quinta-feira, 31 de maio de 2012

Encontro de Maio (07) - Grupo Litoral Norte

    
Presença Maciça

No mais recente Encontro Mensal de Veículos Antigos - maio - além dos belíssimos exemplares, uma certa tarjeta nas placas chamou volumosa atenção: Lauro de Freitas.


Reflexo da competente mobilização dos organizadores e da extrema união do Grupo Litoral Norte, que tem contribuido muito no crescimento do Antigomobilismo em nosso estado.


Além da marcante presença nos Encontros Mensais, o Grupo já consolidou - com muito sucesso - o próprio Encontro Semanal: toda quarta-feira no Posto ESSO de Portão, em frente ao Hiper Bom Preço. Breve iremos conferir esse encontro sempre muito elogiado.

Para quem não lembra, esse é o mesmo Encontro que começou em Vilas do Atlântico, tendo mudado para um espaço mais amplo em função da grande mobilização dos Antigomobilistas da região e convidados.


Confiram algumas jóias que vieram prestigiar o Encontro Mensal, ação que tende a se repetir no Encontrão do próximo sábado - 02 de junho.










Lembrando que o Encontrão é em homenagem aos 11 Anos do Programa do Automóvel - Metrópole FM.

Não podemos ignorar que o apoio da mídia, incluindo - é claro - esse agradável programa das manhãs de sábados, tem muito contribuído para a divulgação e crescimento de nosso hobby / paixão!

Nos vemos no sábado!

  
   




terça-feira, 29 de maio de 2012

Dois Anos

   
29 de maio de 2012
Dois anos de

Para marcar a data, além de agradecer o apoio  e as visualizações de incontáveis amigos - anteriores e conquistados, peço licença para "colar" a primeira postagem, devidamente atualizada com imagens e informações que marcaram essa agradável e instigante jornada.

Antes porém, gostaria de registrar o privilégio de "ter o aniversário" numa semana especial para o Antigomobilismo, com o Encontro Semanal do Clube do Fusca da Bahia na terça (hoje), Encontro Semanal do Litoral Norte na quarta, Aniversariantes do Mês no Encontro Semanal do Veteran na quinta, mesmo dia do Encontro Semanal do Clube do Opala, Encontro Mensal do Veteran e Convidados no sábado, simultâneo com o 1º Encontrão de Moto Grupos e Clubes de Automóveis da Bahia em comemoração ao 11º aniversário do Programa do Automóvel - Metrópole FM! Ufa !!!!

E pensar que há muito pouco tempo, lutávamos para fazer UM encontro anual de amigos e apreciadores de veículos antigos, sempre na intenção de fundar pelo menos um clube. Capeto e Roldão, por exemplo, poderiam dar um belíssimo depoimento sobre esses heróicos dias, se ainda estivessem entre nós!

Hoje temos vários - e unidos - Clubes!

A "palavrinha" semanal, repetida muitas vezes no 2º parágrafo, é o símbolo maior da dimensão que o Antigomobilismo assumiu em nosso Estado, fruto da união de apaixonados e abnegados por um segmento nem sempre bem compreendido ou valorizado.  

Parabéns a todos que fizeram isso acontecer, pois o blog apenas aproveitou o vácuo gerado por esse grande movimento para se deslocar sem maior esforço, afinal, a intenção era apenas diversão e divulgação.

Sábado, 29 de Maio de 2010
Nada acontece por acaso!




O Natal de 2009 trouxe - a reboque - algumas constatações e o ano novo - de carona - importantes decisões. A Segunda Exposição Anual do Veteran Car Club do Brasil - Bahia, realizada em dezembro na Praça do Campo Grande, consolidou o imenso sucesso do ano anterior e demonstrou que o Antigomobilismo na Bahia chegou para ficar.

Já era tempo, afinal, foram muitas as tentativas anteriores (você vai conferir nas futuras postagens) e o inegável fascínio que estas máquinas maravilhosas exercem em incontáveis admiradores e entusiastas. A imagem postada acima, captada em baixa velocidade, demonstra o imenso movimento de pessoas e a beleza da iluminação natalina, como a comemorar essa indiscutível realidade.

Para tudo há um tempo certo!

As três decisões, ou planos, em função desta nova realidade, encontraram ambiente propício para "saírem da gaveta". A primeira, de cunho profissional, permitiu-me investir um pouco mais em qualidade de vida, criando condições para as outras duas.


A segunda, ainda em gestação (futuras postagens*, espero), pretende ampliar a abrangência desta "mania incurável", priorizando uma nova e relegada vertente, aproveitando que o antigomobilismo baiano já está consagrado.


*Ainda essa semana, novidades!

Já a terceira é a construção deste blog!

