quinta-feira, 31 de março de 2011

Um sobrevivente !

        
O carro mais antigo do Brasil
   
O Clement Panhard (1900) da família Lanat foi o quinto carro a rodar em terras brasileiras, tendo chegado da França em fevereiro de 1901.

Passeio inaugural no bairro do Garcia

Os outros quatro pioneiros não resistiram à passagem do tempo e o Panhard tornou-se o mais antigo do país, um verdadeiro sobrevivente.

Já conhecia a saga dos dois primeiros, curiosamente conduzidos por personalidades históricas, incluindo o interessante caso do primeiro acidente automobilístico do país. Resolvi pesquisar os outros dois.

O primeiro foi um Peugeot. Chegou em Santos em 1893, trazido da França por Alberto Santos Dumont, inventor do relógio de pulso e de um outro brinquedinho de alcance mundial (rs,rs,rs) - apesar da negação dos americanos!  

O mais incrível é que esse carro não findou no Brasil, sendo "exportado" novamente para a França quando o inventor foi morar definitivamente em Paris.

O segundo foi  trazido da França em 1897 pelo conhecido abolicionista José do Patrocínio. Esse exemplar foi logo destruído - inaugurando as estatísticas de acidentes automobilísticos - pelo poeta Olavo Bilac, amigo e "aluno" de "pilotagem". A aventura terminou numa árvore no Alto da Boa Vista. 

Sobre o mesmo assunto, Ruy Castro descreve o acidente em seu livro “Bilac vê as estrelas”, um romance que mescla fatos reais com ficção. (Bilac vê as estrelas, Companhia das Letras, 2000, páginas 14 e 15):

“ Era o primeiro automóvel do Rio – um Peugeot preto que saltava os traques mais explosivos e constrangedores. Desembaraçado no Cais do Porto, Patrocínio girou a manivela e entrou nele, de quepe e guarda-pó, sob os aplausos da multidão...

(...) Dias depois convidou Olavo Bilac para dar uma volta. E este, peralta como ele só, também quis dirigir a geringonça.

O próprio Patrocínio mal sabia fazer o carro andar em linha reta, mas achava-se com ciência para instruir Bilac. Os dois passaram por cima um do outro no assento e trocaram de lugar. Patrocínio mostrou-lhe como dar a partida e Bilac, sem controle dos pés e das mãos, pisou na tábua até o fundo, com o ímpeto de quem esmaga uma lacraia. O carro soltou dois ou três puns ribombantes, disparou em ziquezaque pela até então pacata ruela suburbana e, cem metros depois, achatou-se contra a única arvore à vista. Nenhum dos dois se machucou. Só o carro levou a breca”.

O terceiro chegou também em 1897, foi  importado pela fábrica Moinho de Ouro de Álvaro Fernandes da Costa Braga, era a vapor e foi o primeiro dedicado ao trabalho, o que reduziu sua vida útil.

O quarto foi um Peugeot importado em 1898 pela família Tobias de Aguiar, descendentes do fundador da Polícia Militar paulista. Não descobri registro sobre o fim do exemplar.

Ironicamente a baixa potência foi um dos fatores de sobrevivência do Panhard dos Lanat, pois o único cilindro mostrou-se insuficiente para as ladeiras de Salvador. O industrial José Henrique Lanat logo importou um modelo maior e mais potente, quardando o Panhard com todo o carinho na oficina da família.

O resto da história vocês já conhecem!
       

quarta-feira, 30 de março de 2011

TUDO PARA SEU AUTOMÓVEL

   
Salvador ganha um Hot Site

Com a iniciativa de Heraldo Gavazza, amigo e sócio do Veteran Bahia, Salvador ganha - de aniversário -  um site especializado em automóveis.


O conceito pode ser conferido no texto de apresentação:

"Além do futebol, outra grande paixão da grande maioria dos brasileiros são os automóveis. Nada melhor do que a oportunidade de poder contar com informações interessantes, que possam ajudar os proprietários a utilizarem seus carros da maneira mais adequada. Cuidados com a manutenção, dicas sobre novos produtos, notícias sobre compra e venda, dentre outras possibilidades, podem ser encontradas aqui no Tudo para o Seu Automóvel."


Home page

Fui convidado a assumir uma coluna semanal sobre antigomobilismo, um grande desafio e responsabilidade. Como já mencionei, não é minha área de atuação - e sim uma grande paixão, porisso espero poder corresponder a confiança e torço para que o tempo livre permita!

Confiram a primeira postagem : 


O antigomobilismo na Bahia tem experimentado um indiscutível crescimento, e iniciativas como essas só ajudam!

Valeu Heraldo pela criação e pelo convite. Parabéns para toda a equipe!

Sucesso parceiros!

    



Encontro Mensal Veteran & Convidados - Abril

  
Sábado tem Parque da Cidade

O Veteran Bahia organiza, todo primeiro sábado do mês, um grande encontro de Veículos Antigos, no estacionamento do Parque da Cidade - Pituba, a partir das 14h.


