terça-feira, 31 de maio de 2011

Puma Gt 4R - senha 01 / 200 / 05

   
Números - 01 / 200 / 05

Não, o blog não é sobre numerologia!

Esses números representam alguns fatos relevantes, que gostaria de dividir com vocês.

Ano 1

O Pit Stop Bahia faz um ano de "existência".

Observem que não menciono "comemora", visto alguns acontecimentos recentes, mas, é uma data que não pode passar em branco. Parece que foi anteontem - 29 de maio - que arrisquei a primeira postagem: http://pitstopbahia.blogspot.com/2010/05/natalicia-realidade.html .

Muito quilometragem após aquele conceito inicial, vejo que todas as intenções continuam vigentes.

Aproveito para substituir números por gráficos - estatísticas curiosas, para agradecer o apoio e a contribuição de todos.

Primeiro a visão geral nos meses: 


Observem que maio e junho estão zerados, por serem anteriores ao lançamento dessa útil ferramenta de acompanhamento.

Destaque para o número de visualizações até domingo (29) - 6.253 páginas num único mês - graças a vocês. Valeu !

Muito além das 1.000 páginas de julho, primeiro mês contabilizado.

Gostaria de ressaltar também os números entre agosto e novembro, admiráveis por coincidir com o período de total "estagnação" do blog e motivadores por gerarem a "reação" - http://pitstopbahia.blogspot.com/2010/12/ferrugem-nas-veias-ii-o-retorno.html .

A segunda motivação foi o alcance, e o feedback, dessa fantástica ferramenta, que permite a interação com todo o planeta. Observem a segunda estatística, com os 10 países mais interativos:

Público


Incrível imaginar que "conversamos" com entusiastas dos Emirados Árabes (não está no top 10) e muitos outros países.

200 Postagens

Apesar dos 4 meses de "branco total", é uma marca significativa. Para evitar novos bloqueios, reafirmo o compromisso de seguir num ritmo natural, dentro das possibilidades disponíveis.

Aqui está a lista das 10 postagens mais visualizadas:


Observem alguns dados curiosos:

01 - O Puma de Campêlo continua soberano, ocupando o primeiro lugar com o Rastro de Onça e o quinto com a Restauração / Pintura;

02 - A Pole Position está sendo ameaçada pelo combativo, e inesquecível, General Lee;

03 - Ulisses Britto - mestre dos Hots - ocupa duas posições, sendo o quarto com o Miura e o nono com o retorno do White;

04 - O Raid  do Veteran para Aracaju (2011) ocupa a sétima e oitava posição, com a foto oficial e resumo da viagem;

05 - A nota mais triste de todas demonstra a interatividade da ferramenta, sendo recordista absoluta de comentários (32).

Um dos desafios é definir a prioridade de cada assunto pendente, adaptando ao pouco tempo disponível na correria do dia a dia.

Claro que há também "cartas na manga", esperando momentos especiais, como esse!

Enfim, vamos ao que interessa ... o terceiro número!

05 Carros

Os últimos dígitos da "senha" representam a produção total de um dos mais exclusivos - e incríveis - carros da indústria nacional: o Puma GT 4R.


Baseado em depoimentos baianos, inestimáveis informações do Blog Puma Classic de nosso amigo Felipe Nicoliello e no texto on-line da Revista Quatro Rodas, acomodem-se nos bancos de couro, apertem o cinto de três pontos (1969) e preparem-se para a viagem do ano!


Num dos mais incríveis exemplos de Marketing Promocional da história, a Revista 4 Rodas resolveu sortear, em 1969, três carros para seus fiéis e felizardos leitores!

Não um carro qualquer ... e sim uma "fera" única !

Assim começa a saga GT 4R (4Rodas).

Se o conceito era fabricação exclusiva, a lembrança natural na época foi um time de "onças": Puma, Rino Malzoni, Anísio Campos, Milton Mastequin e Jorge Letty.

Uma saga de inúmeros capítulos, onde os leitores puderam acompanhar - durante todo o primeiro semestre - os passos da "materialização", dos esboços de Anísio aos testes dinâmicos, passando pela construção do protótipo.

Em julho a revista já trazia os primeiros cupons do sorteio, enquanto mostrava a evolução do design e opções mecânicas: chassi de KG e motor 1.600 com dupla carburação Solex 32/34 e comando P2. A idéia do motor 1.800 foi abandonada em função da pouca confiabilidade na época.

Em setembro terminam os testes, com 15.000Km rodados em apenas duas semanas.

O primeiro GT 4R sorteado - esse cobre metálico - saiu para um mecânico de Rondonópolis - MT, que comprou "fiado" 18 cervejas para a comemoração.


