebi um telefonema de Edson Brandão - saudoso amigo / cunhado / irmão - que acabou tornando-se um grande presente! 

Ciente de um antiga meta - ter um fusca - ele alertou-me sobre um maravilhoso exemplar que a Cirne's Bug havia restaurado e, naquele momento, disponibilizado para venda. 


Confiante no seu preciso olhar de antigomobilista experiente, fechei negócio imediatamente, mesmo sem nunca ter visto o dito "besouro". Dupla sorte, pois além do Fuscão superar minhas expectativas, outro real interessado surgiu apenas poucos minutos depois.

Tratava-se de um Fuscão 1500, amarelo manga, fabricado em 1972 e restaurado por Jorge Cirne, que contou de uma incrível equipe de profissionais e da competente assessoria de Emerson, então presidente do Clube do Fusca da Bahia.


Era a realização - em grande estilo - de um velho sonho, iniciado com o fusquinha 1969 (branco lotus) de meu pai, inesquecível exemplar convertido em "auto-escola" e protagonista de incontáveis aventuras e histórias. 

Para completar o nostálgico cenário, cedi a titularidade para Zeuxinho, que fazia questão de associar-se ao Veteran apesar de já frequentar todos os eventos do Clube, além de encontros do CFB - Clube do Fusca e COB - Clube do Opala.


Valente e carismático, o fuscão tornou-se o mais constante parceiro nas viagens organizadas pelo Veteran, tendo marcado presença em Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Feira de Santana, Aracaju, Litoral Norte, etc.


Até que, durante o V Raid Salvador / Aracaju, aconteceu um inesperado problema ... e o Fuscão saiu de cena!


Uma revisão preventiva nas vésperas da viagem de 2011 acabou, por um inusitado defeito de fabricação, abreviando a participação do Fusca no referido Raid. 

A nova - e problemática - bomba de gasolina permitiu a passagem do combustível diretamente para o cárter, diluindo a cada quilômetro o óleo recém-trocado, que acabou sumindo totalmente até o inevitável e doloroso "ruído" da falta de lubrificação!

Após dois anos de "sumiço", até sua antiga placa de apresentação poderia ser usada como os clássicos cartazes de ...

 PROCURA-SE


Recolhido na garagem, o Fuscão iniciou um longo período de hibernação. Mas, por que tanto tempo?

Só os apaixonados por antigos entenderão!

A longa espera foi determinada por uma questão importantíssima: a quem confiar a missão de recuperar o motor original, agravado pelo fato de ser "placa preta", ou seja, certificado pela originalidade.

O stress gerado pelo dano foi, compreensivelmente, superado pelo receio de entregar o motor a aventureiros ou mecânicos despreparados, uma indiscutível possibilidade do nosso mercado. Melhor desacelerar do que lamentar.

Repetindo: boas novas!

O motor já está em uma das mãos de maior credibilidade do universo "refrigerado a ar" do antigomobilismo baiano. 


O projeto de retorno do Fuscão foi adotado por nosso grande amigo Odi, atual presidente do Clube do Fusca da Bahia e um dos maiores especialistas nos valentes motores boxer da VW.


Vale lembrar que tal especialização foi forjada nas pistas de corrida, e representadas por incontáveis vitórias nas retas de arrancadas e curvas dos barródromos. 

Toda essa experiência está consolidada na sua assinatura e consagrada marca: 


Assim começa um ansiado período de renovação - incluindo até o acompanhamento fotográfico do serviço - que devolverá o Fuscão ao nosso convívio e renovada alegria, ou seja (como diz a placa), fiel ao nome original.



Aguardem o detalhado acompanhamento.




segunda-feira, 25 de março de 2013

Encontro Mensal - Abril de 2013

06 de Abril - Sábado

Como já é de conhecimento de imensa maioria, todo primeiro sábado do mês o Parque da Cidade vira o endereço do Antigomobilismo baiano. 


A cada mês, um segmento  é escolhido para receber justa homenagem, simultâneo ao Encontro Geral.

Em abril, o destaque será para os Opalas e suas derivações mecânicas. 


Quem conferiu o Encontro de outubro de 2012 deve imaginar o sucesso que será o dia 06 de abril.


Mas por que o mês de homenagem mudou de outubro para abril ?