Lembrem-se: é para sócios Veteran, antigomobilistas de todos os clubes, admiradores e visitantes ocasionais!

Um programa imperdível para toda a família!
       

Aniversário de Salvador

     
462 Anos

Salvador tem uma inquestionável vocação para o pioneirismo !

Com o antigomobilismo não poderia ser diferente. A primeira cidade / capital do país é a ambientação perfeita para o carro mais antigo do Brasil - o Clément Panhard da família Lanat - que enriquece o acervo do Museu da Santa Casa de Misericórdia.

Em homenagem à aniversariante, uma foto do desfile do IV Centenário - 29 de março de 1949 - com o incrível Panhard conduzido pelos netos de José Henrique Lanat, patriarca, importador e autor da idéia de que o carro jamais deixasse a Bahia.


Paulo e Regina Lanat (netos), com roupas da época de fabricação do Panhard - provavelmente 1900 - param rapidamente ao lado do Engenheiro Henrique Lanat (filho), responsável pela 1ª restauração do veículo.

Incrível imaginar que o quinto carro a chegar no Brasil - fevereiro de 1901 - já tinha 48 anos.

Mais incrível ainda foi presenciar um neto (Gustavo) e uma bisneta (Luiza) repetirem o gesto, e o vestuário, na cerimônia de doação ao Museu da Santa Casa, em dezembro de 2007.


Como os quatro carros que chegaram primeiro não resistiram ao tempo, o Panhard - com seus 110 anos de Salvador - tornou-se o carro mais antigo do Brasil.

Mais a vocação da aniversariante para o pioneirismo continua!

Salvador também acolhe o Fusca mais antigo do Brasil - um incrível e original 1949 - que contraria até a importação oficial da VW (futura postagem)!


Será coincidência o ano do fusca (1949) ser o mesmo do IV Centenário e do histórico desfile do Panhard ?

Parabéns Salvador!

Fotos: 1949 - Acervo da família Lanat;
           2007 - Carlos Eduardo Seixas;
   2009 - Sérgio Figueiredo.




quarta-feira, 23 de março de 2011

Raid Salvador / Aracaju (04) - As Pessoas

    
Amigos

"Velhos" ou "novos", uma turma de "se tirar o chapéu"!























Valeu!

    

terça-feira, 22 de março de 2011

Raid Salvador / Aracaju (03) - A Viagem

    
Linha Verde

Uma estrada tranquila e inspiradora.


Enquanto "chofer", contei com a ajuda de Dani para o registro dos valentes companheiros de viagem.


A já tradicional pausa - repousante e gastronômica - em Massarandupió.


A incrível estrutura de apoio do Veteran Bahia, com o inestimável apoio da Cirne's Collection, que foi imprescindível no longo percurso. O Impala viajou de "carona" até que a plataforma fosse solicitada.


O que não demorou de acontecer, perto da divisa Ba / Se.
De "chofer" a carona em menos de 200 km! (Aguardem detalhes)


Mas cada "parada não programada" era marcada por muito companheirismo, ...


descontração, paciência, apoio técnico e ...


até cobertura cinematográfica.


Na chegada a Aracaju, o contraste da impressionante ponte com as charmosas balsas, aposentadoria forçada das antigas companheiras de viagens.


A "Base Veteran" foi, mais uma vez, no Hotel Parque dos Coqueiros. Uma excelente localização - Atalaia - com um amplo e seguro estacionamento.


O encontro informal na piscina - movido a tangerina - serviu para descansar, descontrair e ampliar os laços da família Veteran.


O Encontro Oficial na Orla de Atalaia impressionou pelo quantidade e qualidade de veículos expostos, ...


assim como pelo grande número de interessados visitantes!


O retorno foi especialmente tranquilo.


Devidamente abastecido por pastéis gigantes em ...


Massarandupió, que significa - em tupi / guarani -
cada ano sai melhor!
(brincadeira galera)
     

sexta-feira, 18 de março de 2011

Clube do Opala (03) - Novo local

         
As Pedras Preciosas


O Mapa da Mina


As Coordenadas


Os Mineradores


O Convite

No próximo sábado - 19/03/11 - o CLUBE DO OPALA DA BAHIA estará inaugurando o NOVO POINT DOS OPALEIROS, um lugar com infraestrutura excelente para os participantes, muitas vagas, tranquilidade, com parque para crianças e locais para lanches e refeições.

É a nova PRAÇA DA PITUBA (final de linha).

Esperamos todos a partir das 15h. Estão convidados os Opaleiros, Fuketeiros, Chevetteiros, Whitezeiros, Mavekeiros, Dodgeiros e todos os "eiros" doidos por carros antigos.


Um abraço,

Adriano Freitas
Presidente do COB


Valeu Adriano!

Parabéns Opaleiros, pela iniciativa e pelo novo endereço!