O interior, todo em couro, segue a receita Puma, com braços e pernas esticados. O câmbio é do Fusca e o diferencial, mais curto, veio da Kombi.


Os bancos traseiros, apertados, só servem para crianças ou porta-objetos. Os 94.000 Km do velocímetro são originais (na época da matéria).


Realmente um marco mundial na história dos automóveis, um feito jamais igualado!

A grande pergunta: 3, 4 ou 5?

Os mais atentos poderiam questionar: não foram três os sorteados?

Correto! Mas ...

... um quarto modelo foi construído, visando uma exposição permanente na fábrica !

Porém, uma jovem senhora - inconformada com o resultado do concurso - fez plantão diário de insistência e admiração na Puma. Meses depois, auxiliada pela crise cambial, venceu o embate e comprou o exemplar.

Imaginem o preço !

E o quinto?

O número mágico é virtual e não reconhecido - oficialmente - pela fábrica.

A razão de tanto segredo na encomenda foi simplesmente o objetivo: presente de um ricaço - sem dúvida - para sua jovem amante.

Claro que o possível contrato - de exclusividade - com a 4Rodas deve ter influenciado para as sete chaves!

Preparados para a segunda viagem?

Uma viagem no tempo.

Além desse exemplar, há o registro de um outro em Curitiba!

Só?

Só, até um conhecido antigomobilista da Bahia, Lício Caldas, tentar comprar um par de tênis em Itapuã - Salvador.

Andando com esse objetivo, ele cortou caminho por uma pequena rua paralela à Av. Dorival Caymmi, até encontrar uma bela, exótica e desconhecida carroceria jogada num matagal.


Apesar de não identificada, deu a pista do proprietário, logo localizado.


Na "dura" negociação, uma proposta irrecusável: os R$ 100,00 que pagariam o tênis ! Rs,rs,rs


Na identificação, a surpresa: tratava-se do terceiro exemplar do GT 4Rodas!


Foi vendida para outro antigomobilista da cidade, que prefere manter o anonimato. Aproveitem os detalhes ... do carro!








Mais uma jóia resgatada, ou será uma onça encontrada, na verde e instigante região do aeroporto!


Fotos e depoimento do GT 4R Baiano: Lício Caldas
Fotos do GT 4R Cobre: Site 4Rodas
Informações: Puma Classic e 4 Rodas         
      














segunda-feira, 30 de maio de 2011

Encontro Mensal Veteran & Convidados - Junho

     
Parque da Cidade

Sábado tem mais um Encontro Mensal de Veículos Antigos, organizado pelo Veteran Bahia e prestigiado por vários clubes da cidade.


É imperdível !

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Top Drift do cinema ! - Candidato 03



Candidato (03) - General Lee

Depois de um Juiz (Doc Hudson Hornet) e de um Rei (DK no Nissan 350Z), chega a vez de um Militar Rebelde!


O clip do General Lee - versão do cinema - é uma coletânea de derrapagens e saltos, verdadeiro tributo ao Nascar (01) disfarçado.

Porém, a tomada válida para o concurso é o "drift infinito" - locado numa rotatória - na sequência da fuga de Atlanta.


Uma entrevista com o dublê (futura postagem) esclarece a incrível manobra, que nega a necessidade de montagem com várias filmagens diferentes. Segundo ele, com uma circunferência perfeita (rotatória) e um motor potente e torcudo, basta controlar a derrapagem e a aceleração para escorregar indefinidamente.

Duas curiosidades:

01 - uma das câmaras foi instalada no alto, ao lado da estátua do general, que domina o centro da praça;

02 - o salto final da sequência é de alto risco para o dublê. Apesar do General pular sozinho - tracionado por cabos de aço e ar comprimido - ele cai a centímetros do Golf com bicicletas no fundo, que conduz uma das câmaras, ou seja, é necessário um sincronismo perfeito para não acabar com o "motorista" do pacato veículo.

Após os saltos, os pobres Chargers (foram dois só para essa sequência) perdem a direção e arrebentam-se contra o guard rail. A câmara do Golf foi usada na edição final.


As "urnas" estão abertas!

Participem, escolham, mandem seus comentários!

Ajudem a escolher a cena inesquecível!

Concorram à caneca do Blog.   

  Boa Sorte! 

Daisy Duke (Jessica Simpson)


O Top Drift do cinema ! - Candidato 02



Candidato (02) DK - Drift King

O primeiro vocês já conhecem: Doc Hudson Hornet.

O segundo candidato é o antipático DK, da franquia Velozes e Furiosos, no terceiro filme - Drift em Tóquio.