Uma curiosa ferramenta de comunicação que, suponho, ajudará na agradável tarefa de receber e compartilhar experiências, histórias, estórias (rsrsrs), dicas, técnicas e, principalmente, tentar ajudar na propagação do incrível - e benéfico - "vírus da ferrugem", para contaminar cada vez mais pessoas (haja pretensão - rsrsrs)!


Uma equipe afinada no Pit Stop

Os planos são pretensiosos? Sem dúvida!

Mas a crença no sucesso vem da confiança depositada nos futuros parceiros, vocês, que convido agora para fazerem parte desta imensa equipe de amigos e fanáticos por máquinas, combustíveis e centelhas.


Como funcionará este trabalho em equipe?

Resposta em quatro palavrinhas: autorizar, contribuir, acessar e interagir! Para isso, peço autorização para compartilhar os interessantíssimos conteúdos do nosso grupo de e-mails e de conversas nos encontros e exposições, democratizando ainda mais as importantes informações resultantes.

Peço, ainda, ajuda no envio de imagens, sugestões, dicas e conteúdos inéditos, que acrescentarão inestimável valor à ferramenta. É importante também fazerem sempre um rápido Pit Stop para a conferência das novas postagens (tentarei atualizar com freqüência, prometo).

E, por último, interação frequente, através do link para comentários que dará o feedback necessário para correção e/ou contínuo aperfeiçoamento da ferramenta.
Ferrugem nas veias não observa limites!

O foco do blog é a paixão por máquinas e motores, independente do tipo, ano, valor ou marca. Este novo espaço abrange carros antigos, contemporâneos, hot rods, esportivos, off-roads, réplicas, miniaturas, de competição, cinematográficos, motos etc.

Realmente não há barreiras!

Todos estão convidados: Veteran, Autorama, Clube do Fusca, do Opala, do Jeep ... todos, sem exceção.

Conto com vocês!


A Memória do Automóvel na Bahia, antes relegada,
agradece a essas ...

Homenagem a Dr. Jonas - Cachoeira 2005

Encontro Nordeste de Veículos Antigos - Campo Grande 2008
O carro mais antigo do Brasil - Lanat

Compartilhamento do acervo de Maurício Castro Lima

Etapa do Nacional de Rally

Puma de Campêlo

... e outras iniciativas!

Valeu Amigos!
     
  
   

sábado, 26 de maio de 2012

Encontro Mensal Especial - 02 de junho

  
Mudança Provisória de Local

O Veteran Bahia comunica que o próximo Encontro Mensal de Veículos Antigos, dia 02 - primeiro sábado do mês de junho, acontecerá extraordinariamente em outro local e horário.


Será no Estacionamento do Aeroclube e fará parte da comemoração dos 11 Anos do Programa do Automóvel da Rádio Metrópole FM, que inclusive fará inserções ao vivo.


Na verdade será o reencontro com o local que já acolheu muitas reuniões do Veteran, como esse de 2005 que ajuda a ilustrar a postagem.


Os Clubes que sempre prestigiam o Encontro Veteran & Convidados também já confirmaram presença e prometem lotar os espaços reservados para o antigomobilismo.


A Diretoria do Clube do Fusca da Bahia já liberou forte divulgação, e pretende bater o recorde de participação.


O Clube do Opala da Bahia também tomou essa iniciativa, estimulando a agradável união de jóias e famílias.


O VetBike e o Clube da Harley Davidson também estarão abrilhantando esse dia especial para o antigomobilismo baiano.

Confiram o convite...


... e a programação!


Mas os fãs do Parque da Cidade não precisam "chorar" pois, em julho, estaremos de volta ao local já consagrado pelo crescente sucesso dos Encontros Mensais.


  

   
    




sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Senna" de Rally (01)

    
"A Face do Gênio"

Esse mês completamos, infelizmente, 18 anos sem o incomparável Ayrton Senna.


Seria redundante, portanto denecessário, mencionar suas incríveis façanhas nos monopostos que caracterizaram sua vitoriosa carreira de piloto. Como ídolo mundial, as inúmeras mídias se encarregaram de exibir, exaustivamente, aquelas passagens inesquecíveis que nos faziam acordar cedo, com muito prazer, nas manhãs de domingo.


Acabei lembrando de um excelente livro, que conferi pouco antes daquele terrível dia em Ímola, do escritor inglês Christopher Hilton:  A Face do Gênio. 

Hilton descreve uma pequena passagem, apenas duas páginas, que é relativamente pouco conhecida, porisso, gostaria de compartilhar com vocês.

Lembrando Senna - "Piloto de Rally"

No segundo semestre de 1986, a revista Cars e Cars Conversions propôs uma matéria muito original: ver como Senna - piloto em evidência já correndo na Fórmula 1 pela equipe Lotus - se sairia experimentando vários carros de rally.


Convite aceito, Senna - descrito na capa da revista como o mais rápido piloto de GP do mundo (observem que ele ainda estava em sua terceira temporada de F1) - foi ao País de Gales, para uma "pista de rally fora de uso, com cascalho, curvas, morros, etc". (descrição da revista).