Foi uma opção do Veteran Bahia - no momento de configurar o calendário 2013 - visando coincidir com o mês de aniversário do COB - Clube do Opala da Bahia, que estará completando 12 anos.


No Encontro de outubro, tive a honra de ser um dos facilitadores, apoiado por uma legião de amigos, fato que pretendia repetir esse mês. 

Mas, por circunstâncias externas que me obrigam a viagens frequentes nesse período, pedi ajuda ao nosso grande amigo - e Diretor de Eventos do Veteran - Maurão, que prontamente assumiu a organização desse sábado. Aproveito para agradecer a disponibilidade e irrestrito apoio.


Assumi a tarefa de ajudar na divulgação e, caso esteja na cidade, levar a Caravan para participar desse dia tão importante para os lendários Opalas e sua legião de fãs. 

Vamos lotar o Parque da Cidade !


    Contamos com a presença de todos!



quinta-feira, 21 de março de 2013

Raid Salvador / Aracaju (02) - Os Antigos

 
Os Viajantes

O VII Raid Salvador / Aracaju - organizado pelo Veteran Car Club Bahia - contou com exemplares de vários anos, marcas e modelos, gerando um comboio para ninguém botar defeito!


Cada parada acabava virando uma belíssima e colorida exposição, além de incluir alguns vigorosos estreantes.

Confiram os 17 participantes, em ordem alfabética.


















Aguardem a próxima postagem: os amigos que pilotavam!


        

Raid Salvador / Aracaju (01) - A Viagem

 
Aracaju 2013


O Veteran Bahia, pelo sétimo ano consecutivo, realiza um dos eventos mais esperados do ano: Raid Salvador / Aracaju para Veículos Antigos. E mais uma vez o acolhimento do Estado vizinho foi exemplar e caloroso.

Antigos na Estrada


O percurso - sempre convidativo e seguro para os múltiplos veteranos - desta vez foi aperfeiçoado e diminuído, graças a nova ponte construída pouco depois do limite entre os Estados. A Ponte Gilberto Amado, recentemente inaugurada, completa a união da Linha Verde com a belíssima rota das praias de Sergipe, reduzindo a distância em cerca de 30 km e evitando a utilização da BR-101 com seu tráfego intenso e menos seguro.


Para quem não sabe, ou não lembra, essa impressionante estrutura veio substituir o limitado serviço de balsa que funcionava na região. Utilizado certa vez em anos anteriores, durante um dos Raids, provocou intenso atraso na programação pelo simples fato de não comportar todo o comboio numa única travessia.

Raid 2007

A qualidade do asfalto e o reduzido fluxo de veículos proporcionou a oportunidade de exercitar os veteranos com muita segurança e tranquilidade. Realmente uma jornada muito especial.


A segunda ponte - Joel Silveira - na chegada de Aracaju complementa o cenário, deixando as demoradas balsas apenas na recordação das viagens anteriores.


Cada parada se transformava em vistosa exposição, atraindo a atenção dos outros viajantes. O totem da entrada parecia refletir e representar todo esse astral.



Mas era apenas uma prévia do que estava para acontecer.


Aliás, quando o assunto é pontes, Sergipe está de parabéns ! A "trilogia" se completa com a belíssima ligação Aracaju / Barra dos Coqueiros, onde se situava nossa hospedagem.


O imponente e acolhedor Hotel Prestigy ganhou uma "decoração" ímpar nos estacionamentos.



O Encontro de Veículos Antigos - realizado na noite do sábado na orla de Atalaia - acolheu exemplares de várias regiões e atraiu um público realmente impressionante. 


Acreditem, existem carros atrás dessa multidão!


Na concentração para a viagem de volta ...


... a consolidação de antigas amizades ...





... e a celebração das novas, uma das maiores vantagens do antigomobilismo!


Para finalizar essa primeira postagem de uma série - aguardem as sequências - gostaria de registrar dois momentos especiais, que me trouxeram muita nostalgia e emoção. Uma foi conferir o raro Itamaraty 1967 em plena ação e bela desenvoltura.


A outra foi poder rever a SM nessas trilhas de tantas histórias e saudosas lembranças!


Breve: os carros, as pessoas, a exposição e a foto oficial!