O clip apresenta uma coletânea das fantásticas manobras nas garagens, montanhas e ruas de Tóquio.

Porém, o drift concorrente é a sequência da "rampa caracol", obra-prima do fantástico Nissan 350Z.

   
Vale ressaltar que a maioria das tomadas são autênticas, exceto as das ruas nipônicas.

Duas curiosidades:
   
01 - as corridas externas foram filmadas em Los Angeles, e as fachadas dos prédios foram adicionadas digitalmente para reproduzir a movimentada capital japonesa;


02 - o autor das façanhas do protagonista (dublê) é ninguém menos que o verdadeiro Drift King - Keiichi Tsuchiya, famoso piloto japonês e um dos precursores do esporte. Ele faz uma ponta no filme, como o pescador (de azul) que observa os desastrados treinos do futuro "drifter". Lembram?
   

Aguardem o terceiro candidato para o início da votação!
          

O Top Drift do cinema ! - Candidato 01



Drifting

Para tentar alegrar um pouco o espaço, proponho uma pequena votação, para eleger o drift mais bonito da história do cinema!

Teremos três candidatos, em postagens consecutivas, escolhidos "democraticamente" pelo meu gosto pessoal. Quem tiver outras sugestões, envie o link para futuras votações.

Os votos, via comentários, devem ser efetivados após publicação da terceira postagem.

Os eleitores do "piloto" vencedor concorrerão ao sorteio de uma caneca do Pit Stop Bahia.

As "urnas" estarão abertas até o dia 10 de junho - véspera do 5º Encontro de Veículos Antigos do Recôncavo - e o resultado / sorteio será lá em Santo Antônio de Jesus.

Candidato 01 - Doc Hudson Hornet


Juiz da pequena cidade de Radiator Springs, Doc Hudson relembra seus grandes momentos de Nascar (1950) numa volta voadora, permeado por um sensacional drift no cascalho.

Prestem atenção - se conseguirem - na trilha sonora, no trabalho da suspensão (real) no "salto triplo" e, principalmente, no encher "progressivo" dos seis canecos em linha.

É de arrepiar !!!!!

Vale lembrar também da curva inclinada - típica dos grandes autódromos da época - que rebaixa os bólidos no limite. Impagável a cena de Doc "conferindo os tênis" de corrida.

Como curiosidade, o fato de Doc Hudson ter sido dublado pelo inesquecível Paul Newman!

Quem quiser conferir - novamente é claro - o filme todo, falar com Ulisses antes que o DVD fure por excesso de uso! Rs,rs,rs.


Calma Doc, aguarde o próximo candidato!
           

domingo, 22 de maio de 2011

Kart + Veteran = Jefferson

   
Uma bela homenagem!

O estacionamento do Kartódromo Ayrton Senna, Lauro de Freitas, ganhou novas cores nessa manhã de domingo.


Na desafiadora - e ameaçada - pista, a ABK (Associação Bahiana de Karts) e a FAB (Federação de Automobilismo da Bahia) organizaram um disputado torneio em homenagem a Jefferson Andrade, piloto e antigomobilista que nos deixou na semana passada.


Na abertura, por alguns minutos, o ronco dos motores foi substituído por muita emoção, orações e belas palavras, numa justa homenagem ao talentoso piloto, marido exemplar, pai extremado, amigo de todos, ídolo de muitos.

Selma Morais - presidente da FAB

O Veteran Bahia, clube de antigomobilismo que tinha Jefferson como sócio, marcou presença e pode comprovar o carinho e admiração de todos os presentes, angariados pelo carismático piloto.


Uma camiseta com a foto de Jefferson era orgulhosamente utilizada pela maioria dos presentes, reforçando uma sensação coletiva: a forte presença!

Caio e Laila (centro e dir), filhos

A mídia esteve presente, registrando cada detalhe, colhendo depoimentos, captando emoções!

Jorge Cirne, ex-presidente do Veteran Bahia

Três baterias foram intensamente disputadas, com ultrapassagens de arrepiar!


Acompanhadas de perto por um batalhão de "Veteranos" entusiastas!

Edson Brandão (esq), presidente do Veteran Bahia

Galende (Centro) representando a CBA





Mineirinho (esq) representando o Clube do Fusca da Bahia

Walter (centro) vice-presidente do Veteran Bahia


A categoria cadete teve um resultado especial, iluminado pelo tímido sorriso de um novo talento: Bubu.


Jefferson teria aplaudido de pé!

Teria ???!!!
     
          
      

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tristeza !

   
Dizer o que numa hora como essa?