Cinco "feras" do Mundial de Rally - de diversas categorias - foram disponibilizadas para o teste, todos em plena atividade, alguns às vésperas de importantes competições.

Os bólidos foram, na sequência da foto: 1 - VW Golf GTi; 2 - Ford Scort 4WD com mecânica V6 Cosworth; 3 - Vauxhall Nova Sport; 4 - MG Metro 4WD; 5 - Ford Sierra RS Cosworth.

Modelo em escala

O Sierra Turbo, com "apenas" 300 hp, era o tesouro de Phil Collins - não é o cantor - e participaria da final de um importante torneio logo na semana seguinte. A primeira curva foi desastrosa - para uns arbustos do acostamento - pois as reações do cascalho são totalmente diferentes do asfalto. Senna só erraria essa vez.

Senna andou muito rápido com todos eles, se adaptando rapidamente às caracterìsticas de cada modelo, incluindo a tração nas 4 rodas do Escort e do MG Metro, que o surpreendeu pela extrema estabilidade.


Phil Collins declarou que ele "estava visivelmente se divertindo, atacando as curvas de lado".

Vale lembrar que o desafio da adaptação era quádruplo: 1 - carro "convencional" para quem só competia com karts e monopostos; 2 - direção do lado direito; 3 - trilhas de cascalho contrapondo o costumeiro asfalto; 4 e mais importante - câmbio na mão esquerda. Explico: Senna, canhoto, sempre gostou de cambiar com a mão direita e deixar a mão principal no volante, alegando que ganhava tempo precioso com esse pequeno detalhe (ver terceira foto).


O relaxamento de Collins - preocupado com a final da Sierra Challenge - acabou quando Senna pediu para dar mais uma volta no RS, o mais brutal dos exemplares.

Collins demorou de responder, mas, a autorização foi coroada por uma exibição soberba: "Senna foi brilhante. Estava freando com o pé esquerdo, dando potência no lugar certo, mandando ver, e eu me senti totalmente seguro. E aquele Sierra não era um carro fácil de se conseguir o máximo, com uma ampla faixa de potência, retardo do turbo ... Esse garoto é demais, não há nada a acrescentar."

O autor da idéia - Russel Bulgin - também se manifestou: "A última tentativa de Senna no Cosworth é maravilhosa, Ele toma a última curva para a esquerda em três golpes de direção, botando o carro em cima do barro amontoado na beirada da pista para acertar a saísa. O som do motor não oscila, as mãos surrando o volante. Ele parece um corajoso piloto de rally".

Precisa dizer mais alguma coisa?

Precisa: preocupados com a falta de verba da revista, Bulgin perguntou cauteloso quanto o destacado piloto queria pelo trabalho.

Resposta:

 "Não quero nada. Vim aqui para aprender!"
   
Pesquisa:
A Face do Gênio de Christopher Hilton (1991)
Fotos:
Cars e Cars Conversions
Internet

























"Arraiá" do Veteran & Convidados

   
Brilho no Recôncavo

Os amigos de Santo Antônio de Jesus preparam mais um Grande Encontro do Recôncavo para Veículos Antigos.


O evento anual do Veteran Bahia, organizado com muito carinho pela Diretoria Regional do Recôncavo, é sempre ansiosamente aguardado por todos que curtem o Antigomobilismo, principalmente pela alto astral temperado com ingredientes juninos.


O "Arraiá do Veteran & Convidados" será montado na  antiga Praça Rio Branco, hoje Praça Renato Machado, no centro da sempre hospitaleira cidade. A hospedagem reservada pelos organizadores - Hotel Pousada Vila das Palmeiras - fica bem em frente da praça, facilitando toda a logística dos "Antigoviajantes".


Lembrem-se que as reservas são limitadas, portanto, não percam tempo e garantam suas vagas. Mas não se preocupem, pois há outras opções de hospedagem, claro que sem uma localização tão privilegiada.


Vamos fazer a festa!

Na próxima postagem, algumas imagens dos inesquecíveis Encontros de anos anteriores.
  
   

terça-feira, 22 de maio de 2012

Encontro de Maio (06) - Os Opalas

     
Jóias no Parque

O COB - Clube do Opala da Bahia e admiradores do histórico modelo também fizeram volumosa presença no Encontro do início do mês.


Independente do ângulo de observação, os exemplares fizeram bonito na exposição, atraindo e encantando muita gente.


Correndo o risco de ser repetitivo, vale ressaltar a agradável variedade de cores.

Ponto para os antigos!







Com essa impressionante participação, fico imaginando como será o Encontro de outubro, quando os valorosos Opalas serão os homenageados do mês!

   
Aproveito para lembrar que os Encontros Semanais do COB são no estacionamento L1 roxo do Shopping Salavador, toda quinta-feira, a partir das 